Apresentação
A licenciatura de Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia visa acompanhar e antecipar as necessidades de um sector de atividade em crescimento e deficitário no número de profissionais qualificados.
O plano de formação contempla uma forte componente interdisciplinar que pretende formar profissionais com sólidos conhecimentos em Computação Gráfica e Multimédia Interativa. Salienta-se uma elevada componente prática que conduz a um domínio profundo dos conceitos, equipamentos e tecnologias bem como ao desenvolvimento de metodologias de trabalho compatíveis com as necessidades e competitividade do mercado de trabalho.
Comissão de curso
Acesso
Provas de ingresso:
Um dos seguintes conjuntos:
07 Física e Química
16 Matemática
ou
10 Geometria Descritiva
16 Matemática
ou
16 Matemática
18 Português
Preferência regional
50 % para candidatos residentes nos distritos de Braga, Porto e Viana do Castelo
Habilitações preferenciais
Dada a extensão do número de áreas possíveis, queira por favor consultar o Guia de Acesso ao Ensino Superior, publicado pelo Ministério da Educação.
Vagas: 50 (sujeito a alterações)
Regimes Especiais
– Missão Diplomática Portuguesa no Estrangeiro
– Portugueses Bolseiros no Estrangeiro ou Funcionários Públicos em Missão Oficial no Estrangeiro
– Oficiais das Forças Armadas Portuguesas
– Bolseiros dos PALOP
– Missão Diplomática Estrangeira Acreditada em Portugal
– Praticantes Desportivos de Alto Rendimento
– Naturais de Timor-Leste
Concursos Especiais
Reingresso, Mudança de PAR/Instituição/Curso
Objetivos
O objetivo geral do ciclo de estudos é a formação de engenheiros com uma visão global das tecnologias, sistemas, serviços e conteúdos com uma forte componente de Interação, Computação Gráfica e Multimédia. A formação é apoiada em bases científicas sólidas e formação em Engenharia Informática, com particular enfoque na área da Computação Gráfica e Multimédia, complementada por formação em Comunicação e Design.
O ciclo de estudo estrutura-se com o objetivo de desenvolver competências que permitirão a realização de atividades abarcando diferentes valências, através de uma forte componente de aplicação prática alicerçada numa formação teórica consistente, conferindo ao graduado a qualificação para enfrentar os desafios profissionais no mercado de trabalho.
A formação inicial nas áreas do Design Multimédia tem por objetivo conferir capacidade de integração em equipas multidisciplinares e de, no seio destas, propor, interpretar e concretizar conceitos.
Perfil do diplomado
O Licenciado em Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia estará preparado para o desempenho de funções de quadro superior, detendo competências para utilizar técnicas específicas e para integrar equipas de desenvolvimento.
Estará também apto a liderar equipas de projetos e desenvolvimento.
Desenvolverá ainda competências de intervenção estrutural.
Saídas Profissionais
São diversas as áreas em que os diplomados poderão exercer a sua atividade, nomeadamente ao nível da conceção, do desenvolvimento e da gestão, a saber:Produtos e serviços multimédia interativos;
Educação à distância, comércio eletrónico, promoção produtos/organizações, produtos culturais e lúdicos, sistemas de realidade virtual, instalações multimédia;
Aplicações gráficas;
Sistemas de informação geográfica, simulação, interfaces, visualização;
Sistemas de redes e serviços;
Arquiteturas multimédia distribuídas, sistemas de informação em rede, bases de dados multimédia.
Audiovisuais;
Animação por computador, produção áudio e vídeo, formação, docência e investigação.
