Início / Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade
Presentation
(Português)
A política educativa em Portugal está claramente comprometida com uma Educação Inclusiva (cf. Dl 54/2018) que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa.
A Formação Microcredenciada de Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade, creditada pelo Conselho Técnico-científico da Escola Superior de Educação do IPVC, tem como objetivo contribuir para uma formação especializada para profissionais que desejam aprofundar competências neste domínio, capacitando-os para lidar de forma eficaz com a complexidade e as exigências de uma sociedade onde a diversidade se assume, simultaneamente, como um desafio e uma oportunidade para uma melhor educação e formação.
Esta formação pretende oferecer conteúdos teóricos e práticos que permitem aos profissionais compreenderem melhor as necessidades dos alunos com necessidades especiais, desenvolverem estratégias de ensino adequadas para promover a inclusão e a aprendizagem desses alunos, e atuarem de forma mais eficaz na promoção da igualdade de oportunidades educacionais para todos.
(Português)
A formação de Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade foca-se no uso de diferentes ferramentas e recursos tecnológicos para melhorar o acesso ao currículo e os processos de ensino e aprendizagem, especialmente para os alunos que apresentam necessidades específicas.
Os estudantes são incentivados a refletir sobre a importância de adaptar as práticas educativas e de comunicação considerando as necessidades de todos os alunos e aprendem a utilizar softwares, aplicativos e dispositivos tecnológicos que permitem a acessibilidade e a comunicação aumentativa e alternativa. Também se abordam estratégias para a utilização de tecnologias educativas no contexto da sala de aula, para a promoção da inclusão de todos os alunos e facilitar a aprendizagem.
No final da formação, os estudantes deverão ser capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos na utilização de tecnologias de apoio, de forma a criar ambientes de aprendizagem mais inclusivos e eficazes.
Metodologias de ensino e aprendizagem
Trata-se de uma formação de natureza teórico-prática, constituída por momentos de formação presencial conjunta (9h) e de formação na modalidade de Ensino a Distância (8h de formação online síncrona; 8h formação online assíncrona). Adota uma metodologia ativa de aprendizagem com o objetivo de estimular o desenvolvimento de conhecimentos e de competências de intervenção e de reflexão crítica no domínio da educação especial e inclusiva. Caracteriza-se por uma combinação metodológica, constituída nomeadamente por exposição de informação, debate dirigido, análise de textos para aprofundamento dos temas, análise e exposição de artigos de investigação, trabalhos individuais e em grupo.
Calendário
Março de 2025 a junho de 2025.
25 horas de contacto: 9 presenciais e 16 online | 137 horas de trabalho autónomo
A formação confere 6 créditos (ECTS).
Mais informação sobre o PRR|Baits: Ativar (ipvc.pt)
Access
(Português)
Podem candidatar-se a esta formação microcredenciada:
Docentes dos diferentes níveis de educação e ensino: Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Professores do Ensino Secundário profissionalizados; titulares do grau de licenciado ou equivalente legal no domínio das áreas da educação, social ou da saúde.
Conteúdos programáticos
Goals
(Português)
Graduate profile
(Português)
Docentes dos diferentes níveis de educação e ensino: Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Professores do Ensino Secundário profissionalizados; titulares do grau de licenciado ou equivalente legal no domínio das áreas da educação, social ou da saúde.
Study Plan
Curricular Unit | Area | Type | Contact hours | ECTS | PUC |
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Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade | EFP | S2 | TP:25.00 | 6.00 | Consult |
(Português) Elisabete Cunha | elisabetecunha@ese.ipvc.pt