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(Português) Escola Inclusiva

(Português) Escola Inclusiva

(Português) Enquadramento da Escola Inclusiva

(Português)

O ensino politécnico tem um papel crucial no desenvolvimento dos ecossistemas locais de eco-inovação, reforçando a ligação com os agentes da quádrupla hélix, administração, conhecimento, empresas e sociedade, promovendo a clusterização e a eco-inovação (quíntupla hélice). Ao mesmo tempo, deve construir uma identidade educativa e cultural própria, orientada para o desenvolvimento de competências humanas, científicas e técnicas de pessoas capazes de responder aos novos desafios colocados por uma nova sociedade mais moderna e exigente.

(Português) Missão

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A política de Responsabilidade Social Corporativa Interna e Externa ao IPVC tem impacto na formação do capital humano, capital social e desenvolvimento local sustentável. Os projetos de Responsabilidade Social do IPVC visam atender às necessidades e ao desenvolvimento integral e sustentável da comunidade através de diferentes iniciativas.
Para o IPVC, as práticas de responsabilidade social são parte integrante de sua cultura organizacional e significam maior proximidade e participação na comunidade.

(Português) Aprendizagem-Serviço (ApS)

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A Aprendizagem-Serviço (ApS) é uma metodologia de ensino aplicada nos cursos do IPVC, no âmbito da Escola Inclusiva, que combina a formação académica com o Servir a Comunidade. Permite aos estudantes desenvolver projetos nas Unidades Curriculares que respondem a necessidades dos parceiros do Setor Social do IPVC.

Nesta experiência, os estudantes desenvolvem os seus conhecimentos e as suas competências, quer através da vivência e intervenção numa atividade de Serviço que responde a necessidades previamente identificadas na comunidade, quer através de um processo contínuo de reflexão guiada. É uma Educação para a Cidadania Global e contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Alguns projetos da Escola Inclusiva-ApS-IPVC podem ser consulados aqui.

(Português) Projeto INPEC+

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Apresentação

O Projeto INPEC+, Intervenção na Promoção de Estilos de Vida e Cidadania+, decorre de um conjunto de forças conjugadas em torno de princípios inerentes à Promoção da Saúde, avivados, entre outros, pelo preconizado na Carta de Okanagan, em 2015 e nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, da ONU.

Comprometido com estes pressupostos, com o pensar global e o agir intencional e crítico a nível local, o IPVC tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas e projetos que lhe permitiram condições de adesão à Rede Ibero-Americana de Universidades Promotoras da Saúde (OPAS/OMS), em 2018. O IPVC, enquanto Instituição de Ensino Superior (IES), compromete-se, deste modo, com a promoção do desenvolvimento do potencial humano (antropobiológico, psicológico, sociocultural e espiritual) d@s estudantes e, o consequente fortalecimento da sua comunidade académica.

Alinhado com a visão, missão e valores do IPVC, o INPEC+ visa não só promover condições de saúde, bem-estar, qualidade vida, sucesso académico e prevenção do abandono (com particular atenção aos estudantes em situação de vulnerabilidade), bem como permitir aos estudantes e futuros decisores políticos e/ou profissionais em diversas áreas e setores sociais, aprofundar um conjunto de competências que lhes permitam fazer face às transições, a contextos territoriais ditos de “baixa densidade” e à transformação social.

O INPEC + parte da diversidade formativa e do potencial de abrangência inerente a um público orientado para âmbitos de natureza variada (aprender, trabalhar, socializar, gozar os tempos livre e de lazer) que, por sua vez, mobiliza diferentes produtos e serviços (transportes, alojamentos, refeitórios, equipamentos desportivos, ação social e da saúde, comércio e turismo, entre outros), para encetar um movimento que encontra na academia IPVC a sua génese e/ou reforço  e se compromete na conconstrução de uma sociedade mais inclusiva  e resiliente.

