Sistema de Gestão

Sistema de Gestão

O Sistema de Gestão do IPVC (SG-IPVC) tem como finalidade promover a Política de Gestão, em todas as vertentes da missão institucional e para isso procura:

  • Estar completamente integrado e articulado com os mecanismos de governação e portanto com o Plano Estratégico do IPVC;
  • Gerar informação adequada e assegurar a respetiva análise e disseminação pelos diversos níveis de responsabilidade e gestão;
  • Dispor de procedimentos para a tomada de medidas para a melhoria institucional;
  • Estar baseado em procedimentos que garantam a qualidade da Formação (ensino aprendizagem) e dos processos de apoio, dispondo de mecanismo de acompanhamento e monitorização dos ciclos de estudos;
  • Ser motivador para todo os colaboradores e estudantes, promovendo o envolvimento da comunidade académica e parceiros externos;
  • Ser avaliado internamente e desenvolvido de acordo com as necessidades.

O âmbito, a estrutura organizacional e os processos do SG-IPVC são apresentados no Manual de Gestão do IPVC.

Qualidade e Responsabilidade Social

Desde março de 2009, que o IPVC tem o seu SG com certificação reconhecida internacionalmente de acordo com a Norma ISO 9001, para a Gestão da Qualidade, por parte da SGS-ICS, organismo líder mundial em serviços de certificação.

Em abril de 2016, é aprovada a extensão do âmbito do SG-IPVC com certificação ISO 9001, para a Gestão da Qualidade, a todo o ensino superior ministrado pelo IPVC (CTESP, licenciaturas e mestrados) e outros apoios sociais (cultura, desporto, saúde, promoção do emprego e bus académico), para além dos serviço sociais (alimentação, alojamento e bolsas) e elaboração de estudos e projetos, já certificados desde 2008. Em 2018 é renovado o certificado, para a Gestão da Qualidade, e efetuada transição para nova versão da ISO 9001:2015.

Em 2019, o IPVC iniciou o processo de integração da Responsabilidade Social no Sistema de Gestão, tendo obtido a certificação em julho de 2020, tornando-se a primeira Instituição de Ensino Superior em Portugal a ter esta dupla certificação de “Qualidade e Responsabilidade Social” (ISO 9001:2015 e NP 4469:2019).

EFQM

Em 2019, o IPVC iniciou a adoção do Modelo EFQM, tendo obtido, em 14 de julho 2020, o reconhecimento EFQM Committed to Excellence (C2E) 2 Estrelas, da European Foundation for Quality Management (EFQM), tornando-se o 1º Instituto Politécnico a obter este reconhecimento e a Instituição de Ensino Superior em Portugal que, atualmente, apresenta o nível mais elevado no Esquema de Reconhecimento da EFQM em vigor à data.

Avaliação A3ES

Em janeiro de 2013, a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior [A3ES] certifica o SG-IPVC por um período de seis anos, tendo sido o primeiro Politécnico, a nível nacional, a possuir “esse reconhecimento” pela A3ES. Em 2020, o IPVC viu renovada a certificação do seu ASIGQ pelo período de um ano.

Contactos

Gabinete de Avaliação e Qualidade
e-mail: qualidade@ipvc.pt

Atualizado em 04/01/2021