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Apresentação
Nos últimos anos têm-se observado um crescimento muito acentuado da prática de intervenções assistidas por animais, entre as quais se incluem terapias, junto de populações com necessidades muito distintas, algumas das quais altamente vulneráveis como são as crianças, os idosos e os portadores de deficiência. O crescimento da procura e oferta deste tipo de serviço justifica-se pela ampla divulgação pelos media dos seus benefícios, e pela procura de contacto com a natureza que caracteriza a nossa espécie, cada vez mais premente com o aumento das áreas urbanas e utilização permanente de tecnologia. Apesar deste crescimento exponencial dos cenários em que animais são utilizados com o objetivo de promover a melhoria de condições físicas e psicológicas de públicos muito variados, nem sempre essa intervenção é suficientemente apoiada em evidências científicas e raramente os cenários reais mimetizam aqueles que foram validados experimentalmente, e que revelaram benefícios para os humanos, sem prejuízo para o animal que presta assistência.
A pós-graduação em Intervenções Assistidas por Animais assenta na preocupação de assegurar a proteção de destinatários das intervenções, bem como dos animais intervenientes, promovendo a qualidade das intervenções e da investigação na área. A estrutura é modular e flexível, garantindo uma base cognitiva e metacognitiva prévia à maior especialização na futura área de intervenção. A pós-graduação inclui ainda módulos que poderão ser disponibilizados como ações de curta duração e unidades curriculares livres.
Esta formação destina-se a profissionais da saúde animal e humana e a professores de todos os ciclos de ensino, bem como a todos os profissionais que exerçam a sua atividade em contacto com o público, incluindo forças de segurança, meios de transporte e serviços de ação social, entre outros.
O curso prevê 146 horas letivas, das quais 60% serão em regime de ensino à distância. Do total de horas letivas, 130 são lecionadas por docentes convidados com vasta experiência e curriculum, contando com colaborações de docentes da Universidade de Lisboa, Universidade de Évora, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Instituto Politécnico de Bragança, Universidade Lusófona, entre outras instituições, numa abordagem que une a ciência à experiência efetiva, com foco na empatia pelo Outro, humano ou animal.
Esta pós-graduação visa a aquisição dos conhecimentos e competências necessários à incorporação de animais em intervenções terapêuticas em diferentes ambientes e populações, incluindo hospitais, escolas, centros de reabilitação, lares residenciais e consultórios, de forma ética e com conhecimento aprofundado do comportamento animal e das tecnologias de aprendizagem animal, aplicado à prática.
Mais informações em PRR BDA: Blue Design Alliance
Acesso
Os candidatos deverão ter idade igual ou superior a 23 anos. A prioridade será dada para os detentores de grau (bacharelato, licenciatura, mestrado ou doutoramento). Caso haja vagas sobrantes, serão admitidos candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização desta pós-graduação pela Comissão de Curso.
Objetivos
Esta pós-graduação visa a aquisição dos conhecimentos e competências necessários à incorporação de animais em intervenções terapêuticas em diferentes ambientes e populações, incluindo hospitais, escolas, centros de reabilitação, lares residenciais e consultórios, de forma ética e com conhecimento aprofundado do comportamento animal e das tecnologias de aprendizagem animal, aplicado à prática.
Perfil do diplomado
Os candidatos deverão ser profissionais das áreas das Ciências da Saúde Humana, Animal ou Ambiental, das Ciências Sociais, Comportamentais ou Humanas e outras áreas afins.
Saídas Profissionais
A pós-graduação destina-se a profissionais da Saúde Animal e Humana, das Ciências Sociais e Comportamentais e a professores de todos os ciclos de ensino, bem como a todos os profissionais que exerçam a sua atividade em contacto com o público, incluindo forças de segurança, meios de transporte e serviços de ação social, entre outros.
Plano de estudos
Unidade Curricular | Área | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Princípios Éticos e Deontológicos | CAV | A | T:21.00 | 3.00 | Consultar |
Comportamento, bem-estar e tecnologias da aprendizagem animal | CAV | A | TP:21.00 | 3.00 | Consultar |
Treino Básico para Intervenções Assistidas por Animais | CAV | A | TP:42.00 | TC:21.00 | 9.00 | Consultar |
Treino Avançado para Intervenções Assistidas por Animais em Populações Vulneráveis | CAV | A | TP:26.00 | 3.00 | Consultar |
Trabalho de Campo e Projeto de Intervenção | CAV | A | TP:12.00 | TC:53.00 | 9.00 | Consultar |
Estudos da Deficiência e Escola Inclusiva | CAV | A | TP:21.00 | 3.00 | Consultar |
Parcerias e estágios
Esta pós-graduação conta com docentes convidados com vasta experiência e currículo, da Universidade do Algarve, Universidade de Évora, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Universidade Lusófona, entre outras instituições, numa abordagem que une a ciência à experiência efetiva, com foco na empatia pelo outro, humano ou animal.
