(Português) Descomplicar o digital: formações para não CTEAM
Publication date

Já abriram as candidaturas para duas formações microcredenciadas promovidas pelo Politécnico de Viana do Castelo, com início em maio e bolsas de incentivo para os participantes. Dirigidas a professores, alunos do ensino superior e outros profissionais da Educação, as formações focam-se em competências digitais aplicadas ao ensino: Inteligência Artificial no Ensino e Programação Visual para Professores. As candidaturas decorrem até sexta-feira.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) avança com duas novas formações microcredenciadas, com candidaturas abertas até à próxima sexta-feira, 16 de maio, dirigidas a maiores de 18 anos com formação de base em áreas não CTEAM. Ambas as ações conferem 3 créditos e incluem bolsas de incentivo no valor de 100 euros para quem concluir com sucesso.
As formações em “Inteligência Artificial no Ensino” e “Programação Visual para Professores” destinam-se a docentes, estudantes do IPVC ou de outras instituições de ensino superior, e profissionais da Educação que queiram reforçar a sua literacia digital e pedagógica.
A formação “Inteligência Artificial no Ensino” pretende capacitar os participantes para integrar ferramentas e técnicas de IA em contexto educativo, promovendo uma reflexão crítica sobre as suas aplicações práticas e desafios éticos. O curso aborda desde os fundamentos da IA e da IA generativa até às boas práticas de integração em sala de aula, passando por simulações, ferramentas digitais e exploração de estudos de caso. A formação microcredenciada irá decorrer entre 30 de maio e 8 de julho, em regime pós-laboral.
Já a formação “Programação Visual para Professores” centra-se na utilização pedagógica da programação visual com recurso à ferramenta Scratch, promovendo o desenvolvimento do pensamento computacional e a criação de recursos educativos interativos. Através de metodologias como a aprendizagem baseada em projetos e a abordagem “construcionista de Seymour Papert”, os participantes vão aplicar os conceitos aprendidos em simulações e jogos pedagógicos adaptados a diferentes áreas disciplinares. Esta formação decorre nas mesmas datas e horário da anterior.
Ambas as ações serão dinamizadas num modelo pedagógico inovador e envolvente, em ambiente dinâmico e colaborativo, que incentiva a experimentação e a criação de projetos com impacto direto no processo de ensino-aprendizagem.
Mais informações e candidaturas AQUI.