Início / Estudar / Formação Microcredenciada / Ordenamento do Território
Apresentação
A formação microcredenciada de Ordenamento do Território fornece uma compreensão aprofundada dos sistemas de Planeamento Espacial Marinho, ferramentas e sua aplicação na gestão sustentável dos recursos marinhos e costeiros. O curso centra-se nas ferramentas utilizadas para a análise espacial, a tomada de decisões e o envolvimento das partes interessadas. Os estudantes irão adquirir conhecimentos teóricos e competências práticas, através de casos-práticos, para analisar e implementar o ordenamento do espaço marítimo em diferentes contextos, com ênfase no ambiente marinho português.
Esta formação foi desenhada e será implementada em parceria entre o Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Competência em Economia Azul.
Portugal desenvolveu um sistema global de Planeamento do Espaço Marinho (PEM) para gerir e regular a utilização dos seus espaços marinhos. O sistema foi concebido para promover a utilização sustentável dos recursos marinhos, equilibrando simultaneamente os interesses económicos, sociais e ambientais.
O enquadramento na realidade, estratégia e desafios globais e a relação com as políticas nacionais para o mar associam-se ao enquadramento legal/normativo, técnico e tecnológico para uma gestão sustentável do espaços marinho. Assim, nesta formação envolvem atores que pretendem conhecer as base de implementação das orientações e práticas de planeamento e ordenamento do espaço e atividades marinhas e costeiras em Portugal.
Esta formação microcredenciada dotará os estudantes dos conhecimentos e da experiência prática necessários para implementar o OEM numa variedade de contextos reais, com enfoque no ambiente marinho português.
Calendário
12, 14, 20, 21, 27 e 29 de março
Horário
Horário: Pós-Laboral: 18h30 – 21h30 e uma sessão em formato híbrido presencial/à distância (29 de março entre as 09h30 – 17h30).
A formação confere 3 créditos (ECTS).
Bolsa Incentivo PRR
Bolsa correspondente a 50% do valor da propina a ser atribuída a quem concluir a formação com sucesso e em tempo útil.
PRR BDA: Blue Design Alliance
Acesso
Podem candidatar-se a esta Formação Microcredenciada:
O reconhecimento a que se referem as alíneas c) e d) do número anterior tem como efeito apenas o acesso à pós-graduação e não confere aos seus titulares a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.
Os estudantes finalistas de licenciatura podem ser admitidos condicionalmente, devendo entregar o documento comprovativo da conclusão do curso de licenciatura até ao último dia da pós-graduação.
Objetivos
A formação microcredenciada é direcionada a interessados e profissionais apresentam como objetivos de curso:
Assim, ao longo do curso pretende-se explorar:
Estes temas e ferramentas e sistemas ajudam coletivamente Portugal a gerir as suas extensas áreas marítimas, assegurando um desenvolvimento sustentável e protegendo simultaneamente os ecossistemas marinhos. Em termos de aprendizagem pretende que os formandos possam desenvolver conhecimento, competências técnicas, bem como atitudes de interesse, envolvimento e responsabilidade nos temas do mar e costa.
Perfil do diplomado
Esta formação dirige-se a todas as pessoas e organizações que pretendam aproveitar as oportunidades que a economia azul oferece, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. É particularmente relevante para:
Estudantes: ensino superior, incluindo licenciaturas; pós-graduações; mestrados; doutoramentos.
Saídas Profissionais
O estudante que concluía esta formação está preparado para aproveitar as oportunidades de emprego que estão a surgir a montante do rápido desenvolvimento que se está a assistir na economia azul sustentável, quer seja nas áreas da biotecnologia, nas energias oceânicas, no turismo, na logística, entre outros.
Estarão ainda dotados de conhecimentos e competência que lhes permitirão realizar funções técnicas altamente especializadas em entidades públicas, associações privadas e empresas e iniciar a criação do seu próprio negócio.
