Início / Study / Stand-Alone Course Units / Infraestruturas Verdes Urbanas
Presentation
(Português)
A promoção de infraestruturas verdes é, atualmente, um objetivo prioritário da União Europeia, pelos inúmeros benefícios e serviços de ecossistema que proporcionam, sejam eles económicos (pelo aumento da eficiência energética, aumento do isolamento térmico, aumento da longevidade do edificado e valorização imobiliária), ambientais (pelo aumento da biodiversidade e área verde em contexto urbano, redução da poluição atmosférica, regulação do clima e do ciclo hidrológico) ou sociocomunitários (pelo potencial para produção de alimentos e melhoria da qualidade de vida).
Os habitantes de edifícios com coberturas ou paredes verdes poderão efetivamente beneficiar de redução de consumos energéticos, atenuação do ruído e de um espaço verde disponível para atividades culturais, recreativas e até terapêuticas (como por exemplo, horticultura terapêutica), com reconhecidos benefícios para a saúde.
As coberturas e fachadas verdes contribuem para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis e resilientes às alterações climáticas.
Em Portugal, no Programa do XXII Governo Constitucional consta “incentivar a instalação de fachadas e coberturas verdes como forma de promoção de eficiência energética, gestão de água e qualidade do ar em estruturas e edifícios” e “promover a utilização das coberturas de edifícios para a produção de produtos hortícolas nas cidades em conjugação com a promoção da biodiversidade e a produção de energia renovável”.
(Português)
No final da ação de curta duração, a quem tenha obtido aprovação será emitido o certificado correspondente de atribuição de 3 ECTS pela Escola Superior Agrária (ESA) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
Metodologias de ensino e aprendizagem
As metodologias de ensino e aprendizagem incluem:
Mais importante que a transmissão de conhecimentos é a aquisição de competências com base na reflexão e crítica dos temas apresentados, através de debate orientado em torno dos vários assuntos abordados. O aprofundamento dos conhecimentos através da realização de exercícios práticos permite aos participantes desenvolverem competências, fomentando simultaneamente um pensamento crítico cientifica e tecnicamente fundamentado.
Mais informação sobre o PRR|Baits: Ativar (ipvc.pt)
Access
(Português)
Podem candidatar-se a esta ação de curta duração todos os profissionais das áreas de design, arquitetura, arquitetura paisagista, engenharia civil, ciências do ambiente e agronomia e outras áreas afins, que pretendam adquirir conhecimentos sobre os diversos métodos construtivos para a instalação de coberturas e fachadas verdes, bem sobre como vantagens e limitações dos sistemas tradicionais e modernos deste tipo de soluções, e ainda desenvolver competências para a sua conceção e manutenção.
É recomendável que os participantes tenham conhecimentos de desenho técnico e dominem tecnologias de desenho assistido por computador. Deverão ter mais de 18 anos.
Conteúdos programáticos
Goals
(Português)
Esta ação de curta duração (ACD) permite ao participante adquirir conhecimentos sobre os diversos métodos construtivos para a instalação de coberturas e fachadas verdes, bem como vantagens e as limitações dos sistemas tradicionais e modernos deste tipo de soluções, e ainda desenvolver competências para a sua conceção e manutenção.
No final do processo de ensino-aprendizagem, os participantes ficam aptos a desenvolver um projeto de cobertura e/ou fachada verde e a conceber planos de manutenção, que assegurem a sua longevidade e bom estado de conservação.
As aulas serão lecionadas por técnicos da ANCV – Associação Nacional de Coberturas Verdes, com experiência comprovada em projetos e obras de infraestruturas verdes, em regime de colecionação com docentes da ESA-IPVC.
A ação de curta duração tem como objetivos:
Graduate profile
(Português)
Esta ação de curta duração destina-se a profissionais (com mais de 18 anos) das áreas de Design, Arquitetura, Arquitetura Paisagista, Engenharia Civil, Ciências do Ambiente e Agronomia, entre outros. É recomendado que os participantes tenham conhecimentos de desenho técnico e dominem tecnologias de desenho assistido por computador.
