Informática SI

Informática SI

Aos Serviços de Informática (SI) compete a gestão, manutenção e desenvolvimento das infraestruturas e serviços de informática do IPVC cumprindo-lhe, designadamente:

a) Fazer a gestão, manutenção e conservação das infraestruturas de rede;
b) Fazer a gestão e manutenção dos sistemas informáticos;
c) Fazer a gestão, manutenção e conservação do equipamento informático necessário às atividades letivas, de investigação e ao funcionamento dos serviços;
d) Fazer a gestão do licenciamento do software;
e) Proceder à aquisição de equipamento informático;
f) Garantir a segurança das redes internas e dos equipamentos disponibilizados;
g) Fazer a gestão do domínio www.ipvc.pt;
h) Garantir a prestação de serviços de qualidade aos diversos utilizadores que constituem a população académica.

Missão

Os Serviços de Informática têm como missão zelar pelo bom funcionamento de todas as infraestruturas e tecnologias de suporte aos serviços prestados pelo IPVC, quer estes sejam de natureza interna ou externa.

Está também na missão dos Serviços de Informática potenciar as ideias e projetos da comunidade IPVC (interna ou externa), criando condições para que estes possam funcionar e crescer.

Os Serviços de Informática são um elemento facilitador na implementação de tecnologias para que a sociedade de informação, se consolide no Alto Minho e a nível mais global.

Objetivos estratégicos e operacionais

Estratégicos:

  • Contribuir para o desenvolvimento da visão, objetivos e estratégia da Instituição;
  • Definir estratégias e objetivos de atuação que permitam antecipar as necessidades de adaptação do serviço à realidade interna e externa;
  • Definir uma estratégia de atuação clara, concreta e ambiciosa para os Serviços;
  • Implementar e manter um modelo de gestão das tecnologias de informação que privilegie a qualidade de serviço dos utilizadores;
  • Assegurar uma resposta flexível e ágil dos SI face a futuras mudanças;
  • Atender, esclarecer e divulgar normas internas e procedimentos a adotar;
  • Promover e garantir a articulação entre as divisões tendo em vista a qualidade e eficácia do serviço a prestar e a satisfação do interesse dos utilizadores;
  • Gerir os recursos humanos, patrimoniais e técnicos afetos ao Serviço de modo a otimizar o seu desempenho;
  • Promover ações de formação no sentido de maximizar a eficiência de utilização dos recursos disponibilizados e o desenvolvimento de competências;
  • Garantir a elaboração de planos de formação internos de forma a permitir a aquisição e consolidação de competências por parte dos recursos humanos afetos ao Serviço;
  • Promover o envolvimento de todos os intervenientes, numa ótica de gestão participada;
  • Promover a valorização e a responsabilização da equipa;
  • Organizar, planear e gerir os SI de modo a atingir os objetivos definidos pela Instituição salvaguardando o retorno dos investimentos realizados;
  • Estabelecer a articulação entre os SI, as restantes Unidades, Órgãos e Serviços, no sentido de equacionar as melhores soluções tecnológicas para a Instituição;
  • Definir uma arquitetura de Sistemas Informáticos tendo em vista a integração de sistemas e os requisitos e necessidades do IPVC e dos seus utilizadores;
  • Apoiar e promover, no domínio das respetivas competências, a concretização de projetos de investigação e cooperação, internos ou em parceria com entidades externas.

Operacionais

  • Instruir e gerir processos;
  • Organizar informação e pareceres para decisão superior;
  • Avaliar e orientar o desempenho e eficiência do Serviço;
  • Garantir o desenvolvimento informático que permita facilitar os procedimentos, controlar a veracidade da informação e facilitar a sua apresentação e utilização;
  • Garantir a segurança dos sistemas de informação;
  • Coordenar a seleção, aquisição e implementação de todos os novos sistemas de informação, dos respetivos equipamentos e tecnologias de suporte, bem como de todas as infraestruturas necessárias à sua correta e eficaz utilização;
  • Garantir a existência e adequação de normas de funcionamento e utilização estabelecidas para os recursos e sistemas disponibilizados, bem como assegurar a sua divulgação e sensibilização dos utilizadores para o seu cumprimento;
  • Garantir que os SI funcionem de acordo com o nível solicitado pelos utilizadores, de cordo com a estratégia do IPVC.

Os Serviços estruturam-se em duas áreas e num gabinete de suporte:

  • Infraestruturas e Serviços
  • Desenvolvimento

Infraestruturas e Serviços

Compete a esta área a conceção, implementação e exploração de infraestruturas e serviços, nomeadamente:

  • Assegurar a administração e gestão técnica das infraestruturas informáticas, audiovisuais e de comunicações no IPVC, garantindo a sua operacionalidade bem como a disponibilização de serviços estáveis e fiáveis
  • Definir e assegurar a aplicação de regras e normas de uso das infraestruturas e serviços existentes, garantindo a segurança, confidencialidade e integridade das comunicações e recursos associados
  • Definir e implementar políticas de atualização e manutenção das infraestruturas existentes garantindo uma resposta eficaz face às necessidades das Unidades e Órgãos do IPVC, respetivos utilizadores e sistemas

Desenvolvimento

Compete a esta área a conceção, desenvolvimento, manutenção e exploração dos sistemas, e aplicações informáticas do IPVC, assegurando o apoio à Presidência e às diversas Unidades orgânicas e Órgãos, nomeadamente:

  • Assegurar a conceção, implementação e operacionalização de aplicações e sistemas definindo uma arquitetura de informação integrada e consistente, garantindo a necessária articulação com as restantes estruturas e utilizadores do IPVC por forma a ir ao encontro das necessidades dos mesmos
  • Definir e implementar políticas e regras relativamente ao uso dos sistemas e aplicações
  • Apoiar na conceção e produção de materiais e recursos para utilização quer interna quer externa
  • Operacionalizar a utilização de tecnologias de e-learning, quer a nível das aplicações de suporte quer a nível de conteúdos digitais.

Gabinete de Suporte

Helpdesk – si@ipvc.pt

Colaboradores e contactos

Colaboradores dos Serviços centrais 

Área do Desenvolvimento:
José Viana
Marco Cedrico
Pedro Marrucho
Diogo Silva

Área de Infraestruturas e Serviços:
Duarte Silva
Pedro Barbosa
Filipe Miranda
Hélder Jacques
Hélder Cruz

Contactos
Rua Escola Industrial e Comercial de Nun’Álvares n.º 34
4900-367 Viana do Castelo
Tel.: +351 258 809 610
Site: www.ipvc.pt  | E-mail: si@ipvc.pt

Colaboradores das Unidades Orgânicas

João Pereira
ESE | Extensão interna 21112 | E-mail: si@ese.ipvc.pt

Luís Armando
ESA | Extensão interna 22142 | E-mail: ci@esa.ipvc.pt

Paulo Vaz
João Vasconcelos
ESTG | Extensão interna 23174 | E-mail: si@estg.ipvc.pt

João Pedro Pereira
ESS | Extensão interna 24118 | E-mail: si@ess.ipvc.pt

Luís Carrilho
ESCE | Extensão interna 25105 | E-mail: si@esce.ipvc.pt

Tiago Araújo
ESDL | Extensão interna 29126 | E-mail: si@esdl.ipvc.pt

Rui Carneiro
SAS | Extensão interna 27112 | E-mail: ci@sas.ipvc.pt

Atualizado em 27/02/2021