Início / Estudar / Formação Microcredenciada / Inteligência Artificial no Ensino
Apresentação
A presente ação de curta duração destina-se a capacitar profissionais da área da Educação, alunos e outros interessados, a ensinar e a utilizar ferramentas de Inteligência Artificial (IA) nas suas atividades, sendo dada especial atenção às questões éticas e às práticas com e sobre a IA em contexto educativo.
Partindo dos conceitos básicos associados à IA, o contexto da sua aplicabilidade na área do ensino, como formas de uso e boas práticas para integrar a IA em sala de aula, assim como através da exemplificação e simulação de aplicações de IA em atividades de ensino, pretende-se que esta ação de curta duração permita aos participantes potenciar o seu trabalho com IA e desenvolver estratégias eficazes para avaliar e validar os resultados obtidos com a utilização da IA em contextos académicos.
No final desta ação de curta duração, pretende-se que o participante obtenha uma base sólida em conceitos e aplicações associadas à IA, seja capaz de identificar os conceitos e técnicas de IA utilizados para a área do ensino. Adicionalmente, pretende-se que esteja preparado para considerar as vantagens e desvantagens de cada técnica ou ferramenta e relacioná-las com aplicações práticas da sua atividade em contexto educativo. Além disso, pretende-se que adquira conhecimentos para estar preparado e atualizado para o futuro da IA na educação.
Completar formação base com competências digitais.
Metodologias de ensino e aprendizagem
Os formandos são integrados numa turma virtual, beneficiando do trabalho colaborativo e do acompanhamento por parte do formador.
As sessões são maioritariamente síncronas, existindo algumas sessões assíncronas, previamente agendadas para uma melhor partilha e envolvimento entre os pares, assim como
para a realização de algumas atividades para avaliação.
Através de uma plataforma de e-learning (ex. moodle), os formandos dispõem de flexibilidade espaciotemporal, acesso permanente a textos, atividades/exercícios e troca de experiências com os seus pares, sendo ainda assegurada orientação online por parte do formador.
Em suma: Exposição teórica, trabalho individual e em grupo, prática simulada e estudo de casos.
Calendário e horário
29 maio | quinta-feira | 17h30 – 20h30
3 junho | terça-feira | 17h30 – 20h30
5 junho | quinta-feira | 17h30 – 20h30
9 junho | segunda-feira | 17h30 – 20h30
12 junho | quinta-feira | 17h30 – 20h30
17 junho | terça-feira | 17h30 – 20h30
24 junho | terça-feira | 17h30 – 20h30
26 junho | quinta-feira | 17h30 – 20h30
1 julho | terça-feira | 17h30 – 20h30
3 julho | quinta-feira | 17h30 – 19h30
8 julho | terça-feira | 17h30 – 20h30
A formação confere 3 créditos (ECTS).
Bolsa Incentivo
Bolsa correspondente ao valor de 100 euros a quem concluir a formação com sucesso.
Acesso
Formação de base em áreas não CTEAM. Maiores de 18 anos.
Formação orientada a alunos do IPVC e de outras IES e a profissionais externos ao IPVC.
Conteúdos programáticos
1. Inteligência Artificial (IA)
2. Inteligência Artificial (IA) na Educação
3. Simulação de atividades usando a Inteligência Artificial (IA) na área do Ensino
4. Preparar-se para o futuro da Inteligência Artificial (IA) na Educação
Objetivos
Capacitar profissionais da área da Educação, alunos e outros interessados, a ensinar e a utilizar ferramentas de Inteligência Artificial nas suas atividades, sendo dada especial atenção às questões éticas e às práticas com e sobre a IA em contexto educativo.
1. Compreender os princípios fundamentais da Inteligência artificial (IA);
2. Compreender os desafios e formas de aplicabilidade de tecnologias de IA na Educação;
3. Perceber as formas de uso corrente da IA na sala de aula;
4. Analisar as possibilidades e desafios éticos e sociais associados ao uso da IA no contexto académico;
5. Adquirir conhecimentos essenciais e competências para incorporar a IA no dia a dia nas salas de aula;
6. Explorar diversas aplicações com IA em atividades de ensino em diferentes áreas de estudo;
7. Desenvolver estratégias eficazes para avaliar e validar os resultados obtidos com a utilização da IA em contextos académicos;
8. Preparar-se para os futuros avanços da IA na Educação.
Perfil do diplomado
Jovens e adultos com formação de base em áreas não CTEAM.
Plano de estudos
Unidade Curricular | Área | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Inteligência Artificial no Ensino | EIM | S2 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Coordenador e formador
Jorge Ribeiro | jribeiro@estg.ipvc.pt