Prazo decorre até 30 de setembro
Data de publicação

Prazo prolonga-se até 30 se setembro, mas há vários condicionantes.
Decorre, até 30 de setembro, o prazo de candidaturas às bolsas de estudo ao ensino superior, atribuídas pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).
Também está disponível a submissão de requerimentos à atribuição de bolsas de estudo para estudantes com incapacidade. Os alunos que frequentam ou vão frequentar o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) têm ainda outras Bolsas de Estudo disponíveis.
Os alunos podem submeter a candidatura às Bolsas de Estudo para o Ensino Superior:
- 20 dias úteis após a data de matrícula/inscrição, quando esta ocorra após 30 de setembro,
- 20 dias úteis subsequentes à emissão de comprovativo de início de estágio pela entidade promotora (licenciados ou mestres em estágio profissional),
- 10 dias úteis, após o fim do prazo para a apresentação da candidatura através do Concurso Nacional de Acesso (candidatos ao CNA), sem necessidade de matrícula numa instituição de ensino superior e inscrição num curso,
- ocorrendo a inscrição antes de 30 de setembro, a submissão do requerimento poderá ser feita no prazo de 20 dias úteis, mesmo que esse prazo ultrapasse o dia 30 de setembro e
- o requerimento pode ainda ser submetido entre 1 de outubro e 31 de maio. Para o valor da bolsa será considerado o período entre o mês seguinte ao da admissão do requerimento e o fim do período letivo ou do estágio.
A candidatura é feita on-line na plataforma da DGES. Caso não possua as credenciais de acesso, o estudante deverá dirigir-se aos SAS-IPVC para efetuar o pré-registo: bolsas@sas.ipvc.pt, 258 825 472 e 937 300 040.
Podem ser atribuídas bolsas de estudo no âmbito do sistema de apoios sociais para a frequência de cursos ministrados em instituições de ensino superior os estudantes inscritos em cursos técnicos superiores profissionais, em cursos de licenciatura, em cursos de mestrado integrado e em cursos de mestrado.
Pode também ser atribuída bolsa de estudo aos licenciados ou mestres que, no período de 24 meses após a obtenção do grau, se encontrem a realizar estágio profissional para o exercício de uma profissão.
Programa + Superior
O Programa +Superior, que é uma medida que visa incentivar e apoiar a frequência do ensino superior em regiões do país com menor procura e menor pressão demográfica por estudantes economicamente carenciados que residem habitualmente noutras regiões, é outro dos programas de apoio a que os alunos se podem candidatar.
Este programa procura contribuir para a coesão territorial através da fixação de jovens e para a prossecução das metas do Portugal 2020 relativamente ao número de jovens com formação superior. Relativamente aos cursos, importa ainda referir que o Programa +Superior abrange os cursos de formação inicial, isto é, Cursos Técnicos Superiores Profissionais, ciclos de estudos de licenciatura e ciclos de estudos integrados de mestrado nas respetivas instituições de ensino superior públicas, situadas nas regiões abrangidas pelo Programa.