Início / Marketing e Comunicação Empresarial
Apresentação
O curso propõe uma perspetiva holística, estratégica e operacional do Marketing e da Comunicação Empresarial.
O Marketing é essencial para desenvolver soluções sustentáveis e criar valor inquestionável com e para todos os stakeholders: clientes, funcionários, fornecedores, investidores e comunidade em geral.
A Comunicação Empresarial é necessária para desenvolver e manter relacionamentos com todos estes grupos de interesse.
É um curso moderno que tenta responder aos grandes desafios e tendências da atualidade: mudanças tecnológicas aceleradas, novos paradigmas de comunicação e interação, empreendedorismo, ética, responsabilidade social e sustentabilidade.
Comissão de curso
Acesso
Provas de ingresso:
Duas das seguintes provas:
04 Economia
17 Mat. Apl. Ciências Sociais
18 Português
Preferência Regional: Braga, Porto, Viana do Castelo
Vagas: 35 (sujeito a alterações)
Regimes Especiais
– Missão Diplomática Portuguesa no Estrangeiro
– Portugueses Bolseiros no Estrangeiro ou Funcionários Públicos em Missão Oficial no Estrangeiro
– Oficiais das Forças Armadas Portuguesas
– Bolseiros dos PALOP
– Missão Diplomática Estrangeira Acreditada em Portugal
– Praticantes Desportivos de Alto Rendimento
– Naturais de Timor-Leste
Concursos Especiais
Reingresso, Mudança de PAR/Instituição/Curso
Objetivos
O objetivo é formar profissionais numa lógica de multidisciplinaridade de funções. Pretende-se, fundamentalmente, que os licenciados:
Perfil do diplomado
Os licenciados em Marketing e Comunicação Empresarial estarão preparados para desenvolver a sua carreira profissional a nível nacional e internacional, nos sectores tradicionais da indústria, retalho, consultadoria ou publicidade, e também nos sectores emergentes dos serviços e organizações sem fins lucrativos. Serão potenciais quadros médios e superiores, gestores e diretores, assumindo responsabilidades nas áreas de marketing, gestão e desenvolvimento de novos produtos, marca, clientes, comunicação, publicidade, relações públicas, marketing direto, vendas, merchandising e de pesquisa de marketing.
Saídas Profissionais
Os licenciados em Marketing e Comunicação Empresarial poderão assumir as funções de:
Plano de estudos
Unidade Curricular | Área | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Organização de Empresas | OLM | S1 | TP:48.00 | S:4.00 | O:6.00 | 5.00 | Consultar |
Inglês I | ADH | S1 | TP:48.00 | O:6.00 | 4.00 | Consultar |
Tecnologia de Informação e Comunicação | EIM | S1 | TP:48.00 | O:6.00 | 5.50 | Consultar |
Matemática | MAT | S1 | TP:80.00 | O:6.00 | 6.50 | Consultar |
Princípios de Marketing | OLM | S1 | TP:48.00 | S:4.00 | O:6.00 | 5.00 | Consultar |
Direito Aplicado ao Marketing | CPS | S1 | TP:48.00 | O:6.00 | 4.00 | Consultar |
Gestão do Produto e do Preço | OLM | S2 | TP:48.00 | S:4.00 | O:6.00 | 5.50 | Consultar |
Sociologia do Consumo | CPS | S2 | TP:48.00 | O:6.00 | 4.00 | Consultar |
Métodos Quantitativos I | MAT | S2 | TP:64.00 | O:6.00 | 5.50 | Consultar |
Inglês II | ADH | S2 | TP:48.00 | O:6.00 | 4.00 | Consultar |
Economia | EFC | S2 | TP:48.00 | S:4.00 | O:6.00 | 5.50 | Consultar |
Tecnologia de Desenho e Produção Gráfica | EIM | S2 | TP:64.00 | S:4.00 | O:6.00 | 5.50 | Consultar |
Unidade Curricular | Área | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Comunicação Integrada de Marketing | OLM | S1 | TP:48.00 | O:6.00 | 5.00 | Consultar |
Métodos Quantitativos II | MAT | S1 | TP:64.00 | O:6.00 | 6.00 | Consultar |
Princípios de Contabilidade | EFC | S1 | TP:64.00 | S:4.00 | O:6.00 | 5.00 | Consultar |
Serviços de Marketing Relacional | OLM | S1 | TP:48.00 | O:6.00 | 4.50 | Consultar |
