(Português) Bolsas e apoios já em 2024/25
Publication date
Como o objetivo de apoiar os estudantes com mais dificuldades económicas e premiar e promover o sucesso académico, o Politécnico de Viana do Castelo reforça o leque de bolsas e apoios a atribuir aos seus estudantes. Para o ano letivo 2024/25, o IPVC acrescenta a bolsa de apoio à aquisição de materiais pedagógicos, no âmbito do projeto Com.Sigo+, cofinanciada pelo PRR, e são também reforçadas as bolsas por mérito.
Apoiar os estudantes com mais dificuldades económicas e, simultaneamente, promover e premiar o sucesso académico. São estas as razões fundamentais por detrás das novas bolsas que o Politécnico de Viana do Castelo coloca à disposição dos seus estudantes no próximo ano letivo.
A bolsa de apoio à aquisição de materiais pedagógicos, que se insere no projeto do IPVC Com.Sigo+ Impulso Jovem – Programa de Promoção do Sucesso e Redução de Abandono Escolar no Ensino Superior, cofinanciado no âmbito do PRR, e a bolsa por mérito, paga diretamente pela DGES, juntam-se ao leque de apoios que o Politécnico de Viana do Castelo disponibiliza aos seus estudantes, numa política centrada na promoção do ensino e no combate ao abandono e ao insucesso escolar.
A primeira bolsa destina-se a estudantes do IPVC matriculados no primeiro e pela primeira vez num CTeSP ou num curso de licenciatura.
São legíveis para esta bolsas, os estudantes que, tendo feito candidatura à bolsa de estudo da DGES, não tenham adquirido o estatuto de aluno bolseiro.
Quanto à bolsa por mérito, cujas regras técnicas foram alteradas, podem apresentar candidatura os estudantes de um CTeSP, de um curso de licenciatura ou de um curso de mestrado. O valor corresponde a cinco vezes o valor do Salário Mínimo Nacional em vigor no início do ano letivo.
Mas estes não são os únicos apoios destinados aos estudantes do Politécnico de Viana do Castelo. À semelhança do que vem acontecendo, o IPVC volta a ter à disposição dos estudantes, para o ano letivo 2024/25, as Bolsas de Incentivo PRR-Baits.
Bolsa da Igualdade
De forma a promover a igualdade de género nas escolhas vocacionais, o Politécnico de Viana do Castelo criou as Bolsas de Igualdade, a atribuir, no primeiro ano letivo, às estudantes que optem por um curso de licenciatura em Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrónica, Engenharia Civil e do Ambiente e Engenharia de Redes e Sistemas de Computadores. Ou ao estudante que opte por um curso de licenciatura em Educação Básica ou Enfermagem.
Bolsa Melhor PAP nas TIC
Para quem acaba de terminar o ensino secundário também há uma bolsa a atribuir ao estudante com a melhor PAP na área das TIC, proveniente de uma escola do Alto Minho e do ensino profissional.
Bolsas Estudantes Internacionais
Ainda no âmbito do PRR-Baits, o Politécnico de Viana do Castelo tem também ao dispor do estudante internacional uma bolsa de instalação, com a duração de três. O objetivo é auxiliar o aluno nas despesas relacionadas com o alojamento e alimentação.
Bolsas de Deslocação para Estágio
Por fim, a bolsa para deslocação para estágio destina-se a estudantes a frequentar um CTeSP ou um curso de licenciatura com menor capacidade económica e não beneficiários de bolsa de estudo da DGES que se encontrem a estagiar fora do local onde está instalada a Instituição de Ensino Superior que frequenta e a mais de 10 km de distância da residência.
Outros Apoios e Bolsas IPVC
A Bolsa de Apoio Social complementa outros apoios sociais que tenham sido disponibilizados direta ou indiretamente aos estudantes. Estas bolsas estão disponíveis para todos os alunos inscritos no IPVC.
Para beneficiar deste apoio, o aluno pode candidatar-se através da plataforma SASocial - Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ipvc.pt) e referir a sua disponibilidade para colaborar nos serviços do IPVC. Em troca dos serviços prestados, os estudantes recebem um apoio financeiro. Trata-se de uma bolsa que tem de ser conciliada com a disponibilidade de horário do aluno.
Bolsas Fundação José Neves
Bolsas reembolsáveis para estudantes de CTeSP, mestrados e pós-graduações. O ISA FJN é um programa de bolsas reembolsáveis, baseado no modelo de partilha de rendimentos (Income Share Agreement) e tem como objetivo apoiar os alunos no acesso aos cursos e formações que lhes permitam adquirir as competências para os empregos do futuro, através do pagamento integral da propina.
A Fundação José Neves paga diretamente à instituição de ensino e esse investimento só é reembolsado se e quando o aluno atingir as condições para o fazer de forma sustentada.
Estas informações não dispensam a consulta dos respetivos regulamentos, disponíveis em https://www.ipvc.pt/sas/.
No âmbito do projeto Com.Sigo+ Impulso Jovem, cofinanciado pelo PRR, o Politécnico de Viana do Castelo coloca em ação outras iniciativas de promoção do sucesso académico e de combate ao abandono escolar, através de mentorias, tutorias ou mediação para o sucesso.
Entretanto, todos os estudantes deverão também estar atentos às redes sociais dos Municípios de onde são naturais/residentes, uma vez que há cada vez mais autarquias a atribuir bolsas de estudo a estudantes que ingressem no ensino superior. A título de exemplo, o Município de Viana do Castelo costuma atribuir bolsas de estudo: o ano passado foram 20, sendo que 25% foram destinadas a estudantes que ingressaram no IPVC.