(Português) Agricultura urbana e paredes verdes | A nova formação do IPVC
Publication date

Com início marcado para 20 de maio, o Politécnico de Viana do Castelo apresenta uma nova formação microcredenciada em Agricultura Integrada em Edifícios: Coberturas e Paredes Verdes. A formação aposta numa abordagem inovadora e sustentável, capacitando profissionais para transformar fachadas e coberturas em espaços produtivos, resilientes e ambientalmente eficientes. Candidaturas até 2 de maio.
Num contexto global onde a sustentabilidade e a resiliência alimentar são desafios centrais, o Politécnico de Viana do Castelo aposta numa formação que alia inovação, ambiente e agricultura urbana. A nova formação microcredenciada em Agricultura Integrada em Edifícios: Coberturas e Paredes Verdes propõe-se transformar espaços subutilizados em soluções de produção alimentar e eficiência energética.
Desenvolvida em parceria com a ANCV – Associação Nacional de Coberturas Verdes, e no âmbito do projeto Agro@TecVerde, esta formação é dirigida a profissionais da área das ciências agrárias que pretendem aprofundar conhecimentos sobre métodos construtivos de coberturas e fachadas verdes e adquirir competências para a sua conceção e manutenção.
Com um total de 25 horas de formação, o curso irá decorrer ao longo de dois meses, entre 20 de maio e 20 de junho. Está dividida entre sessões presenciais (12 horas), lecionadas na Escola Superior Agrária do IPVC, e sessões online síncronas (13 horas), garantindo flexibilidade e qualidade pedagógica. A formação conta ainda com duas visitas técnicas a projetos de referência nesta área.
A equipa docente integra membros da Direção da ANCV, reconhecidos pela vasta experiência em projetos de arquitetura verde em ambiente urbano, em articulação com professores da ESA-IPVC, assegurando uma abordagem prática, atual e profundamente ancorada nos desafios ambientais.
Entre os principais objetivos da formação, destacam-se a compreensão dos impactos ambientais, económicos e sociais da agricultura vertical e em altura, a familiarização com os materiais e técnicas de construção, e a capacidade para planear e executar projetos sustentáveis em coberturas e fachadas, com base no Guia Técnico para Coberturas Verdes.
Mais informação na PÁGINA do curso e inscrições até 2 de maio AQUI.