(Português) Coordenador do SUSTEMARE eleito Engenheiro do Ano
Publication date

Jorge Delgado, engenheiro civil, docente do Politécnico de Viana do Castelo e, atualmente, também coordenador do SUSTEMARE, foi distinguido com o Prémio “Engenheiro do Ano de Viana do Castelo”, atribuído pela Delegação Distrital da Ordem dos Engenheiros. A distinção reconhece o mérito do seu percurso na engenharia, na gestão de infraestruturas e na promoção da sustentabilidade marítima, áreas em que tem contribuído decisivamente para o desenvolvimento da região.
A distinção atribuída pela Delegação Distrital da Ordem dos Engenheiros resulta da avaliação de um júri composto por todos os antigos delegados distritais, pelo atual delegado, por um representante da academia e por um premiado de edições anteriores, garantindo independência, rigor técnico e reconhecimento pelos pares.
Para Vitor Correia, Delegado Distrital de Viana do Castelo, o percurso de Jorge Delgado “prestigia este prémio e reforça a relevância do trabalho que está a ser desenvolvido no território, nomeadamente através do SUSTEMATE, um projeto de grande importância para Viana do Castelo e para o futuro da Economia Azul”. Já Bento Aires, presidente da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, destacou “a excelência da engenharia” demonstrada pelo premiado, reconhecendo também o papel que tem desempenhado na projeção do Politécnico de Viana do Castelo para outros patamares.
Jorge Delgado é atualmente o coordenador institucional do SUSTEMARE, projeto que responde a uma prioridade assumida na Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Norte (S3 NORTE 2027), que identificou o binómio Energias Oceânicas / Alto Minho – Viana do Castelo como estratégico. A partir desse enquadramento, o Politécnico de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, com o apoio de centros de I&D de excelência como o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESCTEC) e o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), mas também a Universidade do Minho, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e o Centro de Interface Tecnológico Industrial CiTiN, nascido no seio do IPVC, lançaram as bases para um centro de tecnologia e inovação aplicada às reais necessidades do tecido económico. O Centro será edificado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC).
A distinção, atribuída, dia 28 de novembro, reforça o contributo de Jorge Delgado para a valorização da engenharia, da sustentabilidade marítima e do desenvolvimento regional.