Comportamento de Compra | OLM | S1 | TP:48.00 | S:4.00 | O:6.00 | 5.00 | Consultar |
Comunicação Publicitária | OLM | S1 | TP:48.00 | O:6.00 | 4.50 | Consultar |
Web Marketing e Comércio Eletrónico | EIM | S2 | TP:48.00 | S:8.00 | O:6.00 | 5.00 | Consultar |
Laboratório de Comunicação Multimédia | EIM | S2 | TP:48.00 | S:4.00 | O:6.00 | 5.00 | Consultar |
Pesquisa de Mercado | OLM | S2 | TP:64.00 | S:4.00 | O:6.00 | 5.00 | Consultar |
Marketing Industrial | OLM | S2 | TP:48.00 | S:4.00 | O:6.00 | 5.00 | Consultar |
Gestão da Marca | OLM | S2 | TP:48.00 | S:4.00 | O:6.00 | 4.50 | Consultar |
Gestão de Projetos e Operações | OLM | S2 | TP:64.00 | S:4.00 | O:6.00 | 5.50 | Consultar |
Unidade Curricular | Área | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Projeto Final | OLM | A | TP:144.00 | S:4.00 | O:8.00 | 14.00 | Consultar |
Distribuição e Gestão de Vendas | OLM | S1 | TP:48.00 | O:6.00 | 4.50 | Consultar |
Estratégia e Competitividade | OLM | S1 | TP:48.00 | O:6.00 | 4.00 | Consultar |
Princípios de Finanças Empresariais | EFC | S1 | TP:56.00 | O:6.00 | 5.00 | Consultar |
Inovação e Empreendedorismo | OLM | S1 | TP:48.00 | S:4.00 | O:6.00 | 4.50 | Consultar |
Sistemas de Informação de Marketing | EIM | S1 | TP:48.00 | O:6.00 | 5.00 | Consultar |
Marketing Internacional | OLM | S2 | TP:48.00 | O:6.00 | 4.50 | Consultar |
Marketing Social e Não Lucrativo | OLM | S2 | TP:48.00 | S:4.00 | O:6.00 | 4.50 | Consultar |
Análise de Projetos de Investimento | EFC | S2 | TP:56.00 | S:4.00 | O:6.00 | 5.00 | Consultar |
Relações Públicas e Assessoria de Imprensa | OLM | S2 | TP:48.00 | S:4.00 | O:6.00 | 5.00 | Consultar |
Ética e Responsabilidade Social | CPS | S2 | TP:48.00 | O:6.00 | 4.00 | Consultar |
Empregabilidade
Taxa de empregabilidade – 91,2%
mais informação em infocursos: http://infocursos.mec.pt/dges.asp?code=3164&codc=9664
Parcerias e estágios
Entidades onde decorrerá a Formação em Contexto de Trabalho
Alexandra Carvalho, Lda.
Andreia Viana Coaching Unipessoal, Lda.
Assunto em Curso, Lda.
Astrolábio Orientação e Estratégia
Auto Viação Cura, Lda. – Operador de Serviço Público de Transportes de Passageiros
BIZCERTO Unipessoal, Lda.
Bleam – Agência de Marketing Digital
Bloomidea, Lda.
BorgWarner Emissions & Thermal Systems
BorgWarner Emissions Systems Spain, S.L.U.
Bright Brands Sportsgoods, S.A.
Brito e Roby, Lda
Câmara Municipal de Monção
Câmara Municipal de Paredes
Câmara Municipal de Valença
Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira
Cápsula-Soluções Multimédia
Carlos Manuel Martins Santos, Unipessoal, Lda (Assisminho)
Corkonbag, Lda.
Dalphi-Metal Portugal, S.A.
DEZVEZESDEZ, Sociedade Unipassoal, Lda.
DOURECA – Produtos Plásticos, Lda.
DSV ROAD SPAIN SAL, Vigo
Endutex, Revestimentos Têxteis, SA
Escola Superior de Ciências Empresariais/IPVC
Frutas Serafin, SL
FT KODE
Gestamp Cerveira, Lda.
Grupo CELESTE – Celeste Atual, S.A.
Lameirinho, Indústria Textil, SA
Lear Corporation Valença
Lionsout, Agência de Comunicação
Malhas Sonix, S.A.
Minhotir – Transportes Internacionais, Lda.
MT Mediação de Seguros, Lda.
Naive Marketing Unip. Lda.
Neves & Neves, S.A,
NPRINT – Nuno Araújo Unipessoal, Lda.
Nuno Sá Fotografia
OneLine – Marketing Services
Oneline de Bruno Filipe N. Pereira
OPEN SPACE – Formação e Soluções Empresariais, Lda
Paleta de Ideias – Creative Studio, Lsa.
Petratex confecções, SA
Pimentel Antunes & Real Peixoto, Lda.
CPLAS – Transformação de Plásticos, Lda.
Razão – Estratégia, Criatividade e Gestão da Comunicação
Recuperadores Pachinha, Lda.
Sanitop – Material Sanitário
Serifa Digital, Lda.
Sétima Tecnologia da Informação e Comunicação, Lda.
Shaping Pixels By Claro, Lda.
