Início / Acessos Vasculares Ecoguiados e por Infravermelhos
Presentation
(Português)
Com a cronicidade, aumento da longevidade e técnicas progressivamente mais invasivas, torna-se necessário fazer uso da tecnologia para minimizar o sofrimento dos doentes e diminuir a morbilidade associada. O acesso vascular é um procedimento comum no cuidado ao doente, mas que pode levar a complicações com impacto na sua qualidade de vida e aumento dos custos em Saúde.
A utilização da ecografia e da localização vascular por infravermelhos aumentam a eficiência, a eficácia e a segurança do doente, prevenindo complicações. Nesse sentido, é fundamental que os profissionais que executam esta técnica, possuam conhecimentos e competências diferenciadas em punção vascular periférica. Para tal este programa, composto por uma parte teórica interativa e uma parte prática de treino com simulação, pretende capacitar profissionais de saúde na escolha, inserção e manutenção de cateteres centrais (inserção periférica) e periféricos ecoguiados e por infravermelhos, em casos de maior dificuldade de acessos
(Português)
A formação microcredenciada em Acessos Vasculares Ecoguiados e por Infravermelhos pretende que os formandos desenvolvam conhecimentos, capacidades e habilidades na área da gamificação, no desempenho profissional, na área da saúde.
Metodologias de ensino e aprendizagem
O curso irá decorrer na modalidade de B-learning, sendo as aulas teóricas online e síncronas (com recurso à plataforma Zoom) e as aulas práticas serão presenciais, a decorrer em laboratório de simulação da Escola Superior de Saúde (ESS-IPVC).
A formação confere 3 créditos (ECTS).
Access
(Português)
A formação microcredenciada de curta duração em Acessos Vasculares Ecoguiados e por Infravermelhos destina-se a formandos com formação superior na área da Saúde que, no âmbito da sua formação contínua, pretendam aperfeiçoar/atualizar os conhecimentos na área do curso.
Conteúdos programáticos
Anatomia vascular e conceitos básicos de ecografia (6 horas – Teóricas – Online Síncronas):
Técnicas de punção e treino simulado (12 horas – Práticas Laboratoriais – Presenciais):
Goals
(Português)
Objetivo Geral:
Objetivos Específicos:
Study Plan
Curricular Unit | Area | Type | Contact hours | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Acessos Vasculares Ecoguiados e Por Infravermelhos | ENF | S2 | PL:18.00 | 3.00 | Consult |
(Português)
Formadores
Carolina Rodrigues | carolina.rodrigues@ulscoimbra.min-saude.pt
Exerce atualmente funções de anestesiologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Obteve o seu mestrado na Universidade do Porto. Especializou-se em gestão de cuidados de saúde e anestesiologia
Daniel Cação | daniel.cacao@ulsr.min-saude.pt
Exerce atualmente funções no serviço de Cirurgia Geral da Unidade de Saúde Local da Região de Leiria (ULSRL). Especialista em Enfermagem de Reabilitação. Pós-graduado em Gestão e Administração de Unidades de Saúde. Atualmente a frequentar Pós-graduação em Health Data Science. Formou e integra a equipa de Acessos Vasculares da ULSRL e é formador na área.
João Simões | joao.simoes.ext@ulsrl.min-saude.pt
Exerce atualmente funções de cirurgião no serviço de Cirurgia Geral da Unidade de Saúde Local da Região de Leiria.
Inês Marcos | inesspmarcos@hotmail.com
Exerce atualmente funções na Unidade de Hospitalização Domiciliária da Unidade de Saúde Local da Região de Leiria (ULSRL). Especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Pós-graduada em Gestão e Administração de Unidades de Saúde. Formou e integra a equipa de Acessos Vasculares da ULSRL e é formadora na área.