Início / Study / Stand-Alone Course Units / Análise de Dados: Fundamentos em Análise de Dados
Presentation
(Português)
Conheça melhor a formação Microcredenciada em Análise de Dados: Fundamentos em Análise de Dados
No âmbito do programa IPVC OCEAN, o Politécnico de Viana do Castelo promove uma série de ações de formação microcredenciadas, centradas nas áreas da sustentabilidade, das smart cities e da análise de dados. Cada ação de formação microcredenciada apresenta três níveis: inicial, intermédio e avançado. A cada nível corresponderá um número específico de créditos, que poderão, na sua soma, ser utilizados numa pós-graduação específica.
Abaixo fique a conhecer melhor a que corresponde cada nível da ação microcredenciada em Análise de Dados: Fundamentos em Análise de Dados de nível inicial.
A formação microcredenciada em Análise de Dados: Fundamentos em Análise de Dados insere-se na área de educação e formação (CNAEF) 481 – Ciências Informáticas e tem como área secundária a 462 – Estatística. A formação irá funcionar em regime online, com índole teórica e teórico-prática. Recorrendo a um método de aprendizagem centrado no formando, a formação centra-se em casos práticos, reforçando a criatividade e o espírito crítico do mesmo, através da realização de exercícios práticos.
As competências adquiridas capacitam os formandos a compreenderem profundamente os conceitos de análise de dados e a sua importância na tomada de decisões estratégicas, dominando técnicas de estatística descritiva e aprendendo a aplicá-las na interpretação de diferentes tipos de dados. Além disso, habilitam-nos a utilizar eficazmente ferramentas como o Excel e o Power BI para recolher, limpar, transformar e visualizar dados, de forma a desenvolver dashboards interativos e personalizar gráficos para comunicar de forma clara e eficaz os resultados obtidos. Por fim, permitem-lhes aplicar os conhecimentos adquiridos em casos práticos, consolidando aprendizagens e desenvolvendo competências essenciais para o ambiente profissional.
(Português)
A metodologia de ensino combina elementos de aprendizagem expositivo, demonstrativo e ativo utilizando materiais de apoio como apresentações em PowerPoint (PPT), casos práticos e exercícios. Os formandos têm assim a oportunidade de adquirir conhecimento através da informação fornecida pelo formador durante as sessões de formação, para além do conhecimento adquirido na análise de estudos de caso e exercícios práticos. Desta forma, os/as formandos/as são capazes de praticar e consolidar o que aprenderam, com o auxílio do/a formador/a.
Os recursos tecnológicos e informáticos permitem o acesso aos materiais do curso, exercícios e recursos adicionais. Estes recursos permitirão também uma comunicação facilitada entre formador/a e formandos/as, permitindo interações assíncronas e síncronas, como fóruns de discussão, chats e videoconferências.
A formação de nível inicial conferem 3 créditos (ECTS).
PRR BDA: Blue Design Alliance
Access
(Português)
Conhecimento elementar de matemática e experiência na utilização de ferramentas como o Excel ou o Power BI. Formação adequada para pessoas com o ensino secundário obtido por percursos de dupla certificação ou ensino secundário vocacionado para prosseguimento de estudos de nível superior. Apenas possível para >18 anos.
Conteúdos programáticos:
Goals
(Português)
Study Plan
Curricular Unit | Area | Type | Contact hours | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Fundamentos em Análise de Dados | EIM | S1 | TP:27.00 | 3.00 | Consult |
Partnerships and internships
(Português)
(Português)
Ana Rita Oliveira Antunes | ana.antunes@datacolab.pt
Ana Antunes concluiu em 2017 a Licenciatura em Matemática, na Universidade do Minho, Portugal, e em 2019 finalizou o Mestrado em Engenharia de Sistemas, na mesma universidade. Conta também com uma Pós-graduação em Data Analysis for Business, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, e está no programa doutoral em Engenharia Industrial e de Sistemas, na Universidade do Minho. Desde agosto, de 2023, que é colaboradora do Data CoLAB, como Data Analytics. No seu percurso profissional também foi investigadora nos centros de investigação ALGORITMI e 2Ai. É também assistente convidada, na Universidade do Minho, nas áreas de estatística aplicada e inteligência de dados.
These cookies are necessary for the Platform to function and cannot be disabled on our systems. This type of cookies includes only basic functionalities, and they do not store any personal information.
These cookies enable the Web site to provide enhanced functionality and personalization. They may be set by us or by external providers whose services we have added to our pages. If you do not allow these cookies some or all of these features may not work properly.