Plano de estudos
Unidade Curricular | Área | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Ordenamento do Território | CA | S2 | TP:21.00 | 3.00 | Consultar |
Parcerias e estágios
Esta formação microcredenciada resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Competência em Economia Azul.
Colaboração
De forma a garantir uma forte ligação entre os conteúdos lecionados à experiências práticas desenvolvidas em contexto real, a formação microcredenciada foi concebida com a preocupação de envolver especialista de entidades de referência nos mais diversos temas lecionados.
Neste sentido, de forma a incorporar conhecimentos e competências altamente especializadas nos temas dos Recursos Marinhos Naturais, Biotecnologia Marinha e Aquacultura Sustentável, este curso conta com a colaboração do Blue Bioeconomy CoLAB (B2E CoLAB).
Joaquim Mamede Alonso | (C31F-BEDB-4B90) | CIÊNCIAVITAE (cienciavitae.pt)
É Prof. Coord. ESA-IPVC, Coord. da Licen. em Engenharia do Ambiente e Geoinformática, é Doutor em Gestão da Informação – Especialização em Sistemas de Informação Geográfica da Universidade Nova de Lisboa (NOVAIMS), Mestre e licenciado em Engenharia Agrícola (UTAD), Docente no Departamento de Fitotecnia e Engenharia Rural da UTAD (1995 a 1998), bolseiro da FLAD na University of Illinois (EUA), no ACES,Urbana-Champaign/Chicago (1997); Responsável pelo CIGESA-IPVC, Coordenação e docência de Cursos de Pó0s-Graduação na área da Cartografia Digital e SIG, Adviser EU – European Seventh Framework Programme (FP7) – Cooperation, Theme 6 -Environment (including Climate Change), Activity 6.2 Sustainable Management of Resources FP7- ENV2009-1, Expert Reviewer for the First Order Draft (FOD) of the Working Group II (WGII)Contribution to the IPCC Sixth Assessment Report (AR6); Vice-Presidente da ESA-IPVC (2001-2004); Presidente da Assembleia de Representantes (2001- 2007); Presidente do Conselho Pedagógico (2019), Membro da Comissão de Curso de Mestrado META, Engenharia Agronómica, Pós-Graduação em Sistemas de Informação Geográfica Municipais; Coordenador do Grupo Disciplinar em Ciências do Ambiente (ESA[1]IPVC); Membro da Conselho Académico do IPVC; Membro do Conselho Pedagógico da ESA-IPVC (2001- 2013);
Participação em Comissões Nacionais como por exemplo a CT 145 – Gestão Florestal Sustentável da Normalização definições e requisitos para a gestão florestal sustentável; Membro Integrado do Centro de Investigação CIBIO.InBIO-Research Centre in Biodiversity and Genetic Resources (FCT) (desde 2008) e Membro Colaborador da Unidade de Investigação proMetheus- Research Unit in Materials, Energy and Environment for Sustainability (FCT) (desde 2019); Representante do IPVC em diversas instituições regionais; (Co)orientação de 116 estágios finais de Licenciatura; 56 teses de mestrado, 2 teses de doutoramento terminadas e em 5 curso, (co)autor de livros (11) e capitulo (27), publicações de trabalhos académicos (7); materiais pedagógicos (15); relatórios de projeto (84) e pareceres técnicos (11); artigos publicados em revistas com arbitragem científica (27) e outros artigos com arbitragem e indexados (57); comunicações orais (276) e poster (62) em encontros de natureza técnico-científica. Estes resultados associam-se à participação (14) e coordenação de projetos de I&D+i (44), bem como de inovação e serviços especializados à comunidade (11).
Os principais interesses de investigação de I&D+i são: 1) análise, avaliação e otimização de sistemas socio ecológicos complexos e adaptativos com recurso 2) a Tecnologias, Sistemas e Infraestruturas de informação Geográfica associados 3) à capacitação de indivíduos, organizações e territórios através 4) processos de observação/monitorização e Inovação em novos modelos de governança territorial.