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Presentation
(Português)
Nos últimos anos têm-se observado um crescimento muito acentuado da prática de intervenções assistidas por animais, entre as quais se incluem terapias, junto de populações com necessidades muito distintas, algumas das quais altamente vulneráveis, como são as crianças, os idosos e as pessoas com deficiência. O crescimento da procura e oferta deste tipo de serviço justifica-se pela ampla divulgação pelos media dos seus benefícios e pela procura de contacto com a natureza que caracteriza a nossa espécie, cada vez mais premente com o aumento das áreas urbanas e utilização permanente de tecnologia.
Apesar deste crescimento exponencial dos cenários em que animais são utilizados com o objetivo de promover a melhoria de condições físicas e psicológicas de públicos muito variados, nem sempre essa intervenção é suficientemente apoiada em evidências científicas e raramente os cenários reais mimetizam aqueles que foram validados experimentalmente, e que revelaram benefícios para os humanos, sem prejuízo para o animal que presta assistência.
Esta pós-graduação, desenvolvida no âmbito do PRR-BAITS-IPVC (projeto cofinanciado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia), assenta na preocupação de assegurar a proteção de destinatários das intervenções, bem como dos animais intervenientes, promovendo a qualidade das intervenções e da investigação na área. A estrutura é modular e flexível, garantindo uma base cognitiva e metacognitiva prévia à maior especialização na futura área de intervenção. A Pós-Graduação inclui ainda módulos que poderão ser disponibilizados como unidades curriculares livres, tal como o de ensino básico canino.
Esta formação prevê um total de 136 horas letivas, das quais 130 serão lecionadas por docentes convidados com currículo e experiência extensa nas áreas de lecionação.
(Português)
Esta pós-graduação visa a aquisição dos conhecimentos e competências necessários à incorporação de animais em intervenções terapêuticas em diferentes ambientes e populações, incluindo hospitais, escolas, centros de reabilitação, lares residenciais e consultórios, de forma ética e com conhecimento aprofundado do comportamento animal e das tecnologias de aprendizagem animal, aplicado à prática.
Mais informações em PRR BDA: Blue Design Alliance
Access
(Português)
Os candidatos deverão ter idade igual ou superior a 23 anos. A prioridade será dada para os detentores de grau (Bacharelato, Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento). Caso haja vagas sobrantes, serão admitidos candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização desta pós-graduação pela Comissão de Curso.
Graduate profile
(Português)
Os candidatos deverão ser profissionais das áreas das Ciências da Saúde Humana, Animal ou Ambiental, das Ciências Sociais, Comportamentais ou Humanas e outras áreas afins.
Professional outcomes
(Português)
A pós-graduação destina-se a profissionais da Saúde Animal e Humana, das Ciências Sociais e Comportamentais e a professores de todos os ciclos de ensino, bem como a todos os profissionais que exerçam a sua atividade em contacto com o público, incluindo forças de segurança, meios de transporte e serviços de ação social, entre outros.
Study Plan
Curricular Unit | Area | Type | Contact hours | ECTS | PUC |
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Princípios Éticos e Deontológicos | CAV | A | TP:20.00 | 3.00 | Consult |
Cognição, Bem-Estar e Comportamento Animal Aplicado | CAV | A | TP:10.00 | 2.00 | Consult |
Treino Básico para Intervenções Assistidas por Animais | CAV | A | TP:42.00 | 8.00 | Consult |
Educação Inclusiva | CAV | A | TP:8.00 | 1.00 | Consult |
Intervenção e População Sénior | CAV | A | TP:8.00 | 2.00 | Consult |
Intervenção com Jovens e Adultos com Deficiência | CAV | A | TP:8.00 | 1.00 | Consult |
Alterações do Neurodesenvolvimento e Estudos da Neurodiversidade | CAV | A | TP:8.00 | 1.00 | Consult |
Teorias e Tecnologias da Aprendizagem Animal | CAV | A | TP:10.00 | 1.00 | Consult |
Treino Avançado para Intervenções Assistidas por Animais | CAV | A | TP:12.00 | 2.00 | Consult |
Trabalho de Campo e Projeto de Intervenção | CAV | A | TP:10.00 | 9.00 | Consult |
Partnerships and internships
(Português)
Esta pós-graduação conta com docentes convidados com vasta experiência e currículo, da Universidade do Algarve, Universidade de Évora, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Universidade Lusófona, entre outras instituições, numa abordagem que une a ciência à experiência efetiva, com foco na empatia pelo outro, humano ou animal.
Joana Reis | Coordenadora
Professora Adjunta na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, coordenadora da Licenciatura em Enfermagem Veterinária e Diretora Clínica do Centro de Bem estar Animal – Clínica Veterinária (ESA-IPVC). É doutorada em Ciências Veterinárias pela Universidade de Évora, mestre em Engenharia Biomédica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e licenciada (pré-Bolonha) em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Durante toda a sua carreira professional, primeiro no setor privado, e depois na academia, exerceu clínica de animais de companhia, paralelamente à atividade de investigação, orientação de alunos de mestrado e doutoramento e publicação de artigos e capítulos de livros. Tem a fortuna de partilhar família, lar e afetos com cães e gatos resgatados.
