Início / Estudar / Licenciaturas / Engenharia Informática
Apresentação
O curso de licenciatura em Engenharia Informática está concebido de acordo com as alterações à Lei de Bases do Sistema Educativo decorrentes da aplicação do Processo de Bolonha no Sistema de Ensino Superior Português, e resultou da adequação da Licenciatura Bietápica em Engenharia de Sistemas de Informação, existente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC desde 2002/03.
Se está a terminar uma Licenciatura no IPVC, ou se já passou pelo Politécnico de Viana do Castelo, não terá de pagar taxa de candidatura para continuar a estudar no IPVC, caso pretenda prosseguir os seus estudos para mestrado. A medida aplica-se a finalistas, diplomados e alumni que queiram dar o próximo passo no seu percurso académico.
Acesso
Provas de ingresso:
Um dos seguintes conjuntos:
07 Física e Química
16 Matemática
ou
10 Geometria Descritiva
16 Matemática
ou
16 Matemática
18 Português
Preferência regional
50% para candidatos residentes nos distritos de Braga, Porto e Viana do Castelo
Habilitações preferenciais
Dada a extensão do número de áreas possíveis, queira por favor consultar o Guia de Acesso ao Ensino Superior, publicado pelo Ministério da Educação.
Vagas:
60 (sujeito a alterações)
Regimes Especiais
– Missão Diplomática Portuguesa no Estrangeiro
– Portugueses Bolseiros no Estrangeiro ou Funcionários Públicos em Missão Oficial no Estrangeiro
– Oficiais das Forças Armadas Portuguesas
– Bolseiros dos PALOP
– Missão Diplomática Estrangeira Acreditada em Portugal
– Praticantes Desportivos de Alto Rendimento
– Naturais de Timor-Leste
Concursos Especiais
Reingresso, Mudança de PAR/Instituição/Curso
Objetivos
De acordo com o Decreto-Lei de Graus Académicos e Diplomas do Ensino Superior, os objetivos de cada ciclo de formação foram definidos tendo em consideração as competências a adquirir, adotando os resultados do trabalho coletivo realizado a nível europeu e concretizado nos descritores de Dublin.
Neste contexto, o grau de licenciado será atribuído aos alunos que demonstrem ter adquirido as competências cognitivas, práticas e relacionais que o habilitem ao exercício da profissão de Engenheiro Informático e que se distribuem pelo Projeto, Manutenção e Administração de Sistemas Informáticos e pela Consultadoria.
Perfil do diplomado
De acordo com as competências adquiridas, o futuro profissional poderá desenvolver os seguintes atos de Engenharia Informática:
Projeto
Especificar, dimensionar, instalar e configurar infraestruturas de sistemas informáticos, englobando redes de comunicação, computadores, equipamentos periféricos e software de base;
Conceber, desenvolver e instalar software aplicacional, englobando a integração de subsistemas, a implementação de software de interligação entre subsistemas e o desenvolvimento de aplicações de raiz;
Manutenção e Administração de Sistemas Informáticos
Monitorização funcional de sistemas, manutenção evolutiva, segurança de informação e otimização de sistemas existentes;
Consultadoria
Aconselhamento de clientes na definição de requisitos de soluções informáticas, elaboração de cadernos de encargos para a produção de soluções informáticas e estudo e escolha das tecnologias existentes versus requisitos especificados”.
Saídas Profissionais
Engenheiro de Software;
Analista de Sistemas Informáticos;
Programador de Sistemas Informáticos;
Administrador de Sistemas e Base de Dados;
Administrador de Redes;
Técnico de Assistência e Suporte de Aplicações Informáticas;
Gestor de Projetos Informáticos;
Consultor Informático.
Esta Licenciatura é reconhecida pela ANET – Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos e pela FEANI – European Federation of National Engineering Associations.
Plano de estudos
Empregabilidade
“A Licenciatura em Engenharia Informática foi essencial para o meu crescimento pessoal e profissional. Os docentes forneceram todo o apoio necessário para a aprendizagem de conceitos fundamentais e para o desenvolvimento de projetos práticos em parceria com empresas. O desenvolvimento de projetos web e mobile durante a licenciatura foram importantes para a integração no mercado de trabalho. Após a conclusão do curso, recebi várias propostas profissionais. Sendo colaborador da Xpand IT há 5 anos, considero que a Licenciatura em Engenharia Informática no Instituto Politécnico de Viana do Castelo foi fundamental para o meu sucesso.“
Acreditação e registo
Com Acreditação em 2020, por 6 anos | Limite de vagas fixado: 100
Registo inicial: R/A-Ef 692/2011 de 18-03-2011
Mais informação em Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior-A3ES: https://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/engenharia-informatica-139
Informação Geral
180 ECTS | 6 Semestres | CNAEF 523 Eletrónica e automação | Código: 9119
Grau atribuído: Licenciado