Início / Educação Básica
Apresentação
A Licenciatura em Educação Básica, criada pela Portaria nº 1419/2007 de 30 de Outubro de 2007, teve início no ano letivo 2007/08 e substituiu os cursos de Educação de infância e de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Segundo a nova regulamentação de Habilitação para a Docência (Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio), a formação dos Educadores de Infância e dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (todas as áreas) e dos Professores do 2º Ciclo do Ensino Básico (Matemática e Ciências Naturais ou Português e História e Geografia de Portugal) passa a ser feita em dois ciclos obrigatórios: 1º ciclo de estudos que corresponde à Licenciatura em Educação Básica com 3 anos (6 semestres) de duração ; 2º ciclo de estudos (Mestrado) que conferirá a habilitação profissional para a docência e onde cada aluno escolherá a sua especialidade:
Comissão de curso
Acesso
Regimes Especiais
– Missão Diplomática Portuguesa no Estrangeiro
– Portugueses Bolseiros no Estrangeiro ou Funcionários Públicos em Missão Oficial no Estrangeiro
– Oficiais das Forças Armadas Portuguesas
– Bolseiros dos PALOP
– Missão Diplomática Estrangeira Acreditada em Portugal
– Praticantes Desportivos de Alto Rendimento
– Naturais de Timor-Leste
Concursos Especiais
Reingresso, Mudança de PAR/Instituição/Curso
Objetivos
Objetivos gerais
1. Formar profissionais que possam exercer atividade como técnico em educação básica, desempenhando funções educativas em especial para o grupo de crianças dos 0 aos 12 anos, nomeadamente em contextos não-escolares (serviços educativos, ATL, ludotecas, etc.) e em contextos escolares (funções de apoio e colaboração nas atividades curriculares, de complemento curricular e extracurriculares).
2. Formar diplomados que tenham as condições requeridas para prosseguir estudos ao nível do 2º ciclo de formação (mestrado) através dos quais podem aceder à docência, no âmbito da educação pré-escolar e do ensino básico (1º e 2º ciclos).
Objetivos específicos:
Preparar profissionais que:
a) Compreendam a complexidade dos processos educativos em geral e dos processos de ensino e de aprendizagem em particular, e que possuam uma perspetiva abrangente e integradora da Educação Básica nos seus diferentes vetores (organizacional, curricular, social, etc.).
b) Compreendam o processo de desenvolvimento das crianças dos 0 aos 12 anos, os seus contextos de vida, de aprendizagem e de socialização.
c) Demonstrem conhecimentos nas áreas científicas da docência e suas didáticas, bem como no domínio geral da educação, relevantes para o desempenho profissional no espaço da educação básica e para o acesso ao 2º ciclo de formação.
d) Demonstrem capacidade de desenvolver ações educativas dirigidas a crianças dos 0 aos 12 anos, respeitando as suas necessidades individuais e diferenças culturais.
e) Demonstrem competências no domínio da observação, análise, avaliação e reflexão sobre os diversos contextos educativos que integram o território da educação infantil e básica.
f) Demonstrem espírito empreendedor e sejam capazes de fomentar e construir projetos de caráter socioeducativo e de desenvolver o seu trabalho na sociedade do conhecimento.
g) Orientem a sua ação por princípios éticos e deontológicos inerentes à prática educativa.
Perfil do diplomado
O perfil de formação do licenciado em educação básica é claramente definido pelo Decreto-Lei n.º 79/2014.
Assim, o desenho curricular desta licenciatura assenta nas seguintes componentes de formação: área de docência (Português, Matemática, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal, Expressões); área educacional geral; didáticas específicas; área cultural, social e ética; e iniciação à prática profissional.
Saídas Profissionais
a) Os diplomados em Educação Básica estão preparados para desempenhar funções educativas, em especial para o grupo de crianças dos 0 aos 12 anos, nomeadamente em contextos não-escolares (serviços educativos, ATL, ludotecas, etc.) e em contextos escolares (funções de apoio e colaboração nas atividades curriculares, de complemento curricular e extracurriculares).
b) Através da prossecução de estudos em Cursos de Mestrado, que conferem habilitação profissional para a docência, os diplomados em Educação Básica podem aceder à profissão docente nos níveis pré-escolar e ensino básico (1º e 2º ciclos).