Raquel Gonçalves
Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, no Grupo Disciplinar de Ciências Psicológicas e Sociais. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Social Gerontológica.
Doutorada em Política Social pela Universidade do Lisboa, mestre em Gerontologia Social, Pós-graduada em Gestão da Qualidade em IPSS e Licenciada em Educação Social Gerontológica. É Investigadora colaboradora no Centro de Investigação e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Tem diversos livros, capítulos e artigos nacionais e internacionais publicados nos domínios da Gerontologia e da Política Social.
Teresa Janela Pinto
Teresa Janela Pinto é doutorada em Política Social e docente no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-ULisboa), onde leciona nos cursos de Licenciatura em Sociologia e Serviço Social, no Mestrado e Doutoramento em Política Social, entre outros cursos de formação avançada. É Vice-Coordenadora do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH) e membro do Comité Ético e Científico da FIRAH – Fondation Internationale de Recherche Avancée sur le Handicap. É também Investigadora Integrada do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG). Os seus interesses de investigação debruçam-se sobre a análise de políticas públicas, direitos humanos, deficiência e género.
Maria Leonor Borges
Professora Adjunta na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve (ESEC-UAlg). Doutorada em Educação -Formação de Professores, mestre em Análise Social da Educação e licenciada em Sociologia. Diretora do Mestrado de Educação Especial, domínios cognitivo e motor e subdiretora do Mestrado em Educação Pré-Escolar. CIEB – Centro de Investigação em Educação Básica – Centre for Research in Basic Education. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2763-2433 Ciência Vitae: ID F814-ED5D-0278.
Patrícia Neca
Doutorada em Psicologia, investigadora do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ODDH/ISCSP-ULisboa) e Professora Auxiliar Convidada no ISCSP-ULisboa. Principais interesses de investigação: Estudos sobre a deficiência; acesso ao emprego de pessoas com deficiência; estereótipos e representações sobre a deficiência. Indicadores de direitos humanos na área da deficiência. https://orcid.org/0000-0002-6815-5602.
Eduarda de Sousa Pires
Com formação inicial em Antropologia (Licenciatura pré Bolonha, e programa de mestrado), prosseguiu para o programa de doutoramento em Sociologia – Open-Soc. Atualmente as suas áreas de interesse académico combinam os Estudos da Deficiência com as Terapias Assistidas. Atividade de docência nas áreas de Treino de Animais para Intervenções Assistidas por Animais, Bem-Estar e Comportamento Animal, Fundamentos Teóricos do Treino Animal, entre outras, em diferentes instituições incluindo a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona, o Instituto Superior de Psicologia Aplicada e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e ICNF.
Assume alguns cargos públicos, sendo Vice-Presidente do Clube Português de Canicultura para a secção de Bem Estar-Animal.
Tem um longo currículo em desporto e treino de cães. É juiz Internacional FCI de Obedience; com um vasto currículo competitivo nesta modalidade – internacionalizações no campeonato do mundo da modalidade. É tri vice-campeã e Exa Campeã Nacional.
É formadora nacional e internacional de treino desportivo canino.
Assume ainda cargos no apoio a situações de vulnerabilidade social, nomeadamente as da criança com deficiência, através de Intervenções Assistidas por Animais.
Hugo Roby
A trabalhar desde 2002 o seu trabalho diário incide em aulas de educação canina, especialmente na modificação de comportamento.
Tem como filosofia/ética o bem estar animal, lutando e promovendo o treino gentil e respeitoso. Treinador de animais, palestrante e formador em vários cursos e Pós-Graduações.
Desde 1998 frequentou várias formações na área com os melhores especialistas, a destacar as formações de Treinador de Cães de Assistência para Pessoas com Deficiência. Fundación Bocalan e Assistent Dogs International. 2008, Clicker trainers Competency Assessment Program, CAP2. 2012, Chicken Camp V com Bob Bailey. 2010/2012, Animal Training Seminar for Zoological Professionals” com Ken Ramirez em Chicago, USA. 2015, Living & Learning With Animals – The Science & Technology of Behavior Change de Susan G. Friedman, Ph.D. 2015, Ttouch Training, Coach for Companion Animals. 2015/2018 e Shelter Training& Enrichment at Karen Pryor Academy. 2020. Destacando ainda a sua presença em conferências como na APDT em Oakland, USA-2009 e na ClickerExpo | Karen Pryor, Dinamarca, 2016.
Foi educador canino voluntário para cães de serviço, através do qual educou em 2008 o primeiro cão de serviço (LANA) para pessoas com deficiência auditiva em Portugal e em 2016, educou Lucas, um cão de serviço para pessoas com deficiência motora. Realizando vários serviços de actividades assistidas e formador em vários cursos para actividades assistidas por animais durante o período de 2007 a 2016.
