Início / Marketing Digital
Apresentação
Conheça melhor o mestrado em Marketing Digital
De acordo com estudos recentes, a utilização da Internet atinge cerca de 80% da população portuguesa. Em termos individuais, a Internet permite um acesso a informação, serviços e produtos, muitas vezes inacessíveis de outra forma, o que tem provocado uma alteração nos hábitos dos consumidores, nomeadamente na utilização de plataformas de comunicação via internet, redes sociais e na relação com a administração pública, serviços financeiros, saúde e educação.
No contexto empresarial, esta realidade obriga a uma presença online qualificada constantemente pelo consumidor, de forma a estabelecer e manter relacionamentos competitivos com o mercado, onde o digital e o físico estarão obrigatoriamente mais integrados. É neste contexto que se nota uma crescente procura por profissionais com qualificação ao nível de estratégias e táticas de marketing digital.
A frequência do ciclo de estudos na área do Marketing Digital responde, na perspetiva do IPVC, a esta necessidade do mercado, conciliando a vertente de gestão e marketing com a vertente da informática aplicada. Tendo como área científica predominante o Marketing, o CE contém UC de outras áreas científicas, sendo uma delas fundamental (informática) e outra complementar (matemática).
Com esta estrutura, pretende-se dotar os futuros estudantes de competências na área do planeamento estratégico e da sua operacionalização, capazes de integrarem equipas ou de desenvolverem as suas atividades de forma autónoma. Na zona de influência do IPVC, a oferta de formação de segundo ciclo em marketing digital é muito limitada (podendo mesmo afirmar-se que esta oferta é parca em todo o território nacional), pelo que tal se afigura como uma oportunidade para os futuros alunos e para o tecido empresarial, maioritariamente constituído por PME.
Comissão de curso
Acesso
Podem candidatar-se:
Objetivos
O objetivo do Ciclo de Estudos consiste em adquirir, desenvolver e consolidar conhecimentos que permitam criar uma estratégia de marketing adequada e, em simultâneo, responder aos desafios da era digital.
Considerando as especificidades do contexto digital, o curso desenvolve um conjunto de competências técnicas complementares das áreas de marketing, comunicação e informática. Pretende-se desenvolver a criação de ações estratégicas de marketing e de processos de comunicação bidirecionais, num contexto marcado pelo crescimento dos conteúdos gerados pelo utilizador e da interatividade nos social media.
O Ciclo de Estudos visa fomentar o desenvolvimento de competências de pesquisa, investigação, análise crítica, e aplicação prática, promovendo o desenvolvimento de projetos e de competências de comunicação de natureza profissional e científica.
Saídas Profissionais
Plano de estudos
Unidade Curricular | Área | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Comércio Eletrónico | EIM | S1 | TP:32.00 | 5.00 | Consultar |
Digital Branding | OLM | S1 | TP:32.00 | 5.00 | Consultar |
Marketing de Conteúdo e Criatividade | OLM | S1 | TP:32.00 | 4.00 | Consultar |
Marketing Digital | OLM | S1 | TP:32.00 | 5.00 | Consultar |
Marketing nas Redes Sociais | OLM | S1 | TP:32.00 | 6.00 | Consultar |
Search Engine Marketing | EIM | S1 | TP:32.00 | 5.00 | Consultar |
Análise de Dados em Marketing | MAT | S2 | TP:48.00 | 5.00 | Consultar |
Analítica Digital | EIM | S2 | TP:32.00 | 5.00 | Consultar |
Comunicação Integrada de Marketing | OLM | S2 | TP:32.00 | 5.00 | Consultar |
Design Gráfico e Desenvolvimento de Conteúdos Digitais | EIM | S2 | TP:32.00 | 5.00 | Consultar |
E-Mail Marketing e Automação | EIM | S2 | TP:32.00 | 5.00 | Consultar |
Metodologia de Investigação em Marketing | OLM | S2 | TP:32.00 | 5.00 | Consultar |
Unidade Curricular | Área | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Dissertação / Projeto / Estágio | OLM | A | OT:352.00 | 54.00 | Consultar |
Projeto de Marketing Digital | OLM | S1 | TP:32.00 | 6.00 | Consultar |
Processo: A3ES NCE/22/2200590 (aprovado em 2023/07/27, pelo período de 6 anos).