Skip to main content
  • Português
  • English
(Português) IPVC

(Português) IPVC

Instituto Politécnico de Viana do Castelo

(Português) O IPVC e a Região

(Português)

Criado em 1980 por Decreto-Lei 303/80 de 16 de Agosto, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] encontra-se inserido no Alto Minho, território em que a ocupação e as atividades humanas se desenvolvem numa tradição de valorização dos recursos naturais. O IPVC tem como objetivo prosseguir, através das suas Escolas Superiores, a formação humana, cultural, científica, técnica e profissional de qualidade, realizar a investigação necessária e adequada à prossecução da sua missão e cooperar com a comunidade regional, particularmente no seu tecido produtivo e empresarial, numa perspetiva de permanente diálogo e valorização recíproca.

(Português) Presidência e Serviços Centrais

(Português)

A Presidência e os Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo estão sediados, atualmente, numa casa secular da cidade, conhecida como Palácio Rego Barreto, imóvel de traça setecentista, outrora residência senhorial, tendo recebido, desde o final do século XIX, sucessivos estabelecimentos escolares.

(Português) Oferta Formativa

(Português)

Na rede do Ensino Superior do Alto Minho, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo é a entidade que dispõe de maior oferta formativa.
Para além de Cursos Técnicos Superiores Profissionais [CTeSP], ministra cursos superiores, entre os quais, Licenciaturas, Pós-Graduações e Mestrados (vários em cooperação com universidades estrangeiras e nacionais), através das seis Escolas Superiores que integra:

Escola Superior de Educação (Viana do Castelo)
Escola Superior Agrária (Ponte de Lima)
Escola Superior de Tecnologia e Gestão (Viana do Castelo)
Escola Superior de Saúde (Viana do Castelo)
Escola Superior de Ciências Empresariais (Valença)
Escola Superior de Desporto e Lazer (Melgaço)

(Português) Uma aprendizagem ativa

(Português)

O IPVC propõe-se a criar nos estudantes hábitos de raciocínio e de trabalho, gosto pelo estudo e imaginação científica e técnica, para além de acrescer a capacidade de trabalhar coletivamente, desenvolvendo valores éticos, bem como as capacidades pessoais e intuitivas e um sentido crítico perante o fluxo de informações.
A formação baseia-se numa forte aprendizagem interativa com uma crescente utilização de estudos de casos reais, o que permite aos estudantes a melhor compreensão da realidade social e do funcionamento dos fenómenos culturais e sociais.
A qualificação do Corpo Docente das suas Escolas é uma das prioridades do IPVC. Atualmente, o Corpo Docente é constituído maioritariamente por Doutores e Mestres, encontrando-se os restantes Docentes em processo de formação avançada.

Updated on 23/03/2021