(Português) Conciliação | IPVC é exemplo na região
Publication date
Sessão de capacitação “Work Life Balance” debateu formas de conciliação entre vida profissional e pessoal.
O Politécnico de Viana do Castelo participou na sessão de capacitação “Work Life Balance”, que decorreu no âmbito da Mercatus – Agrupamento Europeu de Interesse Económico Transfronteiriço entre a Galiza e o Norte de Portugal, em colaboração com a CEVAL, a Câmara do Comércio de Tui e a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.
A iniciativa, que juntou perto de três dezenas de empresários, representantes de entidades e instituições das duas regiões, contou com a presença da vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Sofia Rodrigues, e do administrador dos SAS-IPVC, Luís Ceia.
Em cima da mesa esteve o debate sobre a importância de haver mais equilíbrio ente a vida profissional e pessoal dos trabalhadores, com destaque para políticas de horários flexíveis, políticas de conciliação, cultura empresarial e aposta nas novas tecnologias, de forma a facilitar o trabalho, assim como um maior apoio médico e o desenvolvimento de atividades de confraternização e descontração nas empresas, porque colaboradores mais satisfeitos geram melhores resultados.
O objetivo destas sessões de capacitação é dotar os participantes de conhecimentos que podem ser implementados nas suas empresas, tornando a região mais forte em termos empresariais e também mais atrativa para quem procura trabalho. E o Politécnico de Viana do Castelo está na linha da frente.
Recorde-se que o IPVC foi uma das primeiras instituições do país a ter um Sistema de Gestão da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal certificado, tendo sido, de resto, a primeira Instituição de Ensino Superior em Portugal a assinar o Pacto de Conciliação, que tem como fundamento promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, familiar e pessoal como condição para uma efetiva igualdade entre homens e mulheres.