(Português) Docente do IPVC ganha Prémio Internacional
Publication date
Docente da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) venceu o Prémio de Melhor Documentário no Art&Travel International Film Festival, na Geórgia, com o filme “Cantadeiras do Vale do Neiva”. Além de Flávio Cruz, o filme contou com contributos de João Gigante, também docente da ESE-IPVC.
O filme “Cantadeiras do Vale do Neiva”, realizado pelo docente do Politécnico de Viana do Castelo, Flávio Cruz, foi distinguido com o Prémio de Melhor Documentário no Art&Travel International Film Festival, evento que decorreu na Geórgia.
O filme, que também conta com a colaboração do docente João Gigante na banda sonora, homenageia a associação cultural Cantadeiras do Vale do Neiva e o seu fundador, Manuel Delfim Pereira.
“Este prémio, atribuído num país onde o canto polifónico à capela é reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade, é muito especial para mim”, afirma Flávio Cruz, destacando que o documentário realça a importância deste grupo e do património que ele representa para a cidade e a região.
Estreado no ano passado, "Cantadeiras do Vale do Neiva" já arrecadou o seu primeiro prémio e será exibido em mais festivais. Flávio Cruz, que já conta com um longo percurso na produção de filmes de promoção turística, refere que o galardão é o reflexo de um trabalho coletivo de promoção do território através do cinema.
Produzido por Flávio Cruz, “Cantadeiras do Vale do Neiva” teve direção de fotografia de Luís Lagadouro e na banda sonora além do docente João Gigante está também Daniel Pereira Cristo. “É um reconhecimento internacional que serve de motivação até para mim enquanto docente da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo. É também importante para os nossos estudantes perceberem melhor o trabalho de realizador e produtor associado à atividade comercial. É bom para eles perceberem que têm de se esforçar para desenvolver conteúdos.”
O documentário explora a tradição musical do Vale do Neiva, onde Manuel Delfim Pereira, fundador do grupo, recolheu cerca de 200 cantigas ao longo do rio Neiva, em Viana do Castelo, contribuindo para que fossem eternizadas.
“Cantadeiras do Vale do Neiva” foi já exibido no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, e integra a Associação de Canto a Vozes – Fala de Mulheres, fundada em 2020, que defende os grupos de canto tradicional a várias vozes, incluído no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Além de “Cantadeiras do Vale do Neiva”, Flávio Cruz é autor de filmes premiados como “Havemos de Ir Viana”, que conquistou 17 prémios internacionais, e “Herança”, sobre a Romaria d'Agonia.