Candidaturas ao Ensino Superior
Para estudar no IPVC é necessário efetuar a candidatura a um dos nossos cursos.
Trata-se de um processo similar a um concurso em que são avaliadas várias características do âmbito académico que diferem consoante a tipologia do concurso: CTeSP, Licenciatura, Mestrado ou Pós-Graduação.
Os prazos de candidatura do concurso nacional de acesso, para acesso às licenciaturas, são definidos pela DGES e divulgados no respetivo portal.
Os prazos de candidatura para os restantes concursos são definidos pelo IPVC e divulgados neste portal.
Aprova o calendário de ações do concurso nacional de acesso e ingresso no ensino superior público para a matrícula e inscrição no ano letivo de 2024-2025.
Se terminaste o 12º ano e pretendes ingressar num Curso Técnico Superior Profissional – CTePS -, a candidatura é feita através da plataforma do IPVC, na qual devem ser submetidos todos os documentos necessários.
As datas de candidatura são publicadas periodicamente no site do IPVC.
Se terminaste o 12º ano de escolaridade e queres ingressar numa licenciatura do IPVC, a candidatura é feita através da plataforma da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) que contém toda a documentação necessária para este concurso.
Existem várias opções de candidatura que podem ser possíveis mediante a Nacionalidade, Funcionário em Funções Públicas, Cidadãos Bolseiros, entre outros. Esse enquadramento está disponível no site da DGES.
Se já tens uma Formação Superior mas queres continuar a enriquecer o teu curriculum, o IPVC oferece-te um leque diversificado de cursos de Mestrado, realizados em cada uma das escolas.
A candidatura a Mestrado é feita através de uma plataforma do próprio IPVC na qual devem ser submetidos os documentos necessários. A exceção é feita para os Mestrados APNOR (Associação de Politécnicos da Região Norte) cuja candidatura é realizada no site da associação.
As datas de candidatura são publicadas periodicamente no site do IPVC .
Se já tens uma Formação Superior mas queres continuar a enriquecer o teu curriculum através de uma Pós-graduação o IPVC oferece-te várias opções.
A candidatura a uma Pós-graduação é feita através de uma plataforma do IPVC, na qual devem ser submetidos todos os documentos necessários.
As datas de candidatura são publicadas periodicamente no site do IPVC .
Podem candidatar-se ao ingresso num determinado curso e instituição de ensino superior os estudantes que satisfaçam, cumulativamente, as seguintes condições:
Observação: Esta informação não dispensa a consulta do site da DGES em http://www.dges.mctes.pt.
Para se poder candidatar, o estudante deverá obter a ficha ENES atualizada, referente ao ano em causa (documento essencial à candidatura), pelo que, mesmo que não realize qualquer exame nesse ano, e pretenda utilizar somente os exames nacionais realizados em anos anteriores, o estudante deverá inscrever-se novamente na escola secundária, no prazo dos exames nacionais, para efeitos de registo e posterior emissão da referida ficha, nos termos do indicado na Deliberação da CNAES, publicada anualmente e disponível em http://www.dges.mctes.pt.
As vagas para cada curso em cada instituição de ensino superior são fixadas anualmente pelas próprias instituições, tendo em consideração os recursos de cada uma e subordinadas às orientações gerais estabelecidas pelo Ministro da Educação e Ciência, e divulgadas no portal da Direção-Geral do Ensino Superior antes do início da candidatura.
Na candidatura ao ensino superior público através do concurso nacional, cada estudante pode concorrer a um máximo de 6 pares instituição/curso, isto é, a seis combinações de instituição/curso, que indica por ordem de preferência.
A candidatura ao concurso nacional de acesso é apresentada através do sistema on-line, no portal da Direção-Geral do Ensino Superior: http://www.dges.mctes.pt.
Assim, os estudantes que pretenderem candidatar-se ao ensino superior público devem pedir a senha de acesso ao sistema de candidatura on-line e apresentar o recibo do pedido de atribuição de senha na escola secundária onde se inscrevem para os exames nacionais, juntamente com o respetivo boletim de inscrição nos exames.
O pedido de atribuição de senha é efetuado no portal da Direção-Geral do Ensino Superior em http://www.dges.mctes.pt, devendo o estudante seguir todos os procedimentos indicados, de modo a que possa imprimir, assinar e entregar o recibo do pedido na escola secundária que indicou para validação.
Caso o estudante seja menor, o recibo do pedido deve ser assinado pelo encarregado de educação ou por quem demonstre exercer o poder paternal ou tutelar.