Study Plan
Curricular Unit | Area | Type | Contact hours | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Infraestruturas Verdes Urbanas: Coberturas e Fachadas Verdes | CA | A | TP:13.00 | PL:12.00 | 3.00 | Consult |
Partnerships and internships
(Português) A Ação de Curta Duração em Infraestruturas Verdes Urbanas: Coberturas e Fachadas Verdes tem como parceira a Associação Nacional de Coberturas Verdes | https://www.greenroofs.pt/
Ana Cristina Rodrigues (IPVC/ANCV) | Coordenadora | acrodrigues@esa.ipvc.pt
Ana Cristina Rodrigues é Engenharia Biológica (UM, 1995), Mestre em Tecnologias do Ambiente e Doutorada em Engenharia Química e Biológica (UM, 2003). Pós-doutorada em Requalificação de Sistemas Aquáticos Eutrofizados. É Professora Adjunta e Subdiretora da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). É investigadora (membro integrado) da proMetheus – Unidade de Investigação em Materiais, Energia e Ambiente para a Sustentabilidade do IPVC e do Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho (membro colaborador). Foi sócia-fundadora da spin-off Simbiente – Engenharia e Gestão Ambiental (2004-2009). Desenvolve atividade pedagógica e técnico-científica nas áreas de gestão ambiental, ecotecnologias para o tratamento de águas e resíduos, conservação e recuperação de ecossistemas. Coordena projetos de sustentabilidade, economia circular e eficiência hídrica.
Maria Gabriela Martins Dias (ESA-IPVC) | Co-coordenadora | gabriela@esa.ipvc.pt
Licenciada em Arquitetura Paisagística e Mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano e Especialista em Arquitetura Paisagista/Ordenamento do Território. Professora Adjunta da ESA-IPVC. Coordenadora do Grupo Disciplinar de Ciências Ambientais do IPVC. Desenvolve atividade pedagógica e técnico-científica em ordenamento do território, conservação da natureza e ecologia da paisagem, gestão da biodiversidade, restauro ecológico.
Ana Mesquita (ANCV)
Licenciada e com mestrado em Arquitetura Paisagista pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, tendo realizado parte do seu percurso académico na cidade de Copenhaga, na Dinamarca, como bolseira do programa Erasmus. O seu percurso profissional teve foco nas Coberturas Verdes, nomeadamente no desenho, conceção e aconselhamento de projeto. É atualmente coordenadora geral da empresa Landlab lda. Frequentemente realiza workshops e ações de formação sobre Coberturas e Paredes Verdes.
Cristina Calheiros (CIIMAR/ANCV)
Cristina Calheiros é Engenheira do Ambiente (ESB-UCP) e Doutorada em Biotecnologia (Ciência e Engenharia do Ambiente). É membro sénior da Ordem dos Engenheiros. Lecionou na ESB-Universidade Católica Portuguesa e é Professora convidada no Mestrado em Environmental Sciences and Management at Institute of Science and Environment na University of Saint Joseph – Macau SAR/China. Atualmente, é investigadora no CIIMAR-Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto. As suas áreas de investigação englobam biorremediação de solos e águas, gestão e tratamento de águas, desenvolvimento e estudo de ecotecnologias (nomeadamente coberturas verdes, leitos de plantas e ilhas flutuantes), infraestruturas verdes e serviços dos ecossistemas em contexto urbano, educação para a sustentabilidade e economia circular. É membro fundador da Associação Nacional de Coberturas Verdes.
Paulo Palha (ANCV/Neoturf/Landlab)
Licenciado em Engenharia Agronómica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), desde 1999 desenvolve trabalhos nas áreas da arquitetura paisagista, construção e manutenção de jardins, coberturas verdes e infraestruturas verdes. É atualmente diretor-geral da empresa Neoturf, tendo fundado a empresa Landlab. Já desenvolveu inúmeros projetos de jardins e coberturas verdes, tendo coordenado as obras/instalação da grande maioria destes, alguns deles no estrangeiro. Foi fundador da Associação Nacional de Coberturas Verdes ANCV, da qual é o atual presidente da direção. Neste âmbito, salientar a coordenação do grupo de trabalho para o primeiro Guia Técnico Português para projeto, construção e manutenção de coberturas verdes e, mais recentemente, a autoria e coordenação do Projeto Quinto Alçado do Porto, projeto que pretende definir como introduzir as coberturas verdes na estratégia ambiental e urbanística da cidade do Porto. Este projecto foi distinguido internacionalmente e premiado na conferência “Green Infrastructure: Nature Based Solutions for Sustainable and Resilient Cities” (2017), que se realizou em Orvieto, Itália. É, atualmente, presidente do board da EFB (Federação Europeia de coberturas verdes) e representante de Portugal na World Green Infrastructure Network WGIN. Tem desenvolvido trabalhos de investigação no âmbito das coberturas verdes, soluções com base na natureza (nature based solutions), infraestruturas verdes (green infrastructures) e serviços ecossistémicos (ecosystem services), estando muitos destes trabalhos publicados. É convidado frequentemente para a realização de cursos, aulas em diversas universidades, conferências e júris, a nível nacional e internacional. Ao longo da sua carreira já ganhou inúmeros prémios nacionais e internacionais.