Início / Estudar / Formação Microcredenciada / Dieta Atlântica – Storytelling da Gastronomia Tradicional do Litoral Minhoto
Apresentação
Cada vez mais, os visitantes procuram experiências locais autênticas, momentos únicos e memoráveis, nos destinos e comunidades que visitam. Storytelling permite comunicar efetivamente histórias das comunidades locais e das suas tradições culturais – as pessoas, os usos e costumes, a comida, o vinho, a natureza, entre outros, como parte integrante da experiência baseada na gastronomia e vinhos.
A formação microcredenciada em Dieta Atlântica: Storytelling da Gastronomia Tradicional do Litoral Minhoto foi desenhada num formato presencial, estruturado em 14 sessões interativas, de 2 horas cada, asseguradas aos sábados, das 9h30 às 13h30, durante 8 semanas, para comunicar novidades aos visitantes – coisas que eles não esperavam ou confirmar o que o visitante procura.
OO curso permite aos formandos adquirir competências no uso de ferramentas digitais para desenvolver ou reformular narrativas forma apelativa e distinta, com a gastronomia, tradição e uso de produtos locais, para fins da promoção da Dieta Atlântica e da região do Minho.
curso conta com a parceria da Confraria dos Gastrónomos do Minho.
Metodologias de ensino e aprendizagem
A formação começa com uma base teórico-prática (TP), utilizando os métodos expositivo, interrogativo e ativo, alinhada com o objetivo de valorizar a Dieta Atlântica como alternativa gastronómica. Estes métodos são complementados com sessões de apresentação e discussão de casos práticos, enfatizando a autenticidade e a herança cultural na narrativa, com destaque para a utilização de técnicas culinárias tradicionais, as receitas de família transmitidas de geração em geração ou a aposta na divulgação dos ingredientes locais de forma a demonstrar a ligação da unidade/do serviço às raízes culturais.
As sessões práticas são desenhadas para promover a discussão contínua e reflexão, ajudando os formandos a conectar os conteúdos com os objetivos de aprendizagem, e a refletir sobre esta alternativa gastronómica.
Utilização de cozinha móvel e acesso a PC pessoal ou da Escola.
A formação confere 3 créditos (ECTS).
Bolsa Incentivo PRR
Bolsa correspondente a 100% do valor da propina a ser atribuída a quem concluir o curso com sucesso e em tempo útil.
PRR BDA: Blue Design Alliance
Acesso
Ter formação e/ou experiência profissional e/ou projeto profissional relevante na(s) área(s) da gastronomia e vinhos e/ou marketing digital e /ou marketing turístico.
Conteúdos programáticos
Objetivos
Perfil do diplomado
Esta formação destina-se a todas as pessoas que pretendam aproveitar as oportunidades que a gastronomia e a dieta atlântica oferecem.
Saídas Profissionais
Esta ação é de especial relevância para profissionais da área da restauração, unidades de enoturismo, confrarias e organizações/empresas ligadas ao turismo, adquiram competências para aplicar o storytelling na estratégia de marketing digital.
Plano de estudos
Parcerias e estágios
Confraria dos Gastrónomos do Minho
Carlos Fernandes | cfernandes@estg.ipvc.pt | Coordenador
Graciela Macedo | info@gdesignstudio.pt | Formadora