FAIPVC

FAIPVC

Federação Académica IPVC

A Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [FA-IPVC] foi criada em 2005. A integrar as seis Associações de Estudantes [AE] das Escolas Superiores desta instituição, o seu surgimento veio proporcionar a consolidação do movimento associativo. Desde a sua criação, assistiu-se à maior união e convergência de objetivos, encontrando-se agora a Federação Académica no topo das decisões do movimento estudantil. Cabe-lhe assegurar o espírito de concertação entre todas as Associações de Estudantes e produzir meios de apoio e dinamização entre a vida académica e a da comunidade.

A Federação do IPVC, através das seis Associações de Estudantes IPVC que integra, conta agora com cerca de 4000 alunos para representar, estando atenta a todas as necessidades e interesses que naturalmente fazem parte da vida académica dos estudantes do IPVC. Estes, por sua vez, podem transmitir as suas preocupações, solicitar orientações e expor dúvidas junto da sua Associação de Estudantes da sua escola.

Coordenar esforços e a dedicação à instituição com ponderação, convicção e entrega, proporcionará, ao movimento associativo do IPVC, o papel mais ajustado que compete à Federação Académica do IPVC, tendo, sempre, como lema: o equilíbrio interno para, assim, conseguir delinear projetos úteis e produtivos para toda a comunidade académica que serve e lidera.

Desde a sua existência, a Federação Académica protagonizou já importantes eventos na área cultural, tendo encabeçado, desde 2005, a organização das várias Semanas Académicas do IPVC, bem como Receções ao Caloiro. Realiza desde 2019 a Gala FA IPVC com o intuito de juntar toda a comunidade académica para o devido reconhecimento de estudantes, docentes e colaboradores nas diversas áreas. Dedica-se também à formação de dirigentes associativos, realizando o Informa-te FA IPVC, evento de formação e aprendizagem mútua. Na área da empregabilidade participa com a feira de emprego. A Federação Académica tem também como um dos seus objetivos o desporto universitário, realizando o evento Campeonatos Académicos do Alto Minho e contribuindo na representação dos desportos universitários da FADU.

A sua sede, conta com as instalações do Centro Académico – Viana do Castelo, resultando simultaneamente num espaço de trabalho, convívio e de aproximação aos estudantes.

Atualizado em 15/02/2021