Plano de estudos
Unidade Curricular | Área | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Álgebra Linear e Geometria Analítica | MAT | S1 | TP:30.00 | PL:30.00 | 6.00 | Consultar |
Arquiteturas e Sistemas de Computadores | ET | S1 | TP:30.00 | PL:30.00 | 6.00 | Consultar |
Design Gráfico | ADH | S1 | TP:22.50 | PL:22.50 | 6.00 | Consultar |
Introdução à Programação | EIM | S1 | TP:30.00 | PL:30.00 | 6.00 | Consultar |
Propedêutica da Matemática | MAT | S1 | TP:37.50 | PL:30.00 | 6.00 | Consultar |
Algoritmia e Programação | EIM | S2 | TP:30.00 | PL:30.00 | 6.00 | Consultar |
Design Multimédia | ADH | S2 | PL:60.00 | 6.00 | Consultar |
Matemática | MAT | S2 | TP:37.50 | PL:30.00 | 6.00 | Consultar |
Produção Audiovisual | EIM | S2 | TP:15.00 | PL:45.00 | 6.00 | Consultar |
Sistemas Operativos | EIM | S2 | TP:30.00 | PL:30.00 | 6.00 | Consultar |
Unidade Curricular | Área | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Bases de Dados | EIM | S1 | TP:30.00 | PL:30.00 | 6.00 | Consultar |
Matemática para Computação Gráfica | MAT | S1 | TP:30.00 | PL:30.00 | 6.00 | Consultar |
Modelação e Programação 3D | EIM | S1 | TP:15.00 | PL:45.00 | 6.00 | Consultar |
Opção Livre 1 (opcional) | EIM | S1 | PL:30.00 | 3.00 | Consultar |
Fotografia Digital (opcional) | EIM | S1 | PL:30.00 | 3.00 | Consultar |
Programação de Interfaces Gráficas | EIM | S1 | TP:30.00 | PL:30.00 | 6.00 | Consultar |
Tecnologias Web | EIM | S1 | PL:30.00 | 3.00 | Consultar |
Engenharia de Software | EIM | S2 | TP:30.00 | PL:30.00 | 6.00 | Consultar |
Interação Humano-Máquina | EIM | S2 | TP:30.00 | PL:30.00 | 6.00 | Consultar |
Programação Web | EIM | S2 | TP:30.00 | PL:30.00 | 6.00 | Consultar |
Projeto de Programação | EIM | S2 | PL:60.00 | 6.00 | Consultar |
Redes e Cibersegurança | ET | S2 | TP:30.00 | PL:30.00 | 6.00 | Consultar |
Unidade Curricular | Área | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Elementos de Inteligência Artificial | EIM | S1 | PL:30.00 | 3.00 | Consultar |
Programação Móvel e Ubíqua | EIM | S1 | TP:30.00 | PL:30.00 | 6.00 | Consultar |
Projeto e Desenvolvimento | EIM | S1 | PL:90.00 | 9.00 | Consultar |
Realidade Virtual, Aumentada e Mista | EIM | S1 | TP:30.00 | PL:30.00 | 6.00 | Consultar |
Sistemas Multimédia | EIM | S1 | TP:22.50 | PL:37.50 | 6.00 | Consultar |
Computação Gráfica | EIM | S2 | TP:30.00 | PL:30.00 | 6.00 | Consultar |
Opção Livre 2 (opcional) | EIM | S2 | TP:30.00 | 3.00 | Consultar |
Empreendedorismo (opcional) | OLM | S2 | TP:30.00 | 3.00 | Consultar |
Organização de Eventos Técnico-Científicos | EIM | S2 | PL:30.00 | 3.00 | Consultar |
Sistemas de Informação Geográfica | EIM | S2 | PL:30.00 | 3.00 | Consultar |
Tecnologias Interativas | EIM | S2 | TP:22.50 | PL:37.50 | 6.00 | Consultar |
Projeto Final | EIM | S2 | PL:90.00 | 9.00 | Consultar |
Empregabilidade
96,6%
Consulte informação em: http://infocursos.mec.pt/dges.asp?code=3163&codc=8407
“Entrei no IPVC em 2013 para um CET e, em 2014, ingressei na licenciatura em ECGM. Estudei nesta instituição durante 4 anos. Foi um percurso de aprendizagem e experiências que me marcaram enquanto pessoa e aluno e que me deram técnicas que têm tido grande influência na minha vida. Atualmente colaboro na ESTG como docente e está a ser mais uma experiência nesta instituição, agora numa outra vertente. Uma das coisas que mais gosto nesta instituição é a forma como acolhe alunos e colaboradores.”
Acreditação e registo
Acreditação em 2020, por seis anos | Limite de vagas: 58
Registo inicial: R/A-Ef 688/2011 de 18/03/2011
Registo de Alteração: R/A-Ef 688/2011/AL01 de 24/05/2017
Mais informações da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior-A3ES: https://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/engenharia-da-computacao-grafica-e-multimedia-1
Informação Geral
180 ECTS | 6 Semestres | CNAEF 523 Eletrónica e automação | Código: 8407