Mobilidade fora da Europa

Mobilidade fora da Europa

Mobilidade Internacional Creditada

O Programa Erasmus+ apoia ainda ações orientadas para a cooperação com países parceiros, permitindo a oportunidade de mobilidade IN e OUT a estudantes, pessoal docente e pessoal não docente para aprender, ensinar e/ou dar formação em instituições de ensino superior (IES), em países situados fora do espaço europeu. Estas mobilidades são conhecidas como “International Credit Mobility” e estão enquadradas na Ação Chave 1 – Mobilidade do Programa Erasmus+.

Destina-se a reforçar a cooperação com instituições de ensino superior (IES) localizadas fora da Europa para promover a internacionalização do ensino superior, através da partilha de boas práticas no ensino, aprendizagem e investigação.

Objetivos do programa

  • Aumentar a atratividade do ensino superior na Europa e apoiar as instituições de ensino superior a competirem no mercado mundial de ensino superior;
  • Apoiar as prioridades identificadas nas comunicações Increasing the Impact of EU Development Policy: An Agenda for Change e European Higher Education in the Word;
  • Apoiar a internacionalização, a atratividade e a modernização das instituições de ensino superior fora da Europa visando promover o desenvolvimento dos países parceiros;
  • Promover o desenvolvimento de objetivos e princípios de política externa em matérias como a coesão social, equidade, balanço geográfico e diversidade. É dada especial atenção aos países menos desenvolvidos bem como aos estudantes com dificuldades socioeconómicas e/ou com necessidades especiais.

Candidaturas

Cada Projeto ICM é desenvolvido com um conjunto de países e instituições específicas como parceiras, de acordo com a candidatura anual apresentada à Agência Nacional portuguesa.

Anualmente são divulgadas as oportunidades de candidatura e respetivo calendário.

Oportunidades oferecidas pelo ICM

O ICM possibilita a realização de mobilidades para estudantes (SMS-SMP), Staff (STT) e docentes (STA).

Tipos de mobilidades previstas no ICM

Estão disponíveis 4 tipos de mobilidades no ICM:

  • Mobilidade de estudantes para estudos de/para Países Parceiros;
  • Mobilidade de estudantes para estágio de/para Países Parceiros;
  • Mobilidade de Pessoal Técnico Administrativo para formação de/para Países Parceiros;
  • Mobilidade de docentes para atividades de ensino de/para Países Parceiros.

Através deste Programa, é possível proporcionar aos Estudantes destes países um período de realização de estudos no IPVC de 6 meses e aos seus docentes um período de missões de ensino com a duração de 15 dias.

Os docentes do IPVC poderão realizar um período de mobilidade de 8 dias, para enriquecimento do leque de formação, através do contacto com outras culturas e a aprendizagem de outras técnicas e competências nas áreas de especialização a que se destinam.

Mestrados Conjuntos

A Ação Chave 1 permite ainda financiar os Mestrados Conjuntos – Erasmus Mundus Joint Master Degrees (EMJMD):

São programas de mestrado financiados pelo programa ERASMUS+, que correspondente a 60, 90 ou 120 créditos ECTS, e são ministrados por consórcios de instituições de ensino superior em diferentes países, e quando relevante, outros parceiros educativos e / não-educacionais, com experiência e interesse específico na área de estudo(s) / domínio(s) profissional(is) coberto(s) pelo programa conjunto.

O titular terá um grau conjunto ou um grau duplo/múltiplo, que é plenamente reconhecido nos países das instituições participantes na ministração do programa.

O programa prevê um período de estudo em pelo menos duas das IES do consórcio, localizado em Países do Programa e períodos de estudo adicionais, atividades de investigação, colocação, preparação da tese que possa ter lugar noutras organizações participantes do Programa ou dos países parceiros.

Prevê também a atribuição de bolsas de estudo a estudantes de mérito em todo o mundo pela sua participação num destes programas de EMJMD.

Candidaturas

Os estudantes e docentes interessados devem contactar o consórcio que oferece o curso de mestrado do seu interesse para conhecer os diferentes procedimentos e prazos de candidatura. Os candidatos do IPVC podem contatar o GMCI para obter orientação geral e apoio na preparação da documentação de candidatura.

 

Atualizado em 23/02/2021