Suavecel Industria Transformadora de Papel S.A.
Tiagu’s – Devoção das Letras Unip., Lda.
TINTEX, S.A.
Vintage Bubble – Marketing
West Sea – Estaleiros Navais, Unipessoal, Lda
Outras informações
ATELIER LONAR
Ana Cerqueira
Carolina Azevedo
Gustavo Meireles
Luciana Silva
Sara Costa
BIOSCANNER
Ana Sofia Garcia
Flávia Silva
Margarida Ribeiro
Pedro Silva
Projetos
O curso está envolvido em dois projetos pedagógicos: Projeto Integrado e Poliempreende.
No que concerne ao Projeto Integrado – Leaders for the Future é um projeto que é parte integrante e obrigatória da formação ministrada em algumas unidades curriculares (UC) da licenciatura de Marketing e Comunicação Empresarial e cujos principais objetivos pedagógicos a atingir são:
Com este projeto os alunos desenvolvem ainda metodologias de trabalho próximas das que são utilizadas em ambiente de trabalho, bem como poderão, em caso de efetivação do projeto, contribuir para a promoção e valorização do Alto Minho e do desenvolvimento económico da região.
O Poliempreende é uma atividade da rede de instituições de ensino superior (Institutos Politécnicos, escolas superiores não integradas e escolas politécnicas das universidades), que visa, através de um concurso de ideias e de planos de negócios, avaliar e premiar projetos desenvolvidos e apresentados por alunos, diplomados ou docentes destas instituições, ou outras pessoas, desde que integrem equipas constituídas por estudantes e/ou diplomados, fomentando uma cultura empreendedora e que impulsione o desenvolvimento de competências por parte dos estudantes, estimulando o empreendedorismo e proporcionando saídas profissionais através da criação do próprio emprego.
Nos últimos anos, os alunos do curso de Marketing e Comunicação Empresarial têm sido presença habitual, tendo inclusive sido premiados.
“Foi no momento em que percebi que a ESCE me permitiria desenvolver um projeto de empreendedorismo que soube que estava a candidatar-me à instituição certa para o meu futuro. Hoje, apesar de trabalhar numa multinacional, tenho a oportunidade de aplicar tudo o que aprendi ao longo da licenciatura, principalmente o que desenvolvi na elaboração de um plano de negócio e que se aplica à realização de estratégias para lançamentos de produtos e marcas. A ESCE permitiu-me, acima de tudo, ter uma visão holística sobre o mundo empresarial, orientando o meu foco para o retorno do investimento das minhas ações.”
Detalhes da decisão:
Data da reunião do Conselho de Administração: 22/01/2025
Decisão: Acreditar
Condições a cumprir no imediato: Não (mas considerar Parecer em ANEXO)
Período de acreditação: 6 anos
Número máximo de admissões: 60
Tipo de alterações ao ciclo de estudos: Com alterações ao ciclo de estudos
Fundamentação em PT:
Este ciclo de estudos foi avaliado de acordo com o n.º 2 da Deliberação n.º 1342/2024 – Simplificação dos procedimentos de avaliação de ciclos de estudos em funcionamento. Estando verificados todos os requisitos legais, o Conselho de Administração decide acreditar o ciclo de estudos por 6 anos. A alteração da estrutura curricular e plano de estudos foi aceite tendo em conta o Parecer anexo. O NMA aprovado foi de 60. As recomendações constantes do Parecer devem ser tidas em consideração.
Fundamentação em EN:
This study programme has been assessed in accordance with paragraph 2 of Resolution No. 1342/2024 – Simplification of assessment procedures for study programmes in operation. Since all legal requirements have been met, the Management Board has decided to accredit the study programme for 6 years. The changes in the curricular structure and study plan have been accepted taking into account the attached scientific review. The approved NMA (maximum number of admissions) is 60. The recommendations presented in the scientific review must be taken into account.
Anexo: download | PDF | 385 Kb
Data de acreditação: 31/07/2024
O plano de estudos anterior pode ser oferecido até: 31/12/2027
Apresentação do pedido | Avaliação/Acreditação de CE em Funcionamento | ACEF/2324/0116347
Parecer relativo à proposta de reestruturação curricular do ciclo de estudos | Processo ACEF/2324/0116347
Acreditação e registo
Acreditação em 2018, por um ano | Limite de vagas: 35
Registo inicial: R/A-Ef 3333/2011 de 18/03/2011
Registo de alteração:
R/A-Ef 3333/2011/AL01 de 23/02/2017 | R/A-Ef 3333/2011/AL02 de 10/08/2020
Mais informações da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior-A3ES: Marketing e Comunicação Empresarial | A3ES
Informação Geral
180 ECTS | 6 Semestres | CNAEF 342 Marketing e Publicidade | Código: 9664
Habilitações: Licenciatura