Início / Study / Stand-Alone Course Units / Desenvolvimento Sustentável
Presentation
(Português)
A formação microcredenciada de Desenvolvimento Sustentável explora a convergência entre sustentabilidade e o potencial do oceano dentro da economia azul. Começando com ‘A Chamada Urgente à Ação’, aborda o alarme societal, destacando riscos, desafios e a importância do capital natural azul, bem como a sua interação e relevância com a Agenda 2030, especialmente as diretrizes dos ODS.
Discute-se também os critérios ESG aplicados à economia azul, essenciais para a construção da sustentabilidade corporativa a longo prazo.
Esta formação foi desenhada e será implementada em parceria entre o Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Competência em Economia Azul.
Conteúdos programáticos
(Português)
A formação microcredenciada de Desenvolvimento Sustentável explora temas emergentes da sustentabilidade no contexto dos oceanos, nomeadamente:
Calendário
2, 3, 4, 9, 10, 19 de abril
Horário
Pós-Laboral: 18h30 – 21h30 e uma sessão em formato híbrido presencial/à distância (19 de abril entre as 09h30 – 17h30).
A formação confere 3 créditos (ECTS).
Bolsa Incentivo PRR
Bolsa correspondente a 50% do valor da propina a ser atribuída a quem concluir a formação com sucesso e em tempo útil.
PRR BDA: Blue Design Alliance
Access
(Português) Podem candidatar-se a esta Formação Microcredenciada:
O reconhecimento a que se referem as alíneas c) e d) do número anterior tem como efeito apenas o acesso à pós-graduação e não confere aos seus titulares a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.
Os estudantes finalistas de licenciatura podem ser admitidos condicionalmente, devendo entregar o documento comprovativo da conclusão do curso de licenciatura até ao último dia da pós-graduação.
Goals
(Português)
Nesta formação de Desenvolvimento Sustentável, os estudantes irão adquirir uma série de competências essenciais para enfrentar os desafios ambientais e sociais contemporâneos. Inicialmente, desenvolverão uma compreensão crítica dos principais problemas ambientais e sociais globais, reconhecendo a urgência de ações sustentáveis. Esta sensibilização promoverá uma atitude proativa na procura de soluções com impacto na economia azul. Além disso, os alunos aprenderão sobre a importância dos recursos marinhos e costeiros, compreendendo seu valor ecológico e económico, e serão capazes de propor estratégias para a gestão sustentável desses recursos, alinhadas aos princípios da economia azul.
Adicionalmente pretende-se a familiarizarão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com um foco especial no ODS 14. Pretende-se neste âmbito que os alunos deverão ser capazes de desenvolver planos de ação para implementar esses objetivos em contextos locais e globais. No âmbito da Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG), entenderão os seus princípios e aplicação na economia azul, sendo capazes de avaliar o impacto das práticas empresariais no ambiente marinho e propor melhorias.
No que diz respeito às alterações climáticas, os estudantes aprenderão a identificar e analisar os impactos das mudanças climáticas nos ecossistemas marinhos e serão capazes de propor estratégias de adaptação e mitigação para reduzir esses efeitos. Aufere-se a compreensão sobre as fontes e os efeitos das emissões de gases de efeito estufa e desenvolverão estratégias para reduzir essas emissões. Além disso, aprenderão sobre os diferentes mecanismos de compensação de carbono e sua eficácia, sendo capazes de identificar e implementar técnicas de sequestro de carbono em ambientes marinhos.
Em relação à poluição marinha, os estudantes aprenderão a identificar as principais fontes de poluição e avaliar seus impactos nos ecossistemas e na saúde humana. Compreenderão os problemas associados ao plástico nos oceanos e os desafios para a sociedade, propondo soluções inovadoras para reduzir essa poluição. Adicionalmente, os alunos aprenderão os princípios da economia circular e regenerativa e serão capazes de aplicá-los em projetos de sustentabilidade oceânica.
No contexto das empresas e do oceano 2030, os estudantes aprenderão a integrar a sustentabilidade nas estratégias corporativas, promovendo a responsabilidade corporativa em relação ao ambiente marinho. Eles aprenderão a medir o impacto das boas práticas empresariais no ambiente marinho e elaborar relatórios transparentes sob a alçada internacional da diretiva de reporte ESG.
Esta formação pretende culminar com a capacitação de líderes de empresas ou potenciais empreendedores em economia azul a construir um negócio fundado numa estratégia de sustentabilidade e plano de ação com impacto positivo para stakeholders e sociedade.
Graduate profile
(Português)
A formação microcredenciada de Desenvolvimento Sustentável dirige-se a todas as pessoas e organizações que pretendam aproveitar as oportunidades que a economia azul oferece, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. É particularmente relevante para:
Professional outcomes
(Português)
A formação de Desenvolvimento Sustentável dirige-se a todas as pessoas e organizações que pretendam aproveitar as oportunidades que a economia azul oferece, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. É particularmente relevante para:
Study Plan
Curricular Unit | Area | Type | Contact hours | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Desenvolvimento Sustentável | EFC | S2 | TP:21.00 | 3.00 | Consult |
Partnerships and internships
(Português)
Esta formação microcredenciada resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Competência em Economia Azul.
Colaboração
De forma a garantir uma forte ligação entre os conteúdos lecionados à experiências práticas desenvolvidas em contexto real, a formação microcredenciada foi concebida com a preocupação de envolver especialista de entidades de referência nos mais diversos temas lecionados.
Neste sentido, de forma a incorporar conhecimentos e competências altamente especializadas nos temas dos Recursos Marinhos Naturais, Biotecnologia Marinha e Aquacultura Sustentável, este curso conta com a colaboração do Blue Bioeconomy CoLAB (B2E CoLAB).
(Português)
Clara Silva | Linkedin
Conta com 14 anos de experiência em gestão de projetos ambientais e de investigação científica em contexto empresarial e público.
Tem desenvolvido diversas atividades formativas para entidades públicas, privadas e ONG´s, em temáticas relacionadas com a sustentabilidade corporativa, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, as novas metodologias de ideação e top 10 skills, bem como outras ações de capacitação e desenvolvimento pessoal e social, tendo ao longo destes 15 anos de ação formativa, alcançado uma cadência anual de 2000 pessoas formadas/ano.
Coach com PNL e Arquetípico desde 2016, abraça iniciativas de coaching vocacional e empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável em projetos intermunicipais e ONG’s, tendo sido oradora convidada para várias conferências e seminários e para a realização e revisão de artigos científicos e artigos de opinião em redor destes drivers.
Foi Senior Consultant em sustentabilidade e inovação, nas consultoras Winning Scientific Management e Sair da Casca. Atualmente reforça a sua motivação e competência na consultoria nas áreas de sustentabilidade corporativa e mobilização do capital humano, gerindo e acompanhando projetos de estratégia, roadmaps com integração de ODS e reporting de sustentabilidade, nos setores do retalho, transportes, turismo, crédito ao consumo, agro-industrial, entre outros.
Em 2023 tornou-se co-fundadora do Projeto EarthWiseAlliance, um hub de talento que pretende empoderar pessoas e organizações para regenerar o mundo.
É Licenciada em Biologia e Mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora, com Pós-graduação em Gestão de Sustentabilidade pelo ISEG – Lisbon School of Economics Management.