Rankings

Rankings

Em 2020, o IPVC está posicionado entre as melhores Instituições de Ensino Superior Portuguesas e entre as melhores universidades do mundo, alcançando a classificação de “bom” e “muito bom” em 9 indicadores. O maior destaque vai para as seguintes categorias: orientação internacional, envolvimento regional e investigação.

Sobre este ranking

O U-Multirank é o maior ranking multidimensional que compara o desempenho de universidades nas diferentes atividades em que a universidade está envolvida. Este ranking avalia instituições de ensino superior nas seguintes dimensões:

  • ensino e aprendizagem
  • investigação
  • transferência de conhecimento
  • internacionalização
  • envolvimento regional

Este ranking é financiado pela União Europeia e não produz uma classificação individual para cada universidade, nem tabelas classificativas. Este ranking avalia as universidades através da classificação de um conjunto de indicadores numa escala de “muito bom” a “fraco”.

O U-Multirank atualmente analisa 1800 universidades de 92 países.

Na edição de 2020, o U-Multirank inclui dados fornecidos pelas universidades, dados de um questionário online realizado a mais de 100.000 estudantes e dados do Web of Science (Clarivate Analytics).

U-Multirank Sunburst (2020): desempenho do IPVC nos diferentes indicadores

Posicionamento do IPVC no ranking global:

Aceder ao ranking: U-Multirank

Aceder ao perfil do IPVC neste ranking aqui

 

Em 2020, o IPVC foi classificado na 783ª posição no ranking mundial composto por mais de 3800 universidades de todo o mundo. A nível nacional, o IPVC ocupa a 22ª posição entre as Instituições de Ensino Superior Portuguesas e a 6ª posição entre os Institutos Politécnicos Portugueses.

Nos indicadores relativos à Investigação, o IPVC tem vindo a melhorar o seu posicionamento todos os anos e ocupa atualmente a 444ª posição a nível mundial. No ranking referente à Inovação o IPVC ocupa a 510ª posição. Ao nível do Impacto Social, que avalia a presença na web, o IPVC posiciona-se na 236ª posição a nível mundial.

Sobre este ranking

O SCImago (SIR) é um ranking académico que tem um grande enfoque na investigação e que combina três conjuntos de indicadores baseados no desempenho ao nível da investigação (50%), outputs de inovação (30%) e impacto social (20%). Estes indicadores são medidos através da visibilidade da instituição na web e da base de dados da Scopus.

Posicionamento do IPVC no ranking global:

Aceder ao ranking: Scimago Institutions Ranking

Aceder ao perfil do IPVC neste ranking aqui

Em 2021, o IPVC posiciona-se na 966ª posição na Europa, 2837ª no mundo, 22ª posição entre as instituições de ensino superior em Portugal e 6ª posição entre os Institutos Politécnicos nacionais, num ranking que avalia mais de 10.000 instituições de ensino superior em todo o mundo.

Sobre este ranking

O Ranking Web ou Webometrics é um ranking académico de avaliação de instituições de ensino superior. O ranking é publicado a cada seis meses pela Cybermetrics Lab (Consejo Superior de Investigaciones Científicas) em Espanha.

Este ranking pretende providenciar informação multidimensional e atualizada sobre o desempenho de universidades em todo o mundo baseando-se na sua presença e impacto na web.

Aceder ao ranking: Webometrics – Ranking of World Universities

Aceder ao perfil do IPVC neste ranking aqui

O IPVC participou novamente no UI GreenMetric em 2020, um ranking que classifica as Universidades mais sustentáveis do mundo relativamente ao seu desempenho ambiental. O IPVC obteve 6975 pontos, posicionando-se na 172ª posição a nível mundial e na 2ª posição a nível nacional.

O IPVC destacou-se principalmente nas seguintes categorias:

  • Educação e Investigação
  • Energia e Mudanças Climáticas
  • Transportes

Sobre este ranking

O UI GreenMetric World University Rankings pretende avaliar o compromisso das Universidades com a criação de um campo sustentável. Para isso utiliza 6 indicadores de desempenho: ambiente e infraestrutura (15%), energia e mudanças climáticas (21%), gestão de resíduos (18%), água (10%), transportes (18%) e educação e investigação (18%). Este ranking teve a primeira edição em 2010 e tem como principal objetivo sensibilizar as Instituições de Ensino Superior para a importância da criação de campus sustentáveis. Em 2020, participaram 911 universidades de 84 países.

Aceder ao ranking: UI GreenMetric

Aceder ao perfil do IPVC neste ranking aqui

UniRank

O IPVC aparece classificado em 30º lugar de entre as 93 instituições de ensino superior portuguesas e na 10ª posição dos politécnicos portugueses no 2020 Portuguese University Ranking do uniRank.

 

Sobre este ranking

O uniRank é um Ranking das Universidades que tem como objetivo fornecer uma classificação das melhores Universidades Portuguesas baseada em métricas Web válidas, imparciais e não influenciáveis, fornecidas por fontes independentes de informação Web, em vez de dados submetidos pelas próprias Universidades.

O uniRank é um diretório internacional de ensino superior e motor de busca que engloba avaliações e rankings de mais de 13.600 universidades e faculdades oficialmente reconhecidas em 200 países.

Aceder ao ranking: Unirank

Aceder ao perfil do IPVC neste ranking aqui

Atualizado em 24/02/2021