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Presentation
(Português)
A pós-graduação em Serviços Educativos e Valorização do Património, desenvolvida no âmbito do PRR-BAITS-IPVC (projeto cofinanciado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia), visa dar resposta ao vários desafios do mercado nas áreas dos serviços educativos e de valorização do património, contribuindo para que os formandos desenvolvam e aprofundem os conhecimentos, capacidades e atitudes que a referida área exige. Apresenta, por isso, um desenho curricular interdisciplinar e integrador no Campo dos Estudos do Património, Educação Patrimonial e Serviços Educativos.
Esta pós-graduação está em articulação com as orientações nacionais e internacionais existentes, no que diz respeito ao papel desempenhado pelas diversas instituições culturais na formação integral do indivíduo, evidenciada nos Serviços de Educação e Mediação e na Valorização do Património enquanto esteio de identidade, pertença e desenvolvimento.
Será realizada em horário pós-laboral e em ensino híbrido (b-learning) com sessões presenciais em sala de aula, seminários com especialistas convidados, visitas de estudo especializadas a instituições com serviço educativo e trabalho de campo, entre outras atividades formativas relevantes como sejam visitas ao Património Local.
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A Educação Patrimonial em geral – e os serviços educativos, em particular – vem deixando a sua marca no ensino e investigação especializados desde a década de 1970, acompanhando a mudança social e nas estruturas de educação e comunicação dos recursos patrimoniais, nomeadamente os museus e centros de interpretação.
Depois da Comissão Europeia ter declarado, em 2018, o Ano Europeu do Património Cultural, muitas vêm sendo as iniciativas que se desenvolvem no sentido de chamar a atenção para o papel da cultura e do património no desenvolvimento social e económico na Europa e nas suas relações externas, motivando os cidadãos para os valores comuns europeus. Procura-se, assim, a promoção da diversidade e do diálogo interculturais e da coesão social.
A investigação académica produzida e a sua constante articulação com o trabalho realizado nos diversos contextos de intervenção do serviço educativo vem contribuindo para a promoção do papel do património cultural para a economia e para a sociedade, dando novos significados à nossa existência, identidade e mundividência.
É, por isso, essencial que os profissionais de Serviços Educativos e Património Local estejam especialmente qualificados para intervir no terreno e na implementação de atividades que promovam a valorização e a proteção do Património, aplicando conceitos teóricos e aprendizagens práticas e interdisciplinares, numa abordagem técnica com ênfase educacional.
Deverão também demonstrar autonomia na implementação de atividades relacionadas com o Património Natural e Cultural em serviços de extensão educativa, procurando comunicar saberes diversos que permitam o reconhecimento dos valores patrimoniais e dinamizar roteiros especializados/generalistas em torno do Património Natural e Cultural.
Mais informação sobre o PRR|Baits: Ativar (ipvc.pt)
Access
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Profissionais de Serviços Educativos a trabalhar em Museus, Centros de Interpretação, Bibliotecas, Arquivos e outros espaços culturais.
Técnicos Superiores a desenvolver funções no domínio do Património Cultural e Natural.
Profissionais da Educação, em distintos contextos profissionais.
Autarcas, consultores e representantes públicos.
Comunidade em geral interessada nas temáticas.
Atualização e valorização profissional no domínio da Educação Patrimonial, com distintos públicos e âmbitos, em diferentes espaços e cronologias.
Goals
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A pós-graduação em Serviços Educativos e Valorização do Património contribui para o enriquecimento técnico e científico dos profissionais a desempenhar funções em instituições culturais e patrimoniais, nomeadamente Museus, Palácios, Monumentos, Coleções Visitáveis, Centros Interpretativos e Núcleos Museológicos.
Procura-se, com esta formação, dar cumprimento a um conjunto variado de objetivos alinhados com as propostas das instituições europeias:
Graduate profile
(Português)
É essencial que os profissionais de Serviços Educativos e Património Local estejam especialmente qualificados para intervir na implementação de atividades que promovam a valorização e a proteção do património, aplicando conceitos teóricos e aprendizagens práticas e interdisciplinares, numa abordagem técnica com ênfase educacional.
Deverão também demonstrar autonomia na implementação de atividades relacionadas com o património natural e cultural em serviços de extensão educativa, procurando comunicar saberes diversos que permitam o reconhecimento dos valores patrimoniais e dinamizar roteiros especializados/generalistas em torno do património natural e cultural.
Professional outcomes
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Study Plan
Curricular Unit | Area | Type | Contact hours | ECTS | PUC |
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Serviços Educativos: fundamentos e práticas | EFP | S1 | TP:48.00 | 9.00 | Consult |
Património(s), Território(s) e Sustentabilidade | EFP | S1 | TP:32.00 | 6.00 | Consult |
Temas de Educação Patrimonial | EFP | S1 | S:48.00 | 9.00 | Consult |
Comunicação de Ciência e Serviços Educativos | EFP | S1 | TP:32.00 | 6.00 | Consult |
Recursos Patrimoniais Digitalis | EFP | S2 | TP:32.00 | 6.00 | Consult |
Oficina de Valorização do Património | EFP | S2 | TP:48.00 | 9.00 | Consult |
Empreendorismo Patrimonial | EFP | S2 | TP:32.00 | 6.00 | Consult |
Projecto | EFP | S2 | TP:48.00 | 9.00 | Consult |
Partnerships and internships
(Português) Estado e setor público;
Fundações e associações culturais;
Direção Geral dos Livros, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB);
Direção Regional de Cultura do Norte;
Câmaras Municipais;
Bibliotecas e Arquivos Municipais;
Associações de Desenvolvimento Local e Defesa do Património.