(Português) Cibersegurança | Cursos intensivos
Publication date
[:pt]
Os dois cursos irão decorrer essencialmente em regime online e irão decorrer já este mês e durante outubro. As candidaturas estão em curso.
O Politécnico de Viana do Castelo avança com mais dois cursos intensivos na área da Cibersegurança, desenvolvidos no âmbito da C-Academy, programa de formação avançada do qual o IPVC faz parte há mais de dois anos.
“Responsável de (Ciber)Segurança” (segunda edição - Nível B) começa já dia 23 de setembro e “Fundamentos Base de Cibersegurança” (nível A) irá decorrer de seguida, em início de outubro. As duas formações irão funcionar em regime híbrido e serão ministradas na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC).
As formações terão a duração de 35 horas cada, em regime híbrido, embora a maioria das aulas vá funcionar online. As candidaturas já estão em curso.
A formação em Responsável de (Ciber)Segurança irá permitir aos formandos:
- Interpretar regulamentos de Cibersegurança e Proteção de Dados;
- Compreender funções de Responsável de (Ciber)Segurança e Ponto de Contato Permanente;
- Aplicar os quadros de referência CIS, COBIT, ISO/IEC e NIST;
- Realizar análise, gestão e mitigação de riscos;
- Implementar ferramentas de análise e gestão de risco;
- Definir medidas técnicas e organizativas de Cibersegurança;
- Descrever processos de monitorização e auditoria;
- Gerir e classificar ativos organizacionais;
- Gerir incidentes de Cibersegurança, incluindo análise, resposta e notificação e
- Elaborar Política de Segurança da Informação.
Já a formação em “Fundamentos Base de Cibersegurança” pretende formar colaboradores de diferentes áreas não-técnicas (i.e., não ligadas à cibersegurança) de forma a dotar os mesmos de conhecimentos base em cibersegurança, legislação, ciberhigiene, relacionamento interpessoal e privacidade e proteção dos dados da organização.
Ao concluírem este curso, os formandos terão uma preparação mais robusta no sentido de evitar potenciais falhas humanas que acarretem problemas em termos de cibersegurança nos seus locais de trabalho, além de os dotar de capacidade de detetar situações incomuns e prevenir problemas.
Inscrições e mais informações abaixo:
Responsabilidade de (Ciber)Segurança
Fundamentos Base de Cibersegurança
A C-Academy é um programa de formação avançada em Cibersegurança para a administração pública e o setor privado, desenvolvido pelo Centro Nacional de Cibersegurança, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.
Este programa de formação avançada em Cibersegurança encontra-se alinhado com o Regime Jurídico da Segurança do Ciberespaço. No âmbito do PRR, o programa tem como objetivo dotar de competências avançadas em Cibersegurança 9.800 formandos até ao primeiro trimestre de 2026 em parceria com as instituições de ensino.
A C-Academy foi construída para abranger todo o território nacional e formar, acima de tudo, profissionais da Administração Pública, operadores de infraestruturas críticas, operadores de serviços essenciais e prestadores de serviços digitais.
[:]