Para os recibos dos pedidos apresentados nas escolas durante as inscrições para a 1.ª fase dos exames nacionais as senhas de acesso serão enviadas para os endereços de correio eletrónico fornecidos pelos estudantes no pedido de atribuição de senha. A partir dessa data será também possível apresentar o recibo do pedido de atribuição de senha para acesso ao sistema de candidatura online, para validação, nos gabinetes de acesso ao ensino superior existentes em todos os distritos.
O pedido de atribuição de senha para acesso ao sistema de candidatura online deve ser feito, preferencialmente, durante o período de inscrição para a 1.ª fase dos exames nacionais e entregue na escola secundária juntamente com o boletim de inscrição. Contudo, o pedido poderá ainda ser feito até ao final do prazo de candidatura a cada fase do concurso.
Uma vez atribuída a senha para acesso ao sistema de candidatura on-line, o candidato pode utilizar a mesma senha em qualquer das fases da candidatura.
Na 1.ª fase do concurso existem contingentes especiais de vagas destinados a: candidatos oriundos das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, candidatos emigrantes portugueses e seus familiares, candidatos que se encontrem a prestar serviço militar efetivo no regime de contrato e candidatos portadores de deficiência física ou sensorial.
Os estudantes que pretendam beneficiar dos contingentes especiais devem concorrer na 1.ª fase de candidatura, uma vez que na 2.ª fase e na 3.ª fase de candidatura há um único contingente.
Os estudantes que não reúnam as condições de apresentação à 1.ª fase da candidatura apenas podem apresentar-se à 2.ª fase da candidatura e/ou à 3.ª fase.
(esta informação não dispensa a consulta do regulamento publicado em Diário da República em cada ano)
Os pré-requisitos são condições de natureza física, funcional ou vocacional que assumem particular relevância para acesso a determinados cursos do ensino superior.
No IPVC, a matrícula e inscrição nos cursos da Escola Superior de Saúde (ESS|IPVC) está sujeita à comprovação da satisfação do pré-requisito (Grupo A).
O CTeSP tem a duração de 2 anos letivos (integra um semestre de estágio), num total de 120 ECTS. É um curso de natureza profissional não conferente de grau académico.
Destina-se a titulares do ensino secundário, maiores de 23 anos e titulares de um diploma de especialização Tecnológica ou titulares de um curso superior.
No final do curso é atribuído um Diploma de técnico superior profissional.
O ingresso nos cursos técnicos superiores profissionais realiza-se através de um concurso organizado por cada Instituição de Ensino Superior (IES), cabendo a esta fixar e publicar, em Diário da República, o regulamento com as condições de ingresso em cada um dos seus cursos técnicos superiores profissionais, em função da área de estudos em ele se integra, estabelecendo, nomeadamente, prazos e regras de inscrição/candidatura, critérios de classificação e de atribuição de classificação final, assim como definir a forma que deve revestir essa avaliação de capacidade, atendendo, necessariamente, aos conhecimentos e aptidões correspondentes ao nível do ensino secundário nas áreas relevantes para cada curso.
Todos os documentos relacionados com a verificação da satisfação das condições de ingresso, incluindo eventuais provas escritas efetuadas pelo estudante, integram o seu processo individual.
Estas candidaturas devem ser apresentadas on-line em https://www.ipvc.pt onde poderá encontrar o respetivo link. É também neste endereço que encontra o edital e o calendário, aprovados anualmente.
As candidaturas devem ser apresentadas on-line na plataforma do IPVC
Deverá ser consultada toda a informação aqui.
Os prazos de candidatura a CTeSP constam do respetivo Edital de Abertura, colocado on-line disponíveis aqui.
Os resultados das candidaturas são divulgados aqui.
Não. As matrículas são efetuadas on-line em matrículas IPVC
No portal de matrículas encontra toda a informação sobre prazos, documentação a apresentar, propinas e emolumentos.
Podem candidatar-se a curso (s) de 2.º ciclo (mestrado) os:
As candidaturas devem ser apresentadas on-line na plataforma do IPVC
Deverá ser consultada toda a informação aqui.
Os prazos de candidatura a Mestrados constam do respetivo Edital de Abertura, disponível aqui.
Os resultados das candidaturas são divulgados aqui.
Não. As matrículas são efetuadas on-line em matrículas IPVC
No portal de matrículas encontra toda a informação sobre prazos, documentação a apresentar, propinas e emolumentos.