Skip to main content
  • Português
  • English
Gabinete de Avaliação e Qualidade

Gabinete de Avaliação e Qualidade

Apresentação

O Gabinete de Avaliação e Qualidade (GAQ-IPVC) é responsável pelo estabelecimento dos mecanismos de autoavaliação regular do desempenho do Instituto, bem como das atividades sujeitas ao sistema nacional de avaliação e acreditação, devendo garantir o cumprimento da lei e a colaboração com as instâncias competentes.

O modelo de funcionamento do Sistema de Gestão do IPVC (SG-IPVC) baseia-se numa estrutura, com uma coordenação central, e elementos representantes dos Serviços Centrais, Escolas e SAS-IPVC, a saber:

  • Gestão de Topo do IPVC – Pró-Presidente para a Qualidade e Responsabilidade Social, Gestor Institucional da Qualidade (GIQ-IPVC) e coordenador do GAQ-IPVC;
  • Gestores da Qualidade (GQ) dos Serviços Centrais/Escolas/SAS-IPVC, que coordenam os respetivos Gabinetes da Qualidade (GaQ) em cada Unidade (e que integram o GAQ-IPVC);
  • Grupo Coordenador de cada Processo do SG-IPVC – constituído pelo Gestor Institucional de Processo (GIP)  (que integram o GAQ-IPVC) e respetivos Gestores de Processo (GP) (que integram o GaQ da Unidade que representam).

Funções

O GAQ-IPVC inclui o Observatório-IPVC que tem como principais funções: suporte à auscultação das partes interessadas, a gestão da Plataforma de Indicadores IPVC (na ON.IPVC em Observatório), a gestão de rankings em que o IPVC participa e fornecimento de informação de suporte à tomada de decisões estratégicas de Ensino / Investigação / Apoio à Comunidade.

Ao GAQ-IPVC compete, designadamente:

  • Coordenar, promover e rever o SG-IPVC;
  • Elaborar os documentos de carácter institucional do SG, designadamente o Manual de Gestão e Revisão ao Sistema;
  • Elaborar o Programa Anual de Gestão do IPVC;
  • Elaborar o Programa Anual de Auditorias do IPVC bem como assegurar a sua execução;
  • Preparar a Revisão anual do SG, para validação pela Gestão de Topo (com base nos Balanços de Gestão dos(as) SC/UO/SAS e Relatórios Anuais de Processo, Relatórios Anuais dos Cursos e Relatório Anual de Atividades IPVC);
  • Reportar à Gestão de Topo o desempenho do SG e qualquer necessidade de melhoria;
  • Coordenar o processo administrativo de avaliação/acreditação dos ciclos de estudos de ensino conferentes de grau (licenciaturas, mestrados) e registo dos CTESP e da formação contínua/especializada;
  • Coordenar, com a Gestão de Topo, a definição de responsabilidades, recursos, metodologia e prazos para implementação das ações de melhoria e inovações decorrentes da Revisão do Sistema;
  • Cooperar na análise das necessidades de formação interna com a Gestão de Topo e Divisão de Recursos Humanos do IPVC.

Observatório

Contactos

Gabinete de Avaliação e Qualidade
Rua Escola Industrial e Comercial de Nun’Álvares n.º 34
4900-367 Viana do Castelo
Tel.: +351 258 809 610
E-mail: qualidade@ipvc.pt

Atualizado em 25/05/2021