(Português)
O IPVC tem diversos espaços dedicados, quer ao apoio da produção de conteúdos digitais e desenho de cursos, quer à aprendizagem ativa, promovendo a criação de ambientes de aprendizagem dinâmicos com apoio de dispositivos, Tecnologias e Recursos Educativos Digitais. Estes espaços incluem os que permitem a gravação e edição de conteúdos multimédia e produção de recursos educativos digitais, e, por outro lado as salas de aula inovadoras com abordagem multidisciplinar e multidimensional, que potenciam a integração de metodologias de ensino experimentais com o suporte de recursos e tecnologias digitais.
As metodologias de inovação pedagógica encontram-se associadas à necessidade do processo de ensino e aprendizagem decorrer em cenários mais interventivos onde estudantes e comunidade académica consigam promover processos de desenvolvimento diferenciados e contextualizados.
A cocriação e as tecnologias digitais têm alterado os espaços e as formas tradicionais do ensino-aprendizagem, criando novas formas de interação, de relação e de comunicação, novas formas de acesso ao saber e de construção do conhecimento.
No IPVC, as competências são desenvolvidas e aplicadas em múltiplos contextos da prática formativa, assumindo um caráter transversal e multidimensional, procurando adaptar e transformar as competências e as práticas para uma utilização mais ativa, criativa e crítica do conhecimento, proporcionando novas e melhores formas de aprendizagem.
ESA-IPVC
O Laboratório de Informação Geográfica e Análise de Sistemas Ambientais, a Sala de Geoinformática e a Sala de Servidor Cartográfico (que suporta o Sistema de Informação Territorial do Alto Minho, em coordenação com a CIM Alto Minho) reúnem equipamentos (mobiliário, comunicação, videoconferência, workstations de elevado desempenho, GNSS, UAVs/drones, Sensores multiespectrais/hiperespectrais, LIDAR, espectroradiómetro) e software (proprietário e aberto) de aprendizagem ativa multidimensional e para o desenvolvimento de projetos de I&D+i, serviços especializados, através da produção, acesso, processamento e análise de dados (espaciais) digitais para suporte ao desenvolvimento, planeamento e governança territorial.
ESCE-IPVC
A Sala do Centro de Inovação em Logística (CIL-ESCE,) permite desenvolver competências, através de métodos de inovadores de simulação de funcionamento de processos fabris, com recursos tecnológicos que simulam uma fábrica na indústria 4.0 (sensores, atuadores, controlos digitais, dashbords, programação de autómatos e de eventos), permitindo simulação e análise situações reais de contexto de trabalho, potenciando experiências imersivas.
ESDL-IPVC
Sabendo que as aprendizagens ativas estão associadas a um maior desenvolvimento de competências, na ESDL aposta-se em metodologias de ensino onde prevalece a descoberta guiada. Esta metodologia aliada com as novas ferramentas digitais, incluindo sistemas de sensorização e simuladores, tem vindo a ser fundamental na capacitação e desenvolvimento de competências dos/as estudantes ESDL. A estratégia adotada tem passado pela aplicação da metodologia de aula invertida, que promove a discussão sobre as temáticas abordadas onde se apresentam ideias através de nuvens de palavras e/ou criação de novos padlets e realização de uma avaliação formativa através de gamificação e/ou quizz.
ESE-IPVC
Sala de Informática
Laboratório de Fotografia
ESTG-IPVC
Laboratório de Mídia Interativa – de suporte a aulas de realidade aumentada, realidade virtual e mista, modelação 3D, vídeo mapping, gamificação.
Laboratório de Sistemas Embebidos – de suporte ao desenvolvimento e experimentação de sistemas que incorporam dispositivos eletrónicos especializados – conhecidos como sistemas embebidos – projetados para realizar funções específicas através da sua incorporação em outros dispositivos ou sistemas maiores.
ESS-IPVC
A formação através da Simulação de Alta-Fidelidade (SAF) é uma valiosa estratégia na otimização de competências. Para isso a ESS-IPVC tem um conjunto de espaços de aprendizagem ativa, incluindo:
– Sala de Simulação de emergências obstétricas
– Sala de Simulação de emergências neonatais e pediátricas
– Sala de Simulação de emergências adulto e Simulação de acesso a via aérea complexa
– Sala de comando
– Sala de debreefing
SC-IPVC
Para apoiar a UE2D e as formações na área de cinema e artes digitais, multimédia, tecnologias de luz, som e imagem, o IPVC tem um conjunto de espaços e equipamentos que permitem a realização das atividades pedagógicas e de simulação como desenho de luz, iluminação sonorização, captação de áudio, vídeo e imagem, assim como produção, edição e pós-produção dos mais diversos conteúdos audiovisuais e digitais.
Cabine Acústica
Régie
Blackbox, com avaliação de desenho de luz