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Apresentação
A Pós Graduação em Educação Literária e Literatura para a Infância e Juventude apresenta-se como uma resposta às necessidades de formação especializada na área sentidas no terreno: creches, jardins de infância, escolas básicas, bibliotecas escolares e bibliotecas públicas, ATLs, e outros espaços de intervenção pedagógica. Com efeito, a proliferação editorial para a infância, aliada às recentes diretrizes governamentais no domínio da Educação literária, contrastam com a escassa oferta de formação de mediadores em geral, e de docentes em particular.
Esta pós graduação alia um conjunto diversificado de aproximações ao livro literário para a infância e juventude (género, ilustração, edição…) a uma componente prática de experimentação de técnicas de abordagem a este produto estético, sob o ponto de vista artístico, formativo e afetivo, constituindo, deste modo, um importante meio de formação para todos aqueles que, conscientes do poder da leitura, procuram respostas para aproximar o livro do seu leitor preferencial, numa perspetiva de formação não apenas leitora e literária, mas também de cidadania ativa.
Este curso reúne condições para ser reconhecido para efeitos de progressão na carreira docente nos termos do artigo 54º do ECD (Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Professores do Ensino secundário profissionalizados e com, pelo menos, cinco anos de serviço docente), pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) como formação na área da docência nos termos do D.L. n.º 29/14, de 11 de fevereiro.
Créditos:
Acesso
– Docentes (Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores Bibliotecários);
– Outros profissionais (desde que detentores de uma Licenciatura na área da Educação ou das Humanidades) que exerçam ou pretendam vir a exercer funções em Bibliotecas Públicas, Creches, ATL’s, Salas de Estudo, Editoras e Livrarias Especializadas;
– Outros Mediadores de Leitura.
Objetivos
– Dotar os estudantes de conhecimentos na área da Literatura para a Infância e Juventude, indutores do desenvolvimento de competências que lhes permitam otimizar as diretrizes governamentais emanadas dos principais documentos orientadores, no que à formação de leitores, em geral, e à educação literária, em particular, diz respeito.
– Capacitar os estudantes para a criação de ambientes ricos e estimulantes em torno do livro literário, tendo por base o potencial temático, artístico e afetivo da Literatura Infantojuvenil, no sentido de associar experiências positivas à leitura;
– Capacitar os estudantes para a elaboração de materiais de apoio à leitura orientada, tendo por base os princípios da educação literária;
– Dotar os estudantes de ferramentas que lhes permitam criar e implementar projetos originais permeados pela literatura de potencial receção infantil, em contextos diversos;
– Contribuir, junto dos estudantes, para o desenvolvimento de uma postura ativa no seu papel de mediadores de leitura, através da criação da necessidade leitora;
– Fornecer aos estudantes meios de atualização permanente no que respeita à investigação na área, bem como ferramentas de índole diversa que lhes permitam potenciar o livro e a leitura literária juntos dos seus destinatários preferenciais.
Saídas Profissionais
Embora não seja conducente à obtenção de grau, esta PG será uma mais-valia para o exercício de qualquer profissão ligada à mediação da leitura, nomeadamente o trabalho em contexto de bibliotecas, livrarias, editoras e outros espaços culturais, assim como em creches, jardins de infância e ATLs.
O curso reúne condições para ser acreditado para efeitos de progressão na carreira docente, e integra a lista de cursos da Rede de Bibliotecas Escolares, contabilizando dez pontos na área da formação académica para efeitos de Concurso de Professor Bibliotecário.