Início / Estudar / Pós-Graduações / Mathematical Connections and the STEAM Approach in Basic Education
Apresentação
A Pós-graduação em Conexões matemáticas e a abordagem steaM no ensino básico, pretende que professores de diferentes níveis de ensino contactem com a educação steaM na aula de matemática e se especializem na utilização desta abordagem. Trata-se de uma abordagem defendida por várias instituições científicas, governamentais e também investigadores um pouco por todo o mundo, como sendo um caminho eficaz para que os professores sejam capazes de transpor para as suas salas de aula as exigências do século XXI.
Procura-se que possam conhecer metodologias de ensino e aprendizagem ativas, através de abordagens hands-on e de uma cultura maker, onde o foco reside na força das conexões matemáticas em qualquer nível de ensino, estabelecendo relações entre a complexidade das transformações e desafios da sociedade contemporânea e a rápida evolução da tecnologia. Assim é imprescindível que este cenário social e tecnológico, seja refletido em sala de aula, permitindo desenvolver uma visão da matemática integrada.
Para isso, é fundamental e urgente um olhar atento à formação e qualificação de professores para que contribuam de forma eficaz para a literacia matemática dos seus alunos e para a sua integração social e profissional. Acresce a este argumento o facto de presentemente, no panorama nacional, não existir nenhum curso desta natureza, o que contraria as tendências internacionais. Considera-se que a ausência de cursos congéneres nacionais poderá explicar-se pelo facto de a educação STEM/STEAM ser uma tendência relativamente recente no panorama nacional e internacional, pelo que esta formação tem um carácter inovador.
Brochura: Conexões Matemáticas e a Abordagem Steam no Ensino Básico
Nota 1: Este curso é reconhecido para efeitos de progressão na carreira docente nos termos do artigo 37.º do ECD
.
Nota 2: As unidades curriculares Perspetivas atuais e desenvolvimento curricular em educação matemática (32h), Conexões matemáticas no ensino básico (48h), Matemática escolar via steaM I (48h) e Matemática escolar via steaM II (48h), foram propostas para acreditação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) na modalidade de Curso de Formação.
Acesso
Podem candidatar-se a este curso os titulares de licenciatura ou equivalente, ou mestrado ou equivalente, detentores de habilitação profissional para a docência no 1.º ciclo do ensino básico, ou de Matemática e Ciências da Natureza no 2.º ciclo do ensino básico, ou de Matemática no 3.º ciclo do ensino básico.
Este curso está diretamente vocacionado para as práticas docentes dos professores que ensinam matemática em qualquer nível do ensino básico.
Contudo também se dirige aos docentes que pretendam coordenar ou prestar consultoria a projetos e atividades curriculares de natureza interdisciplinar, podendo constituir-se como uma mais valia para todos os profissionais que estejam interessados em trabalhar em Centros de Ciência Viva, Campos de Férias, Laboratórios de Ciências e outros.
Objetivos
Constitui finalidade do Curso de Pós-graduação em Conexões matemáticas e a abordagem steaM no ensino básico proporcionar aos estudantes os conhecimentos necessários que lhes permitam direcionar as suas práticas letivas tendo em vista o sucesso dos alunos em matemática, numa perspetiva nacional e internacional, individual e colaborativamente, com outros docentes, orientados pelas recomendações governamentais, em que o eixo organizador e integrador são as conexões matemáticas e a perspetiva steaM.
Perfil do diplomado
Assim, espera-se que o estudante seja capaz de:
Prosseguimento de Estudos
Créditos:
– Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS): 60 créditos
Plano de estudos
Unidade Curricular | Área | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Da escrita científica à investigação | EFP | S1 | TP:32.00 | 6.00 | Consultar |
Perspetivas atuais e desenvolvimento curricular em educação matemática | EFP | S1 | TP:32.00 | 6.00 | Consultar |
Conexões matemáticas no ensino básico | EFP | S1 | TP:48.00 | 9.00 | Consultar |
Matemática escolar via steaM I | EFP | S1 | TP:48.00 | 9.00 | Consultar |
Tendências steaM na matemática escolar | EFP | S2 | S:16.00 | 3.00 | Consultar |
Matemática escolar via steaM II | EFP | S2 | TP:48.00 | 9.00 | Consultar |
Projeto Maker integrador em educação matemática | EFP | S2 | TP:64.00 | 12.00 | Consultar |
Laboratório de integração com as Ciências Naturais no ensino básico (opcional) | EFP | S2 | - | Consultar | |
Laboratório de integração com as Ciências Físicas no ensino básico (opcional) | EFP | S2 | - | Consultar | |
Laboratório de integração com o Português no ensino básico (opcional) | EFP | S2 | - | Consultar | |
Laboratório de integração com as Artes no ensino básico (opcional) | EFP | S2 | - | Consultar |