Skip to main content
  • Português
  • English
(Português) Escola Superior de Desporto e Lazer

(Português) Escola Superior de Desporto e Lazer

(Português)

A Escola Superior de Desporto e Lazer é uma das seis Escolas Superiores do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESDL-IPVC]. Foi criada pelo Conselho Geral do IPVC a 3 de maio de 2011, ao abrigo do disposto no artigo 59º da Lei n.º 62/2007, de 10 de setembro (Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior), sendo a autorização para funcionamento dada a 11 de maio de 2011 por Despacho do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

As instalações da ESDL foram inauguradas a 15 de maio de 2013 e situam-se no Complexo Desportivo e de Lazer Monte Prado (de que faz parte integrante o Centro de Estágios de Melgaço).

Para além das 9 salas de aulas, 4 auditórios, biblioteca, 3 laboratórios (Fitness, Outdoor, e Avaliação do Movimento), refeitório, bar, e espaços de estudo e confraternização para estudantes, a ESDL utiliza todo o espaço envolvente do Complexo Desportivo (campo relvado natural, campo relvado sintético, pista de atletismo, pavilhão gimnodesportivo, piscina coberta, piscina descoberta, campos de ténis, 2 salas de musculação, sala de luta, sala de ginástica e fitness, parede de escalada e centro hípico). Nas suas aulas, a ESDL recorre ainda ao maior ginásio do mundo – a natureza – usando o mar (surf), os rios (canoagem, rafting, e canyoning) e a montanha (orientação, escalada, etc). Para a prática do golf, a ESDL possui protocolo com o campo de golf de Ponte de Lima.

Os alunos da ESDL têm à sua disposição um refeitório e a possibilidade de se alojarem na Pousada da Juventude de Melgaço, ou numa unidade de Alojamento Local (Inês Negra). Estes serviços são protocolados com os Serviços da Acção Social do IPVC e permitem aos alunos usufruir de benefícios e preços iguais a todas as residências do IPVC.

Updated on 04/03/2021