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Presentation
(Português)
A política educativa em Portugal está claramente comprometida com uma Educação Inclusiva (cf. DL 54/2018), que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa.
A pós-graduação em Educação Especial e Inclusão tem como principal objetivo proporcionar uma formação especializada para profissionais que desejam aprofundar competências neste domínio, capacitando-os para lidar de forma eficaz com a complexidade e as exigências de uma sociedade onde a diversidade se assume, simultaneamente, como um desafio e uma oportunidade para uma melhor educação e formação.
Este curso é proposto na área de formação especializada em Educação Especial, no domínio de Necessidades Educativas Especiais (cf. Dl 95/1997 e Portaria 212/2009 de 23 de fevereiro). A sua frequência constitui uma oportunidade valiosa para docentes de todos os níveis de ensino e, igualmente, para outros profissionais técnicos das áreas da educação, social ou da saúde, para desenvolverem e ampliarem conhecimentos e competências técnicas neste domínio de forma que a sua atuação seja mais qualificada e comprometida com a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade para todos.
A pós-graduação em Educação Especial e Inclusão está integrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito específico da medida de Impulso Adulto, indo ao encontro das exigências inerentes à formação ao longo da vida numa perspetiva de capacitação e atualização de profissionais.
Neste sentido, e com o objetivo de oferecer oportunidades de frequência da formação mais flexíveis e adaptadas a profissionais no ativo, o curso desenvolve-se em modalidade b-learning, com horários pós-laborais distribuídos em sessões presenciais e sessões online, síncronas e assíncronas.
(Português)
Relevância atual da temática da Educação Especial e Inclusiva, designação que vem ampliar e atualizar a anteriormente utilizada, e procura crescente de profissionais devidamente atualizados e especializados nesta área.
Formação com pertinência transversal a professores de todos os níveis de ensino e outros profissionais das áreas social, da educação e da saúde (como psicólogos, assistentes sociais, terapeutas e outros intervenientes no âmbito escolar).
Formação orientada para a prática, com o objetivo de desenvolvimento de competências técnicas em Educação Especial e Inclusão, suportadas num quadro de conhecimentos e de investigação no domínio.
Formação atualizada sobre o quadro conceptual da educação inclusiva e a sua operacionalização em sala de aula e na escola (todas as crianças e alunos com acesso e participação, de modo pleno e efetivo, aos mesmos contextos educativos).
Mais informação sobre o PRR|Baits: Ativar (ipvc.pt)
Access
(Português)
Docentes dos diferentes níveis de educação e ensino; outros profissionais técnicos das áreas da educação, social ou da saúde.
Goals
(Português)
Graduate profile
(Português)
Docentes e outros profissionais das áreas da educação, social e da saúde qualificados para o exercício das funções de apoio, de acompanhamento e de integração socioeducativa de indivíduos com necessidades educativas especiais.
Nota: Curso a ser submetido à apreciação do Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) – para creditação da formação e reconhecimento como habilitação para o exercício de funções de docente especializado e para a docência do Grupo 910, no quadro da legislação aplicável.
Professional outcomes
(Português)
Os profissionais que concluam esta formação avançada em Educação Especial e Inclusão têm um leque alargado de saídas profissionais, sendo as mais frequentes:
É importante sublinhar que a Educação Especial é uma área em constante evolução, com novas oportunidades de emprego a surgir regularmente.
Continuing Studies
(Português)
Créditos:
– Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS): 60 créditos
Study Plan
Curricular Unit | Area | Type | Contact hours | ECTS | PUC |
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Fundamentos da Educação Especial e Inclusão | EFP | S1 | TP:25.00 | 6.00 | Consult |
Design curricular inclusivo | EFP | S1 | TP:25.00 | 6.00 | Consult |
Diferenciação pedagógica e avaliação das aprendizagens | EFP | S1 | TP:25.00 | 6.00 | Consult |
Desenvolvimento e Aprendizagem: domínios cognitivo e socio-emocional | EFP | S1 | TP:25.00 | 6.00 | Consult |
Desenvolvimento e Aprendizagem: domínio motor | EFP | S1 | TP:25.00 | 6.00 | Consult |
Trajetórias (in)adaptativas do desenvolvimento | CPS | S2 | TP:25.00 | 6.00 | Consult |
Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade | EFP | S2 | TP:25.00 | 6.00 | Consult |
Educação em contextos multiculturais | EFP | S2 | TP:25.00 | 6.00 | Consult |
Transição para a vida pós-escolar | EFP | S2 | TP:25.00 | 6.00 | Consult |
Projeto | EFP | S2 | S:25.00 | 6.00 | Consult |
Partnerships and internships
(Português)
Rede de Agrupamentos de Escolas e de outras instituições com protocolo de cooperação com a ESE-IPVC.
(Português) Coordenação
Teresa Gonçalves e Rosalina Veiga
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