(Português) Novas formações centradas na Dieta Atlântica | Candidaturas a decorrer
Publication date

Está a decorrer um novo período de candidatura para as formações microcredenciadas em “Dieta Atlântica”, promovidas pelo Politécnico de Viana do Castelo. As ações de curta duração centram-se na valorização do património gastronómico minhoto.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tem abertas as candidaturas para três formações microcredenciadas inovadoras no âmbito da Dieta Atlântica: Inovação na Confeção do Pescado do Litoral Minhoto e Fine Dining, Vinhos e Experiências Únicas, ambas com candidaturas até 30 de maio, e ainda Storytelling da Gastronomia Tradicional do Litoral Minhoto, tem candidaturas abertas até 27 de junho.
As formações conferem 3 ECTS cada. A quem concluir com êxito e em tempo útil será atribuída uma bolsa PRR correspondente à totalidade do valor da propina.
Estas ações foram pensadas para pessoas com interesse na promoção do património gastronómico minhoto nas suas múltiplas dimensões: do receituário tradicional à evolução das técnicas culinárias, passando pelos produtos locais, o papel da cozinha na arte popular e os contextos históricos da alimentação na região. A formação é adequada a candidatos com qualificação de nível licenciatura (nível 6 EQF).
Gastronomia, inovação e território
Com uma forte ligação à tradição, à sustentabilidade e à identidade do Minho, estas formação de curta duração foram desenvolvidas para responder à necessidade de criação de novas competências profissionais ligadas à gastronomia, ao turismo e à cultura.
A iniciativa, que conta com a parceria da Confraria dos Gastrónomos do Minho, reforça a ligação entre saber tradicional e as abordagens mais inovadoras de valorização dos produtos e práticas do litoral minhoto.
Dieta Atlântica: Fine Dining, Vinhos e Experiências Únicas
Formação centrada na excelência do serviço de mesa e vinhos, com foco no fine dining e na harmonização entre vinhos verdes e iguarias da região. Destina-se a profissionais e interessados que pretendam elevar a experiência gastronómica e promover a Dieta Atlântica como marca de identidade regional.
Dieta Atlântica: Inovação na Confeção do Pescado do Litoral Minhoto
Valoriza o peixe local, incluindo espécies menos nobres, através de sessões práticas e showcookings que estimulam a criatividade e a sustentabilidade. A formação cruza saúde, cultura e inovação.
Dieta Atlântica: Storytelling da Gastronomia Tradicional do Litoral Minhoto
Capacita os formandos para comunicar, de forma autêntica e estratégica, os valores da cozinha minhota. Destina-se a quem atua nos setores da restauração, turismo ou marketing digital, e quer usar o storytelling como ferramenta de valorização territorial.
Mais informações e candidaturas em: https://candidaturas.ipvc.pt/cssnet/page