(Português) Ranking mundial | Investigadores do IPVC entre os melhores
Publication date
Filipe Clemente, Leonel Nunes e Gaspar Rego, professores e investigadores do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), estão entre os cientistas mais citados a nível mundial, posicionando-se entre os 2% mais citados em 2023, de acordo com a SCOPUS, a maior base mundial de dados de resumos e citações científicas.
O ranking, apontado como aquele que tem mais prestígio mundial comporta, foi publicado pela Universidade de Stanford (EUA) em conjunto com a editora holandesa Elsevier BV, tendo em conta mais de 186.000 investigadores, distribuídos por 22 domínios científicos e 176 subdomínios.
Filipe Clemente, Leonel Nunes e Gaspar Rego, docentes e investigadores do Politécnico de Viana do Castelo, voltam a integrar a prestigiada “World’s Top 2% Scientist List”, elaborada pela Stanford University, em parceria com a editora Elsevier. Este ranking reúne os cientistas mais citados a nível mundial nas respetivas áreas de trabalho, abrangendo 22 áreas científicas e 174 especialidades.
O docente da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC) ocupa o primeiro lugar entre os investigadores portugueses (11 no total em destaque) mais citados do mundo na área das Ciências do Desporto. Filipe Clemente merece também realce neste ranking ao figurar no quarto lugar entre os investigadores portugueses (seis no total) mais influentes no mundo na mesma área.
Os tópicos de interesse do docente, que é também diretor da Unidades de Investigação IPVC-SPRINT, centram-se na metodologia do treino desportivo, com particular ênfase na avaliação e controlo do treino.
Já o investigador Leonel Nunes, docente da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC), é o investigador português, de um total de 11, mais citado do mundo na área das Ciências Ambientais. O docente é, ainda na mesma área, o sexto mais influente do mundo. Leonel Nunes é investigador na Unidade de Investigação IPVC-proMetheus - Materiais, Energia e Ambiente para a Sustentabilidade.
Na recente lista dos investigadores mais citados do mundo, que inclui 223.152 cientistas, encontra-se também o docente e investigador da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), Gaspar Rego, posicionando-se em segundo lugar entre os investigadores portugueses (total de 13) mais influentes do mundo na área da Optoelectrónica. Os tópicos de interesse do investigador do PVC-proMetheus centram-se nas áreas das comunicações óticas e dos sensores de fibra ótica e também na sustentabilidade ambiental, energias renováveis e eficiência energética.
Listagem realça o mérito científico
Este reconhecimento consolida as posições de Filipe Clemente, Leonel Nunes e Gaspar Rego como três das principais referências mundiais no campo das áreas que representam, destacando a relevância e impacto global do seu trabalho científico.