Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Escola Superior de Tecnologia e Gestão

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) é uma unidade orgânica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), que foi criada em 1985 por Decreto do Governo n.º 46/85 de 22 novembro, para responder às necessidades do mercado de trabalho. Situa-se numa paisagem única, junto à praia Norte, com vista para o Monte de Santa Luzia, na cidade minhota de Viana do Castelo.

Esta instituição, para além de ser um centro de formação de nível superior, valoriza as relações com o meio envolvente, sobretudo a nível económico e social, interagindo com a comunidade. Partilha também o seu potencial com as atividades que a comunidade desenvolve e que são do interesse da escola, participando, dessa forma, no seu desenvolvimento.

É também um centro de formação científico e tecnológico que prepara profissionais qualificados no âmbito da tecnologia e gestão e das ciências e técnicas subjacentes: contribui para a inserção dos seus alunos na vida profissional; divulga as suas atividades e presta serviços no âmbito das suas competências; apoia a investigação e o desenvolvimento regional; realiza cursos de pequena duração, creditáveis com certificados ou diplomas adequados; participa na organização ou cooperação em atividades de extensão educativa, cultural e técnica e apoia a realização de trabalhos de investigação aplicada por parte dos seus docentes e de desenvolvimento experimental e aposta na formação inicial, recorrente e atualização e na reconversão vertical e horizontal de técnicos.

Situada numa paisagem única, junto à praia Norte, com vista para o Monte de Santa Luzia, integra, para além do edifício principal e do complexo de oficinas, uma Biblioteca com aproximadamente 15.000 títulos e uma estrutura desportiva.

Atualizado em 17/12/2020