Skip to main content
  • Português
  • English
Academia

Academia

(Português)

Neste espaço encontrarás as principais organizações e grupos com claro desempenho na dinamização da vida académica, avivando o espírito cultural da Academia, promovendo as mais diversas vertentes culturais, desde a música, passando pela dança, até ao teatro. É a partir destes diferentes âmbitos que é também vincada a identidade institucional deste Politécnico, da região e do país.

O contexto social, económico e cultural em que se insere o IPVC, influencia naturalmente o rumo que cada estudante pretende conferir à sua participação na comunidade. O associativismo vem criar condições favoráveis à integração de dezenas de estudantes que se revêm na identidade regional/nacional, proporcionando a valorização dos valores de cidadania, e até em inúmeras situações, a promoção de iniciativas com o objetivo de pôr em prática ações de responsabilidade social, fomentando o pleno envolvimento de cada um com a região, e consequentemente o seu país, contribuindo indubitavelmente para o enriquecimento do percurso formativo dos estudantes.

… porque ser “Academia”, também é assim!

Não deixes, por isso, de participar ativamente, promovendo de forma conscienciosa a identidade do teu Politécnico, da tua comunidade e região, e inscreve-te num dos grupos culturais que tens à tua disposição!

(Português) Associações de Estudantes

(Português)

– O que é? Para quê?
– …, mas ainda tens dúvidas?!  Servimos-te!!!

Entre o eu faço, tu fazes e… nós fazemos, labores e suores, “manifes”, reivindicações e muitas outras colaborações, eis as Associações de Estudantes [AE] do IPVC em grande forma para receber mais uma vez os “caloiros” desta Academia, dando a necessária continuidade ao apoio prestado aos já da casa nos anos anteriores.

Votadas para prestar os mais diversos serviços a todos os Estudantes das Escolas Superiores a que pertencem, as AE desempenham sem dúvida um papel de considerável importância na vida estudantil: em representação de toda a estudantada, cabe-lhes um papel crucial para a dinamização de eventos, com um público-alvo mui exigente – os alunos!

Desde as festanças académicas, até à reivindicação de melhores condições de estudo junto dos órgãos dirigentes das suas Escolas e até dos do próprio Ministério da Educação, trabalham, discutem, organizam, criam e executam um extenso conjunto de atividades para melhorar todo o processo académico, inerente ao período de estada na Academia e à consequente mudança de residência de muitos alunos, em tempo letivo, nas diferentes cidades em que palpitam as Escolas Superiores do IPVC: de Viana do Castelo a Ponte de Lima, passando por Melgaço, para acabar em Valença, eis o horizonte rasgado pelas singulares Escolas Superiores do IPVC.

Desde os eventos culturais e recreativos, como o da Semana de Receção ao caloiro, comum a todas as Associações, a CINESE, protagonizada pela AEESE, às tradicionais festas da AEESA, como a Ceia de Natal, a Festa do antigo Estudante, os Globos da ESA até ao famoso Concurso Gastronómico e o Dia Aberto, da mesma AE, a Semana Cultural e Desportiva da AEESTG, a promoção de debates pela AEESS e a inconfundível Semana Cultural da ESCE, com participação ativa da sua AE que colabora ainda em inúmeras atividades da cidade de Valença: Concertos, Feiras do Livro, Feiras Gastronómicas, etc., aqui tens uma mostra de eventos que terão a sua expressão máxima neste ano letivo e que não quererás perder.

Não sabes onde dirigir-te para resolveres um enorme problema??? E agora?!
A nível interno, especificamente em situações mais burocráticas e/ou administrativas, as AE desenvolvem um papel fundamental: disponíveis para te dar a mão na resolução de qualquer dificuldade, a AE será o porto seguro para enfrentar a “fera” e esclarecer-te sobre todo o tipo de situações que, não fazendo a mínima ideia de como proceder para acertares no cerne da questão, te orientará em tudo o que lhe for possível. A AEESA tem p. ex. um Gabinete específico para atendimento e apoio ao aluno Trabalhador-Estudante, o GATE.

A nível de desporto a Taça das Agrárias é um evento anual que reúne todas as Escolas Superiores Agrárias do país, com Torneios de Futebol de 5, Maratona de Futebol, Sueca, Ping Pong, Voleibol, entre muitos outros a realizar! Na vertente Desporto, há ainda, e já referida, a anual Semana Cultural e Desportiva, protagonizada pela AEESTG.

Em 2004/05, as AE do IPVC alcançaram mais uma vitória: a FEDERAÇÃO ACADÉMICA do IPVC, a congregar as seis Associações de Estudantes desta Academia.

As AE – IPVC merecem-te e esperam toda a tua contribuição: opiniões, projetos, críticas e ideias. Não hesites em procurar um membro da tua AE. Eles estão mesmo à tua espera! Não percas mais tempo, salta já para lá!

(Português) Tunas

(Português)

As vozes, o coro, a melodia…
Sim, sim… as TUNAS!

À semelhança do que acontece com as AE, cada Escola Superior do IPVC tem uma TUNA em sua representação… reflito: passando pelas irreverentes designações com que se batizaram, DOCENTUNA (mista) da ESE, TESA (masculina) e TUNESA (feminina), ambas da ESA e finalmente, a dispensar quaisquer apresentações, a HINOPORTUNA (Tuna Académica IPVC) e a TUnice [Tuna Feminina Académica IPVC] , aí estão elas a correr mundo, dando asas e este Instituto por outras Instituições Académicas, arrecadando prémios nos Festivais pela excelência das exibições, não só na Lusitânia mas também para além dos mares nunca dantes navegados!

Desde as serenatas, de alma e coração, às donzelas que inocentemente vêm à janela, querem eles seduzir até porque BACO [Deus do Vinho] e Vénus [Deusa do Amor] apadrinharam já uma das nossas Tunas, a TESA, havendo já um CD gravado (leia-se Cê Dê gravado!!!) pelas estrelas da TUNESA!!!

Na história das TUNAS do IPVC há já currículo desenvolvido em festivais nacionais de renome. Mas as nossas TUNAS desempenham também anualmente o papel de excelentes anfitriãs. Os Festivais que organizam (a deixar muitos pupilos KO!), passando por um FETUVICA, ou uma FESTESA, embatemos depois no soante Festival da cidade, o LETHES, que a nossa HINOPORTUNA organiza anualmente com requinte e prestígio incomparáveis, a realizar-se no Teatro Sá de Miranda, congregando as melhores Tunas Portuguesas e Espanholas.

O cultivar contínuo das tradições académicas é sem dúvida fomentado por estes grupos de jovens que também e tão bem (!) vestem a camisola da sua Instituição, num ato de singular nobreza: o canto e a música! Alia-te a esta melodia: não te inibas e junta-te às vozes de uma destas Tunas!

Felizes representações, neste novo ano letivo, para todas as nossas Tunas!

Música com as Tunas

Updated on 24/02/2021