(Português) Mais de 800 alunos visitam ESE-IPVC
Publication date
[:pt]
A edição deste ano é dedicada à temática “Música 100 palavras” e irá decorrer durante a manhã da próxima quinta-feira, Dia Mundial da Criança. A iniciativa pretende colocar em prática conteúdos expressos no plano curricular da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo e permitir que mais de 800 crianças possam ter oportunidade para experienciar várias ações inovadoras.
Com uma formação reconhecida na área da educação na primeira infância e de forma a assinalar o Dia Mundial da Criança, efeméride que se celebra a 1 de junho, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) promove a 15.ª edição de “Vivências Artísticas”.
Dedicada à temática “Música 100 palavras”, a edição deste ano propõe assinalar o Dia Mundial da Criança através das Artes, com uma série de atividades que irão decorrer ao longo de toda a manhã e que poderão ser feitas de forma individual, mas, essencialmente, em grupo.
Organizado pelos Grupos Disciplinares das Artes, Design e Humanidades e de Educação e Formação de Professores, o evento tem como propósito “promover experiências artísticas inovadoras e motivantes”. Apesar de as crianças serem o foco principal de “Vivências Artísticas”, pretende-se diversificar experiências com diferentes objetivos para todos os estudantes e profissionais envolvidos”. A edição deste ano terá mais de 800 participantes, oriundos, especialmente, das escolas do concelho de Viana do Castelo.
Docente na Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo e um dos promotores do evento, Carlos Almeida explica os três fundamentos essenciais de “Vivências Artísticas”. “Pretendemos consolidar conceitos e conhecimentos trabalhados com os nossos estudantes ao longo dos vários conteúdos curriculares; pretendemos, ainda, proporcionar às crianças que nos visitam experiências inovadoras, com especial enfoque na área da música, que é o subtema da edição deste ano, de forma a sensibilizá-las para as diferentes vivências artísticas, fomentando o espírito crítico e criativo.; uma vez que nos visitam vários professores, queremos também que esta iniciativa seja uma oportunidade de divulgação de experiências e práticas que esses mesmos professores poderão colocar em ação nas respetivas escolas”, explica Carlos Almeida.
“Vivências Artísticas” conta com contributos de estudantes e professores dos cursos Educação Básica; Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas; Educação Artística; Intervenção Educativa em Creche e Artes e Tecnologia (Luz, Som e Imagem), envolvendo a alunos e docentes de CTeSP, licenciatura e mestrado.
[:]