Início / Study / Stand-Alone Course Units / Food Design
Presentation
(Português)
A formação microcredenciada em Food Design explora a interseção entre design e alimentação através do food design, com enfoque na inovação e criatividade no desenvolvimento de produtos, serviços e experiências gastronómicas.
Combinando teoria e prática laboratorial, aborda todo o ciclo alimentar, da produção ao consumo, numa abordagem transdisciplinar e holística. Os participantes terão acesso a ferramentas e métodos para criar soluções alimentares inovadoras, considerando a fisiologia do gosto para compreender as características sensoriais dos alimentos e desenvolver novos conceitos gastronómicos. A sustentabilidade e a democratização são eixos centrais do curso, promovendo uma visão alargada dos sistemas alimentares e das suas relações com a natureza, a cultura, a saúde, a nutrição, o espaço e o tempo.
Ao longo da formação, os estudantes desenvolvem um projeto teórico-prático, aplicando metodologias específicas para resolver desafios do sistema alimentar contemporâneo. Esta experiência permite o desenvolvimento de competências em inovação, design e sustentabilidade, preparando os participantes para transformar o setor alimentar.
(Português)
Esta formação microcredenciada tem o objetivo capacitar os formandos a explorar e aplicar conhecimentos sobre as características sensoriais dos alimentos, a fisiologia do gosto, o Food Design e a sustentabilidade alimentar, através da criação de produtos, serviços e experiências inovadoras, incentivando uma abordagem holística e interdisciplinar que integra teoria e prática, análise crítica do sistema alimentar e comunicação.
Metodologias de ensino e aprendizagem
As metodologias de ensino-aprendizagem promovem uma visão holística do sistema alimentar através da lente do Food Design com: aulas expositivas e diálogo para uma discussão teórica e conceptual; análise de estudos de caso para um entendimento maior entre a teoria e a prática; workshops práticos para aplicação de conceitos; projeto de grupo para colaboração e criação de protótipos; tutoria para acompanhar o desenvolvimento de projeto; e avaliação com feedback contínuo para garantir uma melhor compreensão dos conceitos.
Calendário
16, 17 e 18 de junho
Horário
Laboral: 09h às 18h
A formação confere 3 créditos (ECTS).
Bolsa Incentivo PRR
Bolsa correspondente a 100% do custo da formação a ser atribuída a quem concluir o curso com sucesso e em tempo útil.
PRR BDA: Blue Design Alliance
Access
(Português)
A curso microcredenciado em Food Design destina-se a estudantes com formação ou experiência em áreas como Design, Alimentação, Sustentabilidade ou Inovação, bem como interesse na criação de produtos e serviços alimentares através de abordagens criativas e práticas. Formação adequada para pessoas com qualificação de nível de licenciatura (nível 6 EQF). Apenas disponível para candidatos com idade superior a 18 anos.
Conteúdos programáticos
Módulo 1 – Introdução ao Food Design – 6h
– Introdução ao Food Design
-Do design e alimentação ao Food Design
– Novos territórios de atuação para o design e alimentação
– Design, criatividade, inovação e processo criativo
– Ferramentas e métodos para o desenvolvimento de produtos, serviços e experiências alimentares
Módulo 2 – Fisiologia do gosto – 6h
– Food Design: Criatividade e Exploração Sensorial
– Design sensorial na alimentação
– Exploração sensorial ingrediente cru
– Exploração sensorial ingrediente processado
Módulo 3 – Sustentabilidade e Democratização da Alimentação – 6h
– Food Design: sustentabilidade e responsabilidade social
– Conceitos e aplicações
– Sustentabilidade e inovação na produção e desenvolvimento de produtos, serviços e experiências alimentares
– Ecologia e resíduos orgânicos
– Impacto social
Módulo 4 – Projeto: O Food Design como Ferramenta de Literacia Alimentar – 6h
– Food Design: política, cultura e sociedade
– Comunicação e novos media na alimentação
– Narrativas e mitos alimentares
– Persuasão e Storytelling
– Rituais e tradições alimentares
Goals
(Português) Ao concluir este curso pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
Study Plan
Curricular Unit | Area | Type | Contact hours | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Food Design | EA | S2 | TP:24.00 | 3.00 | Consult |
(Português)
Ricardo Pereira Pinto | Coordenador
Ciência ID: 9814-6B05-9C03
Ricardo Bonacho | Formador
https://www.cienciavitae.pt/8916-97B8-40A1
https://orcid.org/0000-0001-6804-7188
Ricardo Bonacho é doutorado em Design, com especialização em Food Design, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, onde é investigador colaborador do CIAUD. Detém o título de Especialista em Audiovisuais e Produção dos Media (CNAEF 213), é pós-graduado em Design de Comunicação e Novos Media pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e licenciado em Design de Comunicação e Técnicas Gráficas pelo Instituto Politécnico de Portalegre.
É Professor Auxiliar na Universidade Europeia de Lisboa, coordenador da Licenciatura em Gestão Hoteleira e docente convidado na ELISAVA – Escola Universitária de Design e Engenharia de Barcelona e na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no programa de doutoramento Patrimónios Alimentares: Identidades e Culturas. Foi, durante uma década, coordenador e docente dos mestrados em Inovação em Artes e Ciências Culinárias e em Food Design na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), onde atualmente leciona nas áreas de Food Design, Eating Design, e-Marketing e Design Digital. É também docente na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (IPLeiria), em unidades curriculares como Design Aplicado à Culinária, Design e Comunicação e Criatividade e Food Design.
É investigador colaborador no CEAUL – Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa, onde coordena a área de Design e Comunicação do programa Receiving | Perceiving English Literature.
Co-fundador da associação sem fins lucrativos FORK – Food Design for Opportunities, Research and Knowledge e do Food Design Lab Lisboa, é também Diretor de Marketing, Comunicação e Inovação na Imppacto, Catering & Events. Paralelamente, mantém uma prática ativa como designer de comunicação sénior, com mais de uma década de experiência, desenvolvendo projetos próprios e colaborativos em Portugal, França, Reino Unido, Brasil e África do Sul, com enfoque na interseção entre design, gastronomia e comunicação.
Participou em exposições e conferências nacionais e internacionais, nomeadamente no âmbito da Experimenta Design (2011, 2013) e do projeto Experiencing Food (EFOOD 2017, 2019). As suas áreas de investigação e docência abrangem o Design, Comunicação, Inovação, Gastronomia, Turismo Gastronómico, Comportamento do Consumidor, Marketing e Novos Media.