Início / Study / Stand-Alone Course Units / Smart Cities: Princípios Fundamentais em Cidades Inteligentes
Presentation
(Português)
No âmbito do programa IPVC OCEAN, o Politécnico de Viana do Castelo promove uma série de ações de formação microcredenciadas, centradas nas áreas da sustentabilidade, das smart cities e da análise de dados. Cada ação de formação microcredenciada apresenta três níveis: inicial, intermédio e avançado. A cada nível corresponderá um número específico de créditos, que poderão, na sua soma, ser utilizados numa pós-graduação específica.
Abaixo fique a conhecer melhor a que corresponde cada nível da ação microcredenciada em Smart Cities: Princípios Fundamentais em Cidades Inteligentes.
A formação microcredenciada em Smart Cities: Princípios Fundamentais das Cidades Inteligentes insere-se na área de educação e formação (CNAEF) 345 – Gestão e Administração e na CNAEF secundária 520 – Engenharia e Técnicas Afins. A formação irá funcionar em regime online, com índole teórica e teórico-prática. Recorrendo a um método de aprendizagem centrado no formando, as formações centram-se em casos práticos, reforçando a criatividade e o espírito crítico do mesmo, através da realização de exercícios práticos.
As competências adquiridas na formação Smart Cities: Princípios Fundamentais das Cidades Inteligentes capacitam os formandos a compreender e aplicar os princípios e conceitos fundamentais das Smart Cities, assim como a explorar e implementar tecnologias e estratégias inovadoras para melhorar a qualidade de vida nas comunidades urbanas. Além disso, habilitam-nos a entender o papel da Internet das Coisas (IoT) e dos sensores inteligentes, bem como a analisar e integrar redes de comunicação eficientes para o desenvolvimento de cidades inteligentes. Também capacita a compreender os diferentes modelos de gestão e a explorar o potencial da citizen science e do crowdsourcing na resolução de desafios urbanos. Por fim, permitem analisar casos de estudo e extrair lições relevantes para a implementação prática de projetos de Smart Cities.
(Português)
A metodologia de ensino combina elementos de aprendizagem expositivo, demonstrativo e ativo utilizando materiais de apoio como apresentações em PowerPoint (PPT), casos práticos e exercícios. Os formandos têm assim a oportunidade de adquirir conhecimento através da informação fornecida pelo/a formador/a durante as sessões de formação, para além do conhecimento adquirido na análise de estudos de caso e exercícios práticos. Desta forma, os/as formandos/as são capazes de praticar e consolidar o que aprenderam, com o auxílio do/a formador/a.
Os recursos tecnológicos e informáticos permitem o acesso aos materiais do curso, exercícios e recursos adicionais. Estes recursos permitirão também uma comunicação facilitada entre formador/a e formandos/as, permitindo interações assíncronas e síncronas, como fóruns de discussão, chats e videoconferências.
A formação confere 3 créditos (ECTS).
PRR BDA: Blue Design Alliance
Access
(Português)
A formação é adequada para pessoas com ensino secundário concluído, obtido por percursos de dupla certificação ou ensino secundário vocacionado para prosseguimento de estudos de nível superior.
Conteúdos programáticos:
Goals
(Português)
Study Plan
Curricular Unit | Area | Type | Contact hours | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Princípios Fundamentais das Cidades Inteligentes | EIM | S1 | TP:27.00 | 3.00 | Consult |
Partnerships and internships
(Português)
(Português)
Joana Júlia Freixo Grácio | joana.gracio@datacolab.pt
É atualmente a branch manager da delegação do Data CoLAB em Santarém e assume a coordenação da unidade de cidades e territórios do laboratório colaborativo onde apoia as estratégias para o desenvolvimento territorial para os diferentes stakeholders envolvidos e apoio aos projetos smartcities/territórios inteligentes da organização.
Licenciada em eng. zootécnica, mestre em eng. agronómica e pós-graduada em Direção e Administração de empresas conta com um percurso profissional de cerca de 20 anos, tendo passado por vários cargos em diferentes organizações ligadas ao setor agroalimentar, em funções de coordenação e desenvolvimento de negócio, desenvolvimento de projetos individuais e ações coletivas para setor empresarial e desenvolvimento territorial particularmente nas temáticas de inovação e sustentabilidade. De entre o seu percurso profissional destaca a passagem pelo grupo SONAE MC como coordenadora, tendo sido responsável pela gestão das várias unidades de negócio integradas na direção comercial de Perecíveis, a coordenação do Centro de transferência de tecnologia Alimentar – INOVLINEA onde, nesse período foi também assistente convidada do Instituto Politécnico de Tomar, no âmbito do mestrado de Tecnologia Química, na cadeira de Ciências Agro-Alimentares. Foi branch manager da SGS Tejo|Oeste e mais recentemente, integrou, Food4Sustainability laboratório colaborativo focado em inovação de alimentos sustentáveis, enquanto gestora de operações.