Joana Reis | Coordenadora
Professora Adjunta na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, coordenadora da Licenciatura em Enfermagem Veterinária e Diretora Clínica do Centro de Bem-Estar Animal – Clínica Veterinária (ESA-IPVC). É doutorada em Ciências Veterinárias pela Universidade de Évora, mestre em Engenharia Biomédica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e licenciada (pré-Bolonha) em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Durante toda a sua carreira profissional, primeiro no setor privado, e depois na academia, exerceu clínica de animais de companhia, paralelamente à atividade de investigação, orientação de alunos de mestrado e doutoramento e publicação de artigos e capítulos de livros. Tem a fortuna de partilhar família, lar e afetos com cães e gatos resgatados.
Eduarda Sousa Pires
Com formação inicial em Antropologia (Licenciatura pré Bolonha, e programa de mestrado), prosseguiu para o programa de doutoramento em Sociologia – Open-Soc. Atualmente as suas áreas de interesse académico combinam os Estudos da Deficiência com as Terapias Assistidas. Atividade de docência nas áreas de Treino de Animais para Intervenções Assistidas por Animais, Bem-Estar e Comportamento Animal, Fundamentos Teóricos do Treino Animal, entre outras, em diferentes instituições incluindo a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona, o Instituto Superior de Psicologia Aplicada e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e ICNF.
Assume alguns cargos públicos, sendo Vice-Presidente do Clube Português de Canicultura para a secção de Bem Estar-Animal.
Tem um longo currículo em desporto e treino de cães. É juiz Internacional FCI de Obedience; com um vasto currículo competitivo nesta modalidade – internacionalizações no campeonato do mundo da modalidade. É tri, vice-campeã e exa campeã nacional.
É formadora nacional e internacional de treino desportivo canino.
Assume ainda cargos no apoio a situações de vulnerabilidade social, nomeadamente as da criança com deficiência, através de Intervenções Assistidas por Animais.
Sara Valverde
Qualificou-se como Médica Veterinária em 2014 pela Universidade de Évora e em seguida integrou o corpo clínico do Hospital Veterinário Universitário. De 2016 a 2020 exerceu clínica e cirurgia de animais de companhia no Reino Unido, e em 2019 completou o mestrado em clínica de comportamento animal pela Universidade de Lincoln.
Regressou a Portugal em 2020, e desde então, dedicou-se a clínica e cirurgia de animais de companhia em regime de trabalho parcial. Realiza consultas de comportamento de cães e gatos ao domicílio, e encontra-se a realizar a certificação para obter o título de clínico certificado em comportamento animal – Certificated Clinical Animal Behaviourists (CCAB), no Reino Unido.
Desenvolveu recentemente o seu projeto – VETComportamento – com o objetivo de dar suporte a nível comportamental de cães e gatos, dos seus tutores, e profissionais da área veterinária. Em 2021, ingressou no Doutoramento na área das Ciências Veterinárias, subtema Clínica de Comportamento Animal.
Hugo Roby
A trabalhar desde 2002 o seu trabalho diário incide em aulas de educação canina, especialmente na modificação de comportamento.
Tem como filosofia/ética o bem-estar animal, lutando e promovendo o treino gentil e respeitoso. Treinador de animais, palestrante e formador em vários cursos e Pós-Graduações.
Desde 1998 frequentou várias formações na área com os melhores especialistas, a destacar as formações de Treinador de Cães de Assistência para Pessoas com Deficiência. Fundación Bocalan e Assistent Dogs International. 2008, Clicker trainers Competency Assessment Program, CAP2. 2012, Chicken Camp V com Bob Bailey. 2010/2012, Animal Training Seminar for Zoological Professionals” com Ken Ramirez em Chicago, USA. 2015, Living & Learning With Animals – The Science & Technology of Behavior Change de Susan G. Friedman, Ph.D. 2015, Ttouch Training, Coach for Companion Animals. 2015/2018 e Shelter Training& Enrichment at Karen Pryor Academy. 2020. Destacando ainda a sua presença em conferências como na APDT em Oakland, USA-2009 e na ClickerExpo | Karen Pryor, Dinamarca, 2016.
Foi educador canino voluntário para cães de serviço, através do qual educou em 2008 o primeiro cão de serviço (LANA) para pessoas com deficiência auditiva em Portugal e em 2016, educou Lucas, um cão de serviço para pessoas com deficiência motora. Realizando vários serviços de atividades assistidas e formador em vários cursos para atividades assistidas por animais durante o período de 2007 a 2016.
