Organização da Investigação

O IPVC, enquanto instituição integrante do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN), tem na génese da sua missão o desenvolvimento de atividades Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D+i) e de prestação de serviços especializados à comunidade que se consubstanciam num elemento de valorização, sustentabilidade e coesão institucional e territorial. Alicerçada numa robusta rede de parceiros nacionais e internacionais e articulada com a oferta formativa do IPVC, a criação e transferência de conhecimento e tecnologia resultante das atividades de I&D+i apresenta-se como um fator relevante para o tecido cultural, social, económico e empresarial da região.

O IPVC é uma instituição que desenvolve as atividades de I&D+i, orientadas primordialmente para o tecido económico e social da região onde está inserido, mantendo ainda a necessária abordagem global destas atividades. Assim, é objetivo do IPVC assegurar uma atividade de I&D+i que seja útil para a Região onde se encontra inserido, mas também relevante para todo o País, e com potencial de aplicação em contexto internacional.

Os docentes do IPVC estão, na sua maioria, associados a unidades de investigação internas e também a unidades de investigação associadas a outras instituições de ensino superior.

Para além das unidades de investigação internas, destaca-se ainda a estrutura de apoio interna à I&D+i do IPVC, através da Unidade de Gestão de Projetos (UGP -IPVC).

Coordenação

As áreas da Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia e Empreendedorismo do IPVC são coordenadas pelo Pró-presidente Luís Paulo Lopes Brandão Areosa Rodrigues.

Contactos:

Instituto Politécnico de Viana do Castelo – IPVC
Rua Escola Industrial e Comercial de Nun’Álvares, n.º 34
4900-347 Viana do Castelo • Portugal

Tel: +351 258 809 610
E-mail: lprodrigues@esdl.ipvc.pt

Unidades de Investigação

O IPVC tem duas unidades de investigação acreditadas pela FCT:

• Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Agroalimentares e Sustentabilidade – CISAS
  • Unidade de Investigação em Materiais, Energia e Ambiente para a Sustentabilidade – proMetheus

Informação pormenorizada sobre estas unidades de investigação, nomeadamente sobre investigadores, publicações e projetos pode ser obtida em IPVC-TECH.

Unidade de Gestão de Projetos

A Unidade de Gestão de Projetos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (UGP -IPVC), é uma unidade funcional do IPVC, e decorre da evolução da OTIC (Oficina de Transferência de Tecnologia, Inovação e Conhecimento) criada no âmbito do Eixo 7, Medida 7.1 — “Desenvolvimento de Centros de Competências em TIC” do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento.

A UGP-IPVC constitui -se como uma unidade de interface entre o IPVC e o sistema científico e tecnológico nacional e internacional, o tecido empresarial e industrial, o poder local e as organizações da comunidade local, com o propósito de alavancar o desenvolvimento da missão de investigação, desenvolvimento, inovação e transferência de conhecimento do IPVC, perspetivando a valorização económica, científica e social de atividades de IDI&T em colaboração.

Áreas de intervenção e respetivos serviços da UGP-IPVC:

• Gestão e angariação de oportunidades de financiamento nacionais e internacionais de base IDI&T;
  • Apoio aos projetos e serviços especializados de prestação de serviços de IDI&T;
  • Apoio às iniciativas de empreendedorismo baseado no conhecimento e inovação, da comunidade académica;
  • Apoio específico à orgânica das Unidades de Investigação do IPVC;
  • Apoio ao registo e gestão e da propriedade industrial;
  • Apoio à gestão estratégica da instituição.

Mais informações sobre esta unidade devem ser consultadas no  Regulamento funcional da UGP-IPVC .

Luis Paulo Rodrigues | Pró-presidente do IPVC |  lprodrigues@esdl.ipvc.pt

Gestores de Projetos