Prosseguimento de Estudos
Segundo a nova regulamentação de Habilitação para a Docência (Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio), a formação dos Educadores de Infância e dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (todas as áreas) e dos Professores do 2º Ciclo do Ensino Básico (Matemática e Ciências Naturais ou Português e História e Geografia de Portugal) passa a ser feita em dois ciclos obrigatórios:
Plano de estudos
Unidade Curricular | Área | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Ciências Físico-Naturais I | EFP | A | TP:46.00 | PL:18.00 | 6.00 | Consultar |
Elementos da Matemática | EFP | A | TP:96.00 | 8.00 | Consultar |
Comunicação Oral e Escrita | ADH | A | TP:64.00 | 6.00 | Consultar |
Estudos Sociais | CPS | S1 | TP:48.00 | 5.00 | Consultar |
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | CPS | S1 | T:16.00 | TP:32.00 | 5.00 | Consultar |
Desenvolvimento Motor | CDTL | S1 | TP:20.00 | TC:12.00 | 4.00 | Consultar |
Práticas Artísticas I | ADH | S1 | TP:64.00 | 6.00 | Consultar |
Práticas Artísticas II | ADH | S2 | TP:64.00 | 6.00 | Consultar |
Investigação em Educação | EFP | S2 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
História e Geografia de Portugal | EFP | S2 | TP:48.00 | 5.00 | Consultar |
Iniciação à Prática Profissional I | EFP | S2 | TP:22.00 | E:10.00 | 3.00 | Consultar |
Oficina de Matemática para a Educação Básica (opcional) | EFP | S2 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Oficina de Educação Literária (opcional) | EFP | S2 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Oficina de Ciências (opcional) | EFP | S2 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Memória e Herança Cultural (opcional) | EFP | S2 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Unidade Curricular | Área | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Educação Físico-Motora | CDTL | A | T:10.00 | TP:54.00 | 6.00 | Consultar |
Ciências Físico -Naturais II | EFP | A | TP:72.00 | PL:24.00 | 8.00 | Consultar |
História Moderna e Contemporânea de Portugal | EFP | A | TP:64.00 | 6.00 | Consultar |
Literatura Infanto-Juvenil | ADH | A | TP:64.00 | 6.00 | Consultar |
Gramática da Língua Portuguesa | EFP | A | TP:64.00 | 6.00 | Consultar |
Iniciação à Prática Profissional II | EFP | A | TP:40.00 | E:24.00 | OT:2.00 | 6.00 | Consultar |
Desenvolvimento Curricular e Avaliação | EFP | S1 | TP:48.00 | 4.00 | Consultar |
Geometria | EFP | S1 | TP:64.00 | 7.00 | Consultar |
Teoria Elementar dos Números | EFP | S2 | TP:64.00 | 6.00 | Consultar |
Aspetos Psicopedagógicos da Inclusão | EFP | S2 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Técnicas de Animação Artística e Cultural (opcional) | ADH | S2 | TP:32.00 | 2.00 | Consultar |
Expressão Dramática (opcional) | ADH | S2 | TP:32.00 | 2.00 | Consultar |
Jogo e Atividade Lúdico-Motora (opcional) | EFP | S2 | TP:32.00 | 2.00 | Consultar |
Unidade Curricular | Área | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Iniciação à Prática Profissional III | EFP | A | TP:42.00 | E:54.00 | OT:4.00 | 10.00 | Consultar |
Matemática Integrada | EFP | S1 | TP:48.00 | 4.00 | Consultar |
Literaturas de Língua Portuguesa | ADH | S1 | TP:64.00 | 6.00 | Consultar |
Didática do Meio Social | EFP | S1 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Didática das Ciências | EFP | S1 | TP:16.00 | PL:16.00 | 3.00 | Consultar |
Didática das Expressões | EFP | S1 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Artes Pedagogia e Cidadania Crítica | ADH | S1 | TP:16.00 | PL:16.00 | 3.00 | Consultar |
Organização e Gestão Escolar | EFP | S1 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Tecnologias em Educação Matemática | EFP | S2 | TP:12.00 | PL:36.00 | 5.00 | Consultar |
Literatura e Língua: teorias e práticas | ADH | S2 | TP:64.00 | 6.00 | Consultar |
Didática do Português | EFP | S2 | TP:48.00 | 4.00 | Consultar |
Didática da Matemática | EFP | S2 | TP:48.00 | 4.00 | Consultar |
Planeamento de Projetos Artísticos | EFP | S2 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Literacia Digital no Português da Educação Básica (opcional) | EFP | S2 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Literacia Digital na Matemática da Educação Básica (opcional) | EFP | S2 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Educação para a Saúde e Ambiente (opcional) | EFP | S2 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
História, Arquivos e Museologia (opcional) | EFP | S2 | TP:32.00 | 3.00 | Consultar |
Empregabilidade
Parcerias e estágios
Além das parcerias estabelecidas no âmbito dos projetos associados ao curso, é de destacar um amplo leque de protocolos de parcerias estabelecidas com instituições educativas que recebem e acompanham os estudantes do curso, em particular, nas Unidades Curriculares de Iniciação à Prática Profissional (IPP). Estas parcerias permitem ampliar as oportunidades de formação em contexto de prática profissional.
Na estrutura curricular do curso privilegiou-se a distribuição da formação na componente de IPP pelos três anos curriculares (IPP1, IPP2 e IPP3) e a consideração de contextos educativos formais ao nível da Educação Pré-Escolar e dos 1º e 2º CEB (IPP2 e IPP3), e de uma diversidade de contextos educativos não-formais (IPP1).
Outras informações
Anualmente, são distinguidos com Prémios de Mérito:
i) o estudante com melhor média de ingresso no curso
ii) o estudante com a melhor média de conclusão do curso.
Creditações Profissionais:
No âmbito da legislação em vigor, poderá ser valorizada a creditação da experiência profissional prévia dos estudantes na área do curso (se aplicável). Além disso, para os estudantes provenientes de alguns CTeSP da ESE-IPVC na área da educação, existem planos de equivalências específicos, já aprovados pelo Conselho Técnico-Científico do IPVC.
Projetos
“Considero que este percurso foi de elevada relevância no que diz respeito à minha formação pessoal e profissional, uma vez que me proporcionou um conjunto de boas ferramentas, métodos e estratégias para a profissão que, “agora”, exerço e que sempre desejei: ser professora. A escola e todos os seus intervenientes, colegas, professores e funcionários, sempre me acompanharam de perto, ajudando-me a progredir como pessoa e como futura profissional. O ambiente vivido nesta instituição foi sempre propício à aprendizagem harmoniosa. Esta é uma instituição de mérito reconhecido.”
Accreditation and Registration
Accreditation in 2020, for six years | Vacancy Limit: 64
Initial Registration: R/A-Ef 671/2011 of 18/03/2011
Amendment Registration:
R/A-Ef 671/2011/AL01 of 10/09/2014 | R/A-Ef 671/2011/AL02 of 19/02/2015
More information from the Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education-A3ES: https://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/educacao-basica-74
General Information
180 ECTS | 6 Semesters | CNAEF 144 Training of Basic Education Teachers (1st and 2nd cycles) | Code: 9853
Qualification: Bachelor’s Degree