Maiores de 23 anos

Provas e concurso

Provas para M23

As provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência dos cursos superiores do IPVC, para M23, destinam-se a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior a todos os interessados em prosseguir estudos, que tenham completado 23 anos até ao dia 31 de dezembro do ano anterior.

Estas provas visam facultar o acesso ao ensino superior aos candidatos que demonstrem possuir competências para a frequência de um curso superior, mesmo para quem não tenha completado o Ensino Básico, Secundário, ou tenha frequência e/ou um curso superior, mas não reúna as condições para se candidatar pelo Concurso Nacional de Ingresso ao ensino superior no respetivo ano.

As Provas M23 constam de uma prova escrita de conhecimentos específicos e de uma entrevista para apreciação do currículo escolar e profissional e análise das  motivações, para avaliar se o candidato possui os conhecimentos e as competências indispensáveis ao ingresso e progressão no curso a que se pretende candidatar.

A aprovação nas provas M23 é condição prévia para o acesso à candidatura ao concurso especial M23 para ingresso numa licenciatura, ou para ingresso num CTeSP do IPVC, independentemente do nível de habilitações académicas.

Destinatários

O concurso abrange os candidatos que, cumulativamente:

• Tenham mais de 23 anos (completados até 31 de dezembro do ano que antecede o concurso);
  • Não sejam titulares da habilitação de acesso ao ensino superior;
  • Tenham obtido aprovação nas provas especialmente destinadas a avaliar a capacidade para a sua frequência do ensino superior, realizadas no IPVC;
  • Satisfaçam os pré-requisitos, quando exigidos pelo curso pretendido (IPVC não tem pré-requisitos);
  • Não estejam abrangidos pelo estatuto do estudante internacional;

É ainda admitida a inscrição de candidatos que, sendo titulares de ensino secundário ou de habilitação equivalente, ou mesmo de um curso superior, não tenham realizado as provas de ingresso (exames nacionais de ensino secundário) para o ciclo de estudos pretendido.

Provas realizadas noutras Instituições de Ensino Superior:

Podem ser admitidos à matrícula e inscrição nos cursos do IPVC candidatos aprovados em provas de ingresso de outros estabelecimentos de ensino superior público desde que as provas ali realizadas se mostrem adequadas para a avaliação da capacidade para frequentar o curso superior no qual o candidato deseja matricular-se e inscrever-se no IPVC.

O interessado deve solicitar a necessária declaração de adequação ao conselho científico da escola onde funciona o curso no qual o candidato deseja matricular-se e inscrever-se, que só poderá recusar a respetiva emissão com fundamento em manifesta desadequação das provas prestadas para avaliação da capacidade para frequentar o curso superior do IPVC no qual o candidato pretende matricular-se e inscrever-se. O conselho científico solicitará ao respetivo júri de provas parecer fundamentado sobre a adequação da(s) prova(s) prestada(s) noutro(s) estabelecimento(s) de ensino.

Candidaturas M23 anos

O processo de candidatura às provas M23 é efetuado online através da plataforma ON.IPVC.
Toda a informação sobre os cursos ministrados nesta instituição poderá ser aqui consultada.

Calendário de realização das provas

O calendário para a inscrição e para a realização das provas dos M23, especialmente adequadas, destinadas a avaliar a capacidade para a frequência dos cursos superiores do IPVC, é fixado anualmente por despacho do Presidente do IPVC.

Documentação para candidatura

O processo de candidatura é instruído na plataforma de candidatura on-line, efetuando o upload dos seguintes documentos:

• Curriculum Vitae (obrigatório);
  • Fotocópia do Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão(opcional);
  • NIF (entregar nos formatos pdf) (obrigatório);
  • Documentos (diplomas, certificados de habilitações, relatórios e obras de que seja autor) que o candidato considere úteis para demonstrar as suas habilitações e curriculum.

Outros Documentos

• Formulário de Currículo
A apresentar pelos candidatos a cursos ministrados na Escola Superior de Educação [ESE-IPVC]

• Carta de Motivação
A apresentar pelos candidatos a cursos ministrados na Escola Superior de Tecnologia e Gestão [ESTG-IPVC]

Nota: nas restantes Escolas Superiores deste Politécnico (em que não é identificado um tipo de CV), os candidatos podem utilizar o modelo de CV que desejarem, mesmo que seja pessoal.

Emolumentos

Formas de Pagamento
Após a submissão da candidatura na plataforma do IPVC, o candidato receberá por email as referências multibanco para proceder ao pagamento da taxa de inscrição.

Prazos
Após a receção do email com as referências multibanco, o candidato dispõe de cinco dias úteis para proceder ao pagamento.
Findo o prazo, a candidatura submetida será anulada. Em circunstância alguma o candidato poderá prestar provas sem previamente liquidar os emolumento devidos.
Os valores estão fixados na tabela de emolumentos M23 do IPVC.

Resultados Concurso 21/22 — 1.ª Fase

Escola Superior Educação