Assistente convidado em várias formações na Europa e EUA. Realização de vários projetos em prol do bem-estar animais para Universidade do Minho, SEALIFE, Universidade do Porto e Câmara Municipal do Porto.
Em 2013, tornou-se Certified Professional Dog Trainer- Knowledge Assessed até 2019. É membro da Association Pet Dog Trainer APDT desde 2009 e da The Pet Professional Guild, The Association for Force-Free Pet Professionals desde 2022 e membro da direção da PSIANIMAL.
Raquel Gonçalves
Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, no Grupo Disciplinar de Ciências Psicológicas e Sociais. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Social Gerontológica.
Doutorada em Política Social pela Universidade do Lisboa, mestre em Gerontologia Social, Pós-graduada em Gestão da Qualidade em IPSS e Licenciada em Educação Social Gerontológica. É Investigadora colaboradora no Centro de Investigação e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Tem diversos livros, capítulos e artigos nacionais e internacionais publicados nos domínios da Gerontologia e da Política Social.
Bruno Silva Carvalho
Gestor de Inovação do HPH.
Mestrado em Economia Social pela Universidade do Minho.
Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra.
Pós-Graduado em Direito e Gestão de Empresas pela Nova SBE.
Master em Gestão Estratégica de Inovação pela Tecminho.
Especialização com o curso “School of Ceo’s” na UminhoExec.
Especialização em Empreendedorismo Social e Investimento de Impacto pelo IES.
Especialização em Gestão de Projetos em Organizações Sociais pela CASES.
Formação em Gestão de Projetos e Metodologias Agile.
Exerceu atividade jurídica na cidade de Lisboa e posteriormente em Braga até ao ano 2016, sendo sócio- fundador.
Foi Instrutor da Federação Portuguesa de Canoagem entre 2009 e 2014.
Em 2016 enveredou pelo empreendedorismo sendo cocriador de uma start up vencedora na área da saúde na StartUp Braga.
Foi consultor e gestor de projetos de start ups e empreendedores de 2016 a 2019.
Atualmente é Gestor de Inovação no Human Power Hub – Centro de Inovação Social de Braga.
Formador nas áreas de empreendedorismo e inovação e de cidadania.
Cofounder das Jornadas de Economia Social da Universidade do Minho.
Cocriador do HPH Summer School, programa de Empreendedorismo Social para Jovens.
Ativo socialmente desde cedo, pertenceu ao Conselho Municipal da Juventude de Celorico de Basto e foi dirigente político e diretor de algumas associações locais.
Cocriador de atividades de índole juvenil do qual se destaca o Festival “Gandarela`s Fest”.
Apaixonado por futebol ( já teve a sua empresa de agenciamento de jogadores), adora viajar, estar com os amigos, andar pela natureza e desafiar os seus limites.
Aprecia leitura, comédia, teatro e um belo pôr do sol e tem como hobbie ser um pai chato e brincalhão!
Acredita que cada um de nós pode melhorar o Mundo!!!
E tem dois amores: A Francisca e a Leonor.
Paula Marisa Fortunato Vaz
Paula Marisa Fortunato Vaz concluiu o doutoramento em Estudos da Criança – Especialidade em Educação Especial, em 2015, na Universidade do Minho (Portugal). Obteve ainda uma especialização em Educação Especial – Dificuldades de Aprendizagem Específicas, em 2009, também na Universidade do Minho, a licenciatura em Psicologia em 2002 na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa) e a licenciatura em Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências Naturais, em 2008, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Portugal).
Atualmente, é Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Integra o Centro de Investigação em Educação Básica/Centro de Investigação Transdisciplinar para o Desenvolvimento daquele Instituto. Leciona, entre outras, as unidades curriculares de Inclusão e Necessidades Educativas Especiais, nos cursos de formação de educadores e professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, bem como a unidade curricular de Avaliação e Intervenção nas Dificuldades de Aprendizagem Específicas. É diretora do mestrado em Educação Especial e Inclusiva.
As suas principais áreas de interesse em investigação incluem a inclusão, as necessidades especiais, as dificuldades específicas de aprendizagem na leitura e a saúde mental.
Patrícia Neca
Concluiu o(a) Doutoramento em Psicologia em 2020 pelo(a) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Mestrado em Psicologia Social e das Organizações em 2010 pelo(a) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Licenciatura em Jornalismo em 2002 pelo(a) Universidade de Coimbra e Licenciatura em Psicologia em 2008 pelo(a) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. É Professora Auxiliar Convidada na Universidade de Lisboa, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Publicou 5 artigos em revistas especializadas. Possui 4 capítulos de livros. Organizou 8 evento(s). Coautora dos relatórios “Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos”. Coordenadora Adjunta do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos do ISCSP-ULisboa. Colaboradora como investigadora em diversos projetos de investigação na área da Deficiência. Recebeu o Prémio António Dornelas, em 2021.