Iniciado como projeto piloto na Escola Superior de Saúde, em 2017, fortalecido pela adesão da Escola Superior de Educação (ESE), em 2018, encontra-se implementado nas demais UO, desde no ano letivo 2020/2021. O IPVC, consciente do potencial do INPEC+ no âmbito do desenvolvimento sustentável, da promoção de bem-estar e de qualidade de vida de estudantes, docentes, funcionários, bem como, da comunidade envolvente, suscetível de ser maximizado por políticas e práticas educativas e sociais deste projeto no âmbito do desenvolvimento e apoio à comunidade académica, decidiu  em 2020 integrar o INPEC+ no processo “Escola Inclusiva IPVC” do SGGQ.

Em junho de 2020, desafiando a conjugação de esforços e sinergias no seio da comunidade académica IPVC, Municípios, Comunidade Intermunicipal e da sociedade civil, o INPEC+ foi um dos 33 vencedores do concurso Academias Gulbenkian do Conhecimento 2020, selecionado entre as 300 candidaturas apresentadas, através de um processo de candidatura organizado em duas fases, pelo júri e pelo público. Neste contexto, o INPEC+ Academias do Conhecimento Gulbenkian constitui, na atualidade, uma das grandes prioridades do INPEC+.

(Português) Visão

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Assente numa lógica bottom-up, o INPEC+ conforma condições para a génese de um movimento conducente a mecanismos político-estratégicos de decisão Think Tanks estruturantes na busca de soluções para assuntos fraturantes da vida académica e sociedade futura, constituindo-se, assim, um projeto inovador e de referência.

 

(Português) Missão

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Partindo de desafios individuais e societais colocados à comunidade Académica do IPVC e da pluralidade de vozes e sentidos, o INPEC+ tem por missão criar e consolidar oportunidades de coconstrução de conhecimento científico, saúde e bem-estar, promotores do sucesso académico e da ação transformadora intencional e crítica comprometida com uma sociedade mais inclusiva, solidária e resiliente.

(Português) Valores

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É um projeto, para e com a comunidade académica IPVC, que valoriza a diferença, o respeito por si próprio e pelos outros, o voluntariado, a participação, a inclusão, a solidariedade e a cocriação de conhecimento científico.

(Português) Objetivos

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Através da pesquisa ação participativa, peer education, peer research e do “aprender fazendo” na linha da pedagogia da descoberta, o INPEC+ visa:

  • Consolidar uma cultura de compromisso com a (co)construção de contexto académicos e sociais mais salutogénicos, solidários, inclusivos e resilientes;
  • Qualificar a participação da comunidade académica para a criação/reforço das condições de saúde, de bem-estar, de qualidade de vida;
  • Contribuir para o sucesso académico e profissional, e diminuir a taxa de abandono académico;
  • Capacitar a comunidade académica para fazer face às transições de vida com sucesso.

(Português) Modelo de governança

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O modelo de Governança do projeto assenta na Coordenação e nos Grupo Sementes.
A coordenação é assegurada a nível Institucional em articulação com coordenação do projeto em cada Unidade Orgânica, a saber:

Coordenação INPEC+:
Coordenação: Carminda Morais
Núcleo Executivo: Carla Faria, Isabel Amorim e Linda Saraiva

Coordenação INPEC+ nas Unidades Orgânicas:
ESA – Teresa Mateus
ESCE – Teresa Pereira, Álvaro Cairrão, Manuel Pereira
ESE – Carla Faria / Linda Saraiva
ESDL – Jorge Dantas /Eva Martins
ESS – Carminda Morais / Isabel Amorim
ESTG – Filipa Mourão

Grupos Semente
O projeto INPEC+ é dinamizado e operacionalizado pelos Grupos Sementes de cada Unidade Orgânica, do IPVC. Este grupo é constituído por estudantes, docentes, pelo mediador do abandono escolar e não docentes.
Cada UO, no sentido de agilizar os processos, pode constituir um Núcleo Executivo (NE), mantendo na sua composição o coordenador do Projeto INPEC+ da UO e, pelo menos, um representante dos estudantes, dos docentes e dos não docentes.

