Apresentação
Conheça melhor o mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Este Mestrado tem como objetivo:
Comissão de curso
Acesso
De acordo com as condições de ingresso definidas nos artigos 17.° e 18.° do Decreto-Lei n.° 79/2014, de 14 de maio, podem candidatar-se a este curso os titulares da Licenciatura em Educação Básica, que evidenciem o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica.
A avaliação do domínio oral e escrito da Língua Portuguesa e do domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica é realizada através de uma prova, a agendar pela instituição, dividida em duas modalidades (prova de avaliação do domínio escrito; prova de avaliação do domínio oral – Entrevista), que visa avaliar a competência comunicativa do candidato, bem como o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica.
A prova apresenta um conjunto de tarefas inscritas nos planos da compreensão e produção oral e escrita, nomeadamente de: interpretação e compreensão de textos de tipologia diferente; análise e síntese de enunciados; construção de linhas de argumentação lógica, pertinente e fundamentada; estruturação de textos/enunciados com recurso a estratégias discursivas e linguísticas adequadas à defesa de um ponto de vista; uso adequado e proficiente da gramática.
Licenciatura ou equivalente legal com um mínimo de 30 créditos em Português, 30 créditos em Matemática, 30 créditos em Estudo do Meio (Ciências da natureza e História e Geografia de Portugal), 30 créditos em Expressões ; 15 créditos em Formação Educacional Geral e 15 créditos em Didáticas Específicas.
Níveis e ciclos abrangidos: Todas as áreas da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.
Objetivos
Plano de estudos
Unidade Curricular | Área | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Didáctica da Matemática | EFP | S1 | TP:96.00 | 8.50 | Consultar |
Mudança e Inovação Educacional (opcional) | EFP | S1 | TP:48.00 | 4.50 | Consultar |
Contextos Educativos e Relação Pedagógica (opcional) | EFP | S1 | TP:48.00 | 4.50 | Consultar |
Música para Crianças (opcional) | EFP | S1 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Arte Plásticas nos Primeiros Anos (opcional) | EFP | S1 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Oficina de Drama (opcional) | EFP | S1 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Linguística Aplicada ao Ensino | EFP | S1 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Temas Atuais em Matemática | EFP | S1 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Didáctica das Expressões Artísticas | EFP | S1 | TP:64.00 | 8.00 | Consultar |
Práticas de Educação Inclusiva (opcional) | EFP | S1 | TP:48.00 | 4.50 | Consultar |
Jogo e Atividade Lúdico Motora (opcional) | EFP | S1 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Didáctica do Português | EFP | S2 | P:96.00 | 8.00 | Consultar |
Práticas de Ecologia nos Primeiros Anos (opcional) | EFP | S2 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Educação e Património Histórico (opcional) | EFP | S2 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Métodos e Técnicas de Investigação em Educação | EFP | S2 | P:48.00 | 3.50 | Consultar |
Observação e Práticas Educativas na Primeira Infância | EFP | S2 | P:32.00 | 4.00 | Consultar |
Didáctica do Estudo do Meio | EFP | S2 | P:96.00 | 8.50 | Consultar |
Didáctica da Motricidade | EFP | S2 | P:32.00 | 3.00 | Consultar |
Oficina de Matemática via Steam no Ensino Básico (opcional) | EFP | S2 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Literatura e Imaginação em Espaços Escolares (opcional) | EFP | S2 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Brinquedos com Ciências (opcional) | EFP | S2 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Unidade Curricular | Área | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Seminário de Integração Curricular | EFP | A | P:96.00 | 9.00 | Consultar |
Prática de Ensino Supervisionada | EFP | A | P:154.00 | E:390.00 | 51.00 | Consultar |
Empregabilidade
Consulte informação em infocursos.mec.pt.
Parcerias e estágios
– Câmara Municipal de Viana do Castelo
– Agrupamentos de Escolas
– Instituições particulares de solidariedade social (IPSS)
– Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA)
– Outras instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais
– Redes nacionais e internacionais de investigação e ensino
Outras informações
Creditações Profissionais
Diário da República, 2.ª série — N.º 165 — 25 de agosto de 2015 http://www.ipvc.pt/sites/default/files/Educacao_Pre_Escolar_Ensino_1_Ciclo_EB_plano_estudos.pdf |
Projetos
MaSCE3 – Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe
Escolas Transformadoras:
Contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola Get Up and Goals! Global education time: an international network of learning and active schools for SDGs
ALMAF – Atividades Lúdico – Motoras de Apoio à Família
Projeto Geoparque Litoral de Viana do Castelo
Fostering and Assessing Students Creativity and Critical Thinking in higher education
NMSPCAM: Novos Media ao serviço do património Cultural do Alto Minho
M&M –Math & Movement (Move your Mind)
NMSPCAM: Novos Media ao serviço do património Cultural do Alto Minho.
O projeto envolveu a utilização de novas tecnologias em contexto formal – jogos didáticos – para a aprendizagem em torno do património histórico e cultural local.
– Decreto-Lei n.º 79/2014 que aprova o regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário https://dre.pt/application/conteudo/25344769
– Regulamento dos Mestrados Despacho n.º 9767/2015 de 26 agosto de 2015 https://dre.pt/home/-/dre/70108511/details/maximized
– Alteração às normas do Mestrado: http://www.ipvc.pt/sites/default/files/despacho_2459_2016
– Regulamento dos Cursos de Mestrado que conferem habilitação profissional para a docência http://portal.ipvc.pt/images/ipvc/ese/pdf/reg_pes2_mest_03_2017.pdf |
With Accreditation in 2022, for four years | Maximum number of admissions: 24
Initial Registration: R/A-Cr 153/2015 of 31/07/2015
Amendment Registration:
R/A-Cr 153/2015/AL01 of 29/06/2022