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Presentation
(Português)
A política educativa em Portugal está claramente comprometida com uma Educação Inclusiva (cf. DL 54/2018), que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa.
A pós-graduação em Educação Especial e Inclusão tem como principal objetivo proporcionar uma formação especializada para profissionais que desejam aprofundar competências neste domínio, capacitando-os para lidar de forma eficaz com a complexidade e as exigências de uma sociedade onde a diversidade se assume, simultaneamente, como um desafio e uma oportunidade para uma melhor educação e formação.
Este curso é proposto na área de formação especializada em Educação Especial, no domínio de Necessidades Educativas Especiais (cf. Dl 95/1997 e Portaria 212/2009 de 23 de fevereiro). A sua frequência constitui uma oportunidade valiosa para docentes de todos os níveis de ensino e, igualmente, para outros profissionais técnicos das áreas da educação, social ou da saúde, para desenvolverem e ampliarem conhecimentos e competências técnicas neste domínio de forma que a sua atuação seja mais qualificada e comprometida com a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade para todos.
A pós-graduação em Educação Especial e Inclusão está integrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito específico da medida de Impulso Adulto, indo ao encontro das exigências inerentes à formação ao longo da vida numa perspetiva de capacitação e atualização de profissionais.
Neste sentido, e com o objetivo de oferecer oportunidades de frequência da formação mais flexíveis e adaptadas a profissionais no ativo, o curso desenvolve-se em modalidade b-learning, com horários pós-laborais distribuídos em sessões presenciais e sessões online, síncronas e assíncronas.
(Português)
Relevância atual da temática da Educação Especial e Inclusiva, designação que vem ampliar e atualizar a anteriormente utilizada, e procura crescente de profissionais devidamente atualizados e especializados nesta área.
Formação com pertinência transversal a professores de todos os níveis de ensino e outros profissionais das áreas social, da educação e da saúde (como psicólogos, assistentes sociais, terapeutas e outros intervenientes no âmbito escolar).
Formação orientada para a prática, com o objetivo de desenvolvimento de competências técnicas em Educação Especial e Inclusão, suportadas num quadro de conhecimentos e de investigação no domínio.
Formação atualizada sobre o quadro conceptual da educação inclusiva e a sua operacionalização em sala de aula e na escola (todas as crianças e alunos com acesso e participação, de modo pleno e efetivo, aos mesmos contextos educativos).
Mais informação sobre o PRR|Baits: Ativar (ipvc.pt)
Access
(Português)
Docentes dos diferentes níveis de educação e ensino; outros profissionais técnicos das áreas da educação, social ou da saúde.
Goals
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Graduate profile
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Docentes e outros profissionais das áreas da educação, social e da saúde qualificados para o exercício das funções de apoio, de acompanhamento e de integração socioeducativa de indivíduos com necessidades educativas especiais.
Nota: Curso a ser submetido à apreciação do Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) – para creditação da formação e reconhecimento como habilitação para o exercício de funções de docente especializado e para a docência do Grupo 910, no quadro da legislação aplicável.
Professional outcomes
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Os profissionais que concluam esta formação avançada em Educação Especial e Inclusão têm um leque alargado de saídas profissionais, sendo as mais frequentes:
É importante sublinhar que a Educação Especial é uma área em constante evolução, com novas oportunidades de emprego a surgir regularmente.
Continuing Studies
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Créditos:
– Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS): 60 créditos
Study Plan
Curricular Unit | Area | Type | Contact hours | ECTS | PUC |
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Fundamentos da Educação Especial e Inclusão | EFP | S1 | TP:25.00 | 6.00 | Consult |
Design curricular inclusivo | EFP | S1 | TP:25.00 | 6.00 | Consult |
Diferenciação pedagógica e avaliação das aprendizagens | EFP | S1 | TP:25.00 | 6.00 | Consult |
Desenvolvimento e Aprendizagem: domínios cognitivo e socio-emocional | EFP | S1 | TP:25.00 | 6.00 | Consult |
Desenvolvimento e Aprendizagem: domínio motor | EFP | S1 | TP:25.00 | 6.00 | Consult |
Trajetórias (in)adaptativas do desenvolvimento | CPS | S2 | TP:25.00 | 6.00 | Consult |
Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade | EFP | S2 | TP:25.00 | 6.00 | Consult |
Educação em contextos multiculturais | EFP | S2 | TP:25.00 | 6.00 | Consult |
Transição para a vida pós-escolar | EFP | S2 | TP:25.00 | 6.00 | Consult |
Projeto | EFP | S2 | S:25.00 | 6.00 | Consult |
Partnerships and internships
(Português)
– ĖUROFÄBŘIQŪĘ ART CAMP – participação na residência artística promovida pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira, na qual estiveram presentes representantes de 13 instituições de ensino nacionais e internacionais. Setembro 2024, Vila Nova de Cerveira.
– Mar das ilhas -exposição de alunos finalistas do cursos de Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, Mercado Municipal, Espaço Linha Norte e CMIA/Mnemonic Pavillion. Viana do Cabelo, Junho 2024.
– Pensar, queimar, repetir – Workshop de Raku e exposição de cerâmica com projetos realizados sob a orientação de Lídia Bispo, Hugo Marrafas e João Carqueijeiro. Abril 2024.
– Daniel Moreira e Rita Castro Neves – Residência artística + conferência + apresentação. Fevereiro 2023, Escola Superior de Educação.
– Curso de Antropologia Visual: Autobiografias, Antropologia, Cinema e Educação. Curso on-line e presencial organizado de forma colaborativa com Instituições de Ensino Superior como a Escola Superior de Educação do IPVC, a Universidade Rey Juan Carlos, de Espanha, e a Universidade Federal de Pernambuco, do Brasil, com a AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual e com ligações a Union de Cineastas, Educar la mirada, RIAA – Rede de Investigadores em Antropologia Audiovisual, Rede Cultura Visual e Associação Olho Largo, Cabo Verde. 2022-23.
– Arte em Trânsito – projeto em colaboração com a Câmara Municipal de Monção, centrado na a divulgação e promoção da arte contemporânea e que envolve 3 instituições de ensino superior. A nossa participação iniciou-se em 2021 e prolonga-se até aos dias de hoje.
Rede de Agrupamentos de Escolas e de outras instituições com protocolo de cooperação com a ESE-IPVC.
(Português) Coordenação
Teresa Gonçalves e Rosalina Veiga