Assistente convidado em várias formações na Europa e EUA. Realização de vários projectos em prol do bem estar animais para Universidade do Minho, SEALIFE, Universidade do Porto e Câmara Municipal do Porto.
Em 2013, tornou-se Certified Professional Dog Trainer- Knowledge Assessed até 2019. É membro da Association Pet Dog Trainer APDT desde 2009 e da The Pet Professional Guild, The Association for Force-Free Pet Professionals desde 2022 e membro da direcção da PSIANIMAL.
Carlos Bueren
Carlos Bueren é o diretor dos programas de treino de animais da Animal Nature, empresa onde trabalha e presta seus serviços. É técnico en IAA e assessor de treino animal.
É assessor do Gabinete de Intervenções Assistidas com Animais da Universidade Rey Juan Carlos de Madrid, sendo instructor de cães de assistência para crianças com autismo, cães de serviço para pessoas com deficiência física, diabetes e epilepsia e cães de alerta médica.
É treinador de cães para deteção de narcóticos e explosivos.
Faz formação e assessoria a profissionais que trabalham com cães de utilidade, aves de voo livre e para assegurar o cuidado e maneio de animais selvagens em zoológicos.
Lecionou em programas de Master em Etologia da Universidade Autónoma de Madrid e de Especialista em Intervenções Assistidas por Animais do ISEP – Instituto Superior de Estudios Psicológicos de Barcelona.
Desenvolve programas de treino para o bem-estar animal de mais de 40 espécies, entre as quais se destacam leões marinhos, grandes felinos, psitacídeos grandes e pequenos, lontras, pequenos primatas e orangotangos.
Ao longo de sua carreira professional passou por diferentes países, buscando as metodologias mais autênticas, lógicas e eficazes para o treino de animais, viajando pela Inglaterra, Alemanha, Suécia, França, EUA e Canadá, para treinar com profissionais como Bob Bailey (conselheiro da CIA, polícia holandesa, Marinha dos EUA, etc.) e Ken Ramirez (Conselheiro Internacional em Treino de Animais em Instalações Zoológicas).
Sara Valverde
Qualificou-se como Médica Veterinária em 2014 pela Universidade de Évora e em seguida integrou o corpo clínico do Hospital Veterinário Universitário. De 2016 a 2020 exerceu clínica e cirurgia de animais de companhia no Reino Unido, e em 2019 completou o mestrado em clínica de comportamento animal pela Universidade de Lincoln.
Regressou a Portugal em 2020, e desde então, dedicou-se a clínica e cirurgia de animais de companhia em regime de trabalho parcial. Realiza consultas de comportamento de cães e gatos ao domicílio, e encontra-se a realizar a certificação para obter o título de clínico certificado em comportamento animal – Certificated Clinical Animal Behaviourists (CCAB), no Reino Unido.
Desenvolveu recentemente o seu projeto – VETComportamento – com o objetivo de dar suporte a nível comportamental de cães e gatos, dos seus tutores, e profissionais da área veterinária. Em 2021, ingressou no Doutoramento na área das Ciências Veterinárias, subtema Clínica de Comportamento Animal.
Bruno Carvalho
Gestor de Inovação do HPH.
Mestrado em Economia Social pela Universidade do Minho.
Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra.
Pós-Graduado em Direito e Gestão de Empresas pela Nova SBE.
Master em Gestão Estratégica de Inovação pela Tecminho.
Especialização com o curso “School of Ceo’s” na UminhoExec.
Especialização em Empreendedorismo Social e Investimento de Impacto pelo IES.
Especialização em Gestão de Projetos em Organizações Sociais pela CASES.
Formação em Gestão de Projetos e Metodologias Agile.
Exerceu atividade jurídica na cidade de Lisboa e posteriormente em Braga até ao ano 2016, sendo sócio- funda.
Foi Instrutor da Federação Portuguesa de Canoagem entre 2009 e 2014.
Em 2016 enveredou pelo empreendedorismo sendo co-criador de uma start up vencedora na área da saúde na StartUp Braga.
Foi consultor e gestor de projetos de start ups e empreendedores de 2016 a 2019.
Atualmente é Gestor de Inovação no Human Power Hub – Centro de Inovação Social de Braga.
Formador nas áreas de empreendedorismo e inovação e de cidadania.
Co-Founder das Jornadas de Economia Social da Universidade do Minho.
Co-Criador do HPH Summer School, programa de Empreendedorismo Social para Jovens.
Ativo socialmente desde cedo, pertenceu ao Conselho Municipal da Juventude de Celorico de Basto e foi dirigente político e diretor de algumas associações locais.
Co-Criador de atividades de índole juvenil do qual se destaca o Festival “Gandarela`s Fest”.
Apaixonado por futebol ( já teve a sua empresa de agenciamento de jogadores), adora viajar, estar com os amigos, andar pela natureza e desafiar os seus limites.
Aprecia leitura, comédia, teatro e um belo pôr do sol e tem como hobbie ser um pai chato e brincalhão!
Acredita que cada um de nós pode melhorar o Mundo!!!
E tem dois amores: A Francisca e a Leonor.
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