(Português) Desporto: IPVC conquista 1º lugar do pódio
Publication date

O Politécnico de Viana do Castelo conquistou o 1.º lugar dos Prémios Ciências do Desporto COP | Repsol 2024/25, na categoria de Psicologia e Pedagogia do Desporto.
A distinção, promovida pelo Comité Olímpico de Portugal, refere-se ao artigo “Improving Motor Competence of Children: The ‘Super Quinas’ Intervention Program in Portuguese Primary Schools”, liderado por Luís Paulo Rodrigues, docente e pró-presidente para as áreas da Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia do Politécnico de Viana do Castelo, e investigador da unidade SPRINT – Centro de Investigação e Inovação em Desporto, Atividade Física e Saúde.
O artigo premiado, publicado no Journal of Physical Activity and Health (Volume 22, 2025), descreve e avalia os resultados do programa Super Quinas, uma intervenção nacional desenvolvida pela Federação Portuguesa de Futebol, que procurou promover o desenvolvimento da competência motora de crianças entre os 6 e os 10 anos. O programa incluiu uma hora semanal de atividade física estruturada em escolas primárias portuguesas, com orientação de professores de Educação Física, durante 12 semanas.
Participaram na investigação 39 escolas de todo o país, com um total de 1.034 crianças, das quais 77,7 % completaram o programa. Os resultados demonstraram uma “melhoria geral significativa” em todas as dimensões da competência motora, com destaque para as subescalas de locomoção, manipulação e estabilidade, demonstrando o impacto positivo da prática física estruturada no desenvolvimento da competência motora em crianças em idade escolar.
Luís Paulo Rodrigues, autor do artigo, escrito em coautoria com outros investigadores, e pró-presidente do IPVC, explica que “o prémio é o reconhecimento de um trabalho coletivo e interdisciplinar, que coloca o Politécnico de Viana do Castelo e o SPRINT – Centro de Investigação e Inovação em Desporto, Atividade Física e Saúde entre os protagonistas da investigação aplicada às ciências do desporto em Portugal”. O pró-presidente do IPVC para as áreas da Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia diz ainda que a investigação feita tem “uma dimensão social muito clara: queremos que o conhecimento científico produza impacto real nas escolas, nas comunidades e na formação das futuras gerações.”
O estudo premiado resulta de um trabalho colaborativo que envolveu 20 investigadores (autor: Luís Paulo Rodrigues e coautores: Cristiana Mercê, Pedro Tiago Esteves, Vanda Correia, João Serrano, Rui Mendes e Vânia Loureiro – investigadores do SPRINT, juntamente com Rita Cordovil, Júlio A. Costa, André Seabra, José Guilherme, Susana Vale, Carlos Luz, Fábio Flores, Maria João Lagoa, Gabriela Almeida, Vítor P. Lopes, Sara Santos, Rui Matos e Carlos Neto) e as suas equipas, pertencentes a 15 instituições de ensino superior (dez politécnicos e cinco universidades) e quatro unidades de investigação nacionais (SPRINT, CIDESD, CIPER e CHRC), em articulação com a Portuguese Football School e a Federação Portuguesa de Futebol.
A cerimónia de entrega dos Prémios Ciências do Desporto COP | Repsol decorreu no final da semana passada, em Aveiro, e contou com a presença do presidente do Comité Olímpico de Portugal, Fernando Gomes, e do secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias.
A edição deste ano contou com um número recorde de 95 trabalhos submetidos, em sinal da relevância de uma iniciativa que distingue, desde 2014, a excelência da investigação nacional nas áreas do treino, psicologia e medicina do desporto.