Docente do IPVC eleita para federação internacional
Data de publicação

A International Federation of Classification Societies agrega Associações de Classificação e Análise de Dados de 18 países e dedica-se, em especial, à divulgação da investigação científica na área da Ciência de Dados e à promoção da colaboração e intercâmbio internacional entre investigadores desta área.
Sónia Dias, docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e membro da direção da Associação Portuguesa de Classificação e Análise de Dados (CLAD), foi eleita secretária da International Federation of Classification Societies (IFCS). Trata-se de um organismo internacional criado em 1985, que reúne as Associações de Classificação e Análise de Dados de 18 países, entre as quais a CLAD, e que passa agora a contar com os contributos da docente Sónia Dias, a única portuguesa eleita para o organismo.
A IFCS é “uma organização científica cujos principais objetivos passam pela promoção e divulgação da investigação científica na área da Ciência de Dados e na promoção da colaboração e do intercâmbio internacional entre investigadores desta área”, descreve a docente.
Enquanto secretária, Sónia Dias terá como “principal missão o apoio à presidência”, assim como “estabelecer os contactos entre o comité executivo e as sociedades que constituem a Organização”.
Satisfeita pela confiança depositada, tanto mais que a eleição decorreu de “forma unânime” por parte das várias associações internacionais que constituem a IFCS, Sónia Dias explica que a presença de Portugal no comité executivo da Federação Internacional das Sociedades de Classificação é “extremamente relevante”, uma vez que significa “um papel mais ativo e de maior destaque da CLAD a nível internacional e, consequentemente, da comunidade de investigadores portugueses que trabalham na área”.
A presença na IFCS irá também permitir, acrescenta a docente da ESTG-IPVC, “conhecer melhor o que fazem as sociedades de outros países em matéria de Ciência de Dados, dar a conhecer o trabalho desenvolvido pela CLAD e representará, ainda, uma maior internacionalização da mesma, no sentido de criar parcerias com sociedades congéneres”.
A IFCS é responsável, ainda, pela organização de uma conferência bianual, que, no próximo ano, irá decorrer na Costa Rica. É, ainda, responsável pela publicação de um boletim com a informação que recebe das várias sociedades e dá apoio aos jornais científicos da área de análise de dados, nomeadamente ao Journal Of Classification (JoC) e ao Advances in Data Analysis and Classification (ADAC).