(Português) Linhas de atuação/eixos

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  • Cooperação entre pares –  em que estudantes dos anos mais avançados apoiam outros estudantes em particular as que se encontrem em processo de integração e/ou em situação de risco/vulnerabilidade.
  • Formação/capacitação- dos grupos sementes sobre educação de pares, metodologias participativas, consumos seguros, relações psicoafectivas saudáveis, entre outras que emerjam do processo de intervenção participada nos contextos académicos e de (co)construção do conhecimento cientifico.
  • Valorização/humanização dos espaços-  físicos e virtuais, consubstanciada, por exemplo, pela criação/melhoria de espaços de lazer e de estudo, exposições itinerantes de obras, fotografias de estudantes de docentes do IPVC, criação de hortas verticais, entre outras
  • Workshops/conversas temáticas- em áreas do interesse d@s estudantes com contributo de docentes ou outros profissionais;
  • Comunicação/divulgação – integra desde a construção de canais e estratégias de comunicação com a equipa do projeto e com a comunidade académica (site, moodle, redes sociais) à divulgação cientifica com envolvimento integrado de estudantes e docentes.
  • Preparação para a pré-reforma – com enfoque especial nos trabalhadores do IPVC, que na sua maioria de encontra nesta fase.

(Português) INPEC+ Academias Gulbenkian do Conhecimento

(Português) O INPEC+ Academias Gulbenkian do Conhecimento,  com enfoque nos estudantes, resulta de uma candidatura do INPEC+, tendo sido uma das 33 vencedoras no concurso Academias Gulbenkian do Conhecimento 2020, selecionada entre as 300 candidaturas apresentadas, através de um processo de candidatura organizado em duas fases, pelo júri e pelo público.

Coordenação: Carminda Morais

Objetivo geral
O principal objetivo deste projeto é capacitar os estudantes do IPVC para uma resposta adequada às exigências do Ensino Superior e aos desafios pessoais e societais, através do desenvolvimento de competências de autorregulação, comunicação e resiliência.

 Objetivos específicos

  • Aumentar a resiliência em 25% d@s estudantes do IPVC integrad@s no Grupo de Intervenção INPEC+; até junho de 2022.
  • Aumentar a autorregulação em 35% d@s estudantes do IPVC integrad@s no Grupo de Intervenção INPEC+; até junho de 2022.
  • Aumentar a competência de comunicação em, pelo menos, 60% d@s estudantes do IPVC integrad@s no Grupo de Intervenção INPEC+; até junho de 2022.
  • Melhorar, pelo menos, um estilo de vida em 7,5% d@s estudantes do Grupo de Intervenção integrados no Grupo de Intervenção INPEC+;, até junho de 2022.

População alvo
O INPEC+ AGC tem como população alvo 120 estudantes do 1º e do 2º ano, dos cursos de Licenciatura, do IPVC.

Duração e Ações:
Iniciou em setembro 2020 e tem  a duração de 24 meses
As ações inscrevem-se nos eixos do INPEC+

Parceiros:
Federação Académica IPVC
IREFREA
ESEnfC

(Português) Voluntariado

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A comunidade IPVC procura realizar ações de Voluntariado que tem como objetivo apoiar a comunidade, sendo assumida também como uma prática com forte potencial transformador dos diversos intervenientes envolvidos (e.g., estudantes, docentes, funcionários não docentes, organizações parceiras e seus profissionais e beneficiários).
O IPVC obteve o reconhecimento do European Solidarity Corps Quality Label, é membro fundador da R-VES – Rede de Voluntariado Universitário e está associado ao Transforma Portugal e como Escola Inclusiva – Missão Social IPVC (Voluntariado-IPVC) está inscrita como “Iniciativa Local de Voluntariado” na Plataforma Portugal Voluntário.
Procura-se a valorização do voluntariado, numa abordagem multidisciplinar, que contribua para a promoção de uma cultura e de uma prática de voluntariado estruturada. Para isso desenvolveu uma plataforma de gestão do Voluntariado.
Brevemente serão abertas candidaturas para formação de estudantes do IPVC em Voluntariado-Esteja atento.

